Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:36 Pesquisa avançada

Tails: navegue na Internet de forma totalmente anonima

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Tails: navegue na Internet de forma totalmente anonima

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Março 2013, 2:21

Tails é um sistema "live" que tem como objetivo preservar sua privacidade e anonimato. Ele te ajuda a utilizar a Internet de forma anônima em praticamente qualquer lugar e qualquer computador sem deixar rastros, a não ser que você explicitamente peça o contrário. É um Sistema Operacional completo projetado para ser usado a partir de um DVD ou memória USB e funciona de forma independente do sistema operacional original do computador. É um Software Livre baseado no Debian GNU/Linux.

Tails vem com diversas aplicações pré-configuradas tendo em mente a sua segurança: navegador web, cliente de mensagens instantâneas, cliente de correio eletrônico, suíte de escritório, editor de imagens e som, etc.

Download do Tails:



O sistema operativo Tails pode ser transferido no seguinte link:

Utilização do Tails



Ao dar boot pelo CD/ pendrive você verá a tela da imagem abaixo à esquerda. A tela do Tails com navegador TOR e teclado virtual pode ser vista na imagem abaixo do lado direito.


Use em qualquer lugar sem deixar rastros



O uso do Tails em um computador não altera e nem depende do sistema operacional atualmente instalado. Assim, você pode usá-lo da mesma maneira no seu computador, no de um/a amigo/a ou no de uma biblioteca. Após remover o DVD ou memória USB com Tails, o computador pode ser reiniciado normalmente com o sistema operacional instalado.

Tails está configurado com especial cuidado para não usar o disco rígido do computador, mesmo que haja um espaço swap (área de troca) nele. O único espaço de armazenamento usado pelo Tails é a memória RAM, a qual é automaticamente apagada quando o computador é desligado. Desse modo você não deixa rastros no sistema do Tails em nenhum sítio, nem no computador. É por isso que o chamamos de "amnésico".

Isso permite que você trabalhe em documentos sensíveis em qualquer computador e te protege de tentativas de recuperação de dados após o desligamento. É claro que você pode explicitamente salvar documentos em outros dispositivos USB ou no disco rígido para usá-los futuramente.


Ferramentas criptográficas de alto nível



O Tails contém ainda uma seleção de ferramentas para proteger seus dados usando criptografia forte:
  • Criptografe sua memória USB ou disco rígido externo usando LUKS, a ferramenta padrão do Linux para criptografia de disco;
  • Criptografa automaticamente com HTTPS todas as suas conexões com um grande número de sítios web usando HTTPS Everywhere, um complemento de Firefox desenvolvido pela Electronic Frontier Foundation;
  • Criptografa e assina seus emails e documentos, usando o padrão de facto OpenPGP tanto a partir do cliente de emails do Tails quanto do navegador de arquivos;
  • Protege suas conversações em comunicadores instantâneos usando OTR (Off-the-Record Messaging, apenas em inglês), uma ferramenta criptográfica para cifrar, autenticar e permitir negação plausível;
  • Apagamento seguro dos seus arquivos e limpeza segura do seu espaço livre usando Nautilus Wipe.





Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tails: navegue na Internet de forma totalmente anônima

Mensagempor Exploit » Qua, 27 de Março 2013, 5:16

parece interessante devido à questão da swap.. caso contrário o ubuntu em livecd fazia o mesmo ou não?
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011


Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes

cron