Bem-vindo: Dom, 15 de Junho 2025, 8:27 Pesquisa avançada

Do you wanna Wine?

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Do you wanna Wine?

Mensagempor WGuedes » Qui, 15 de Novembro 2012, 22:21

Opa!

Tô chegando pra pedir um help.
Uso AVLinux 6.0 há dois meses. Sou emigrande do Ubuntu, onde permaneci por um ano e meio, mais ou menos.

A dúvida é:
Eu tinha jurado nunca mais passar numa calçada em que estivesse passando ou em que tivesse passado um certo Mr. Bill Gates, mas não imaginava que, mais à frente, na primeira esquina, espreitava-me uma senhora, nada nada simpática, conhecida pelo nome de Hironia.

Encontrei, recentemente, um programa - como muitos outros que descartei - que só roda no famigerado Windows (o mundo já tornou-se gaytes, mas ainda ainda não tornou-se livre. Quando será..?) Ham, ham.

Bem, não resisti ao tal programa e, em função dele, tive que instalar o Wine.

Aprveitei a sugestão da tarefa e do clima quase que de inverno que está fazendo aqui no RJ e apelei para minha adega que contava com a vultosa quantidade de 2 garrafas de Lavaque - Cabernet Sauvignon, safra 2011, de R$9,50.

Abri a primeira delas e passei a degustá-la enquanto, inevitável e desgostosamente, me dobrava a Mr. Bill GaYtes.

Feito isto, passei por mais uma sessão de surras, depois do que descobri que, para para rodar um programa/arquivo Windows no Wine, bastaria digitar no terminal: wine/endereço/programa(/arquivo).

A resposta foi: "ActiveX component can't create object."

A primeira garrafa já está pra lá de Teerã, quero dizer, pra lá do meio. Será que terei que abrir a segunda e a detonarei antes de encontrar uma maneira de ajudar esse tal de Componente ActiveX, que desconheço - a criar o tal objeto que conheço menos ainda?

Ficarei eternamente grato ao primeiro Linuxer que me apresentar uma sugestão eficaz para a questão.

Disseram-me o seguinte:

Não posso afirmar com certeza mas pelo que vi no site do desenvolvedor e no manual do usuário, este programa parece ser feito em Delphi.

Os requisitos mínimos para rodá-lo são realmente bem mínimos:

Processador 450MHz,
128 MB RAM (recomendação: 256 MB),
2 GB de HD,
Windows98 ou superior.

Pelo fato de poder rodar no Windows 98 creio que ele ainda deva usar, se for feito em Delphi, alguma versão da BDE (Borland Database Engine) como banco de dados. Se ele usar isso, você terá que instalar a BDE também para o banco de dados do programa funcionar.

Poste a informação do erro de instalação aqui para podermos te ajudar. Se conseguiu instalar mas não rodar, poste o erro que dá ao tentar iniciar o programa.

Minha resposta a isto foi

Meu processador é um Core i3, 3.06 GHz
Tenho 8GB de ram
Ajustei o Wine para rodar Windows XP, já que o programa roda em Windows 98 ou superior.
Estou usando Debian AVLinux 6.0

Aceitando sua sugestão, chamei Synaptic e digitei BDE, na tentativa de baixar o tal Borland Database Engine, mas a caixa onde aparecem os pacotes ficou vazia. Claro, não deve ser assim que se instala o BDE. Será apt-get install BDE ou coisa parecida? Deve ser coisa parecida ou bem diferente, pois # apt-get install BDE deu nisto:

E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Não foi possível obter acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo?

Do Wine não houve erro de instalação. Do SGFLeite? O único que houve foi pelo fato de ser programa para Windows e não ter o Wine instalado. Por isso instalei o Wine.

O erro que dá ao tentar iniciar o programa SGFLeite é o já mencionado, informando que o "ActiveX nã pode criar objeto." Que objeto será esse?

fiz: rm /var/lib/dpkg/lock e, sem reação, o sistema voltou ao promp.

Tentei de novo o apt-get install BDE e, também sem reação, o sistema me devolveu o prompt.

Tentei rodar novamente o SGFLeite e o ActiveX continua impotente para criar o tal objeto. Vou reiniciar, já que o fato de SGFLeite ter sido barrado pela impotência do ActiveX pode ser a causa do... sei lá o que, mas vou reiniciar assim mesmo. Espero que volte.

Desinstalei e reinstalei:
$ wine /caminho/Setup_SGFLeite2012.exe
fixme:ntdll:find_reg_tz_info Can't find matching timezone information in the registry for bias 180, std (d/m/y): 26/02/2012, dlt (d/m/y): 21/10/2012
fixme:reg:GetNativeSystemInfo (0x33fea0) using GetSystemInfo()
fixme:advapi:CheckTokenMembership ((nil) 0x12ac50 0x33fe14) stub!
fixme:shell:SHAutoComplete SHAutoComplete stub
fixme:sfc:SfcIsFileProtected ((nil), L"C:\\SGFLeite\\unins000.exe") stub
fixme:shell:IPersistFile_fnGetCurFile (0x147d48)
fixme:shell:IPersistFile_fnGetCurFile (0x147d48)
fixme:shell:DllCanUnloadNow stub

E lá está o ActiveX component, impotente para criar o tal objeto!

Alguém tem um help?

Grato,
WGuedes

WGuedes

Re: Do you wanna Wine?

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 15 de Novembro 2012, 23:11

Abra o Winetricks e veja se tem o ActiveX instalado (um componente da Microsoft).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Outras distribuições de Linux