Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 8:12 Pesquisa avançada

SimplifyOS: Um novo Simplify, um novo Tudo.

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

SimplifyOS: Um novo Simplify, um novo Tudo.

Mensagempor miles_maverick » Dom, 4 de Novembro 2012, 0:04

Olá pessoal, o SimplifyOS está passando por mudanças. Nesse meio tempo usando o Windows 8, decidi fazer mudanças no projeto. A primeira mudança é a volta do Gnome Shell, que estava pensando que com a ajuda de alguns de vocês, poderíamos criar um fork dele. A outra mudança é de base: a futura base, estava pensando no Debian Whezzy ou o Debian Testing ou Arch Linux.

A nova interface seria apelidada de Tango Desktop (uma alusão à dança argentina). Os aplicativos serão esses:

Firefox ou o Epiphany como navegador Web
LibreOffice como suíte Office
Evolution ou o Thunderbird como cliente de e-mail
Banshee ou o Musique como Reprodutor de Músicas
Totem ou o Gnome Media Player como reprodutor de vídeos

O Simplify mudou seu foco para os netbooks.

A ideia do Tango seria essa: reviver o netbook-launcher, a interface pré-unity do Ubuntu para netbook. Minha ideia seria reescreve-la em GTK3/Vala e adequá-la à ideia do Tango.
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: SimplifyOS: Um novo Simplify, um novo Tudo.

Mensagempor abdo » Dom, 4 de Novembro 2012, 11:55

Boas Miles

Vai um incentivo e uma critica ao seu trabalho

Diferente de uma parcela dos amantes do Linux que é contrária a criação de novas distros, achando que o trabalho gasto seria melhor aproveitado se disponibilizado em uma distro já existente, eu acho válida a idéia de se criarem novas, mesmo que seja para trocar o nome e o papel de parede para satisfazer o ego do criador.

O incentivo então é para que você continue seu trabalho e que, um dia enfim, o SimplifiOS apareça naquele descnhecido sitezinho Distrowatch.com ...

miles_maverick escreveu:A nova interface seria apelidada de Tango Desktop (uma alusão à dança argentina)...
O Simplify mudou seu foco para os netbooks.
A ideia do Tango seria essa: reviver o netbook-launcher, a interface pré-unity do Ubuntu para netbook. Minha ideia seria reescreve-la em GTK3/Vala e adequá-la à ideia do Tango.


Gostei deveras desta ideia de tornar o Tango um fork do netbook-launcher, pois esta foi talvez, a interface mais bonita que eu conheci, agora sugiro que a rebatize, quem sabe para Forró Desktop.

Um palpite, como você é uma equipe de um único homem, você deveria criar a SimplifyOS bem simples como o nome indica e com o minímo de aplicativos, assim você teria menos problemas a sanar com atualizações e incompatibilidades, ficando a cargo do usuário instalar os programas que lhe apetecessem.
Asimm uma lista com:
1 editor de texto (medit/mousepad/leafpad)
1 Suite simples (abiword/Gnumeric/Evince)
1 Visualizador de imagens (gpicview/eog)
1 tocador multiplayer (VLC/Gnome-Mplayer)
Creio que já seria o suficiente para que você nos brindasse com uma boa distro.

Agora a crítica:
Você já deu inúmeras voltas, num indo e vindo sem fim e a cada momento você se vê com novas ideias que não se somam as anteriores e sim as anulam.
Acho que já está na hora da decisão.
A distro se chamará ... (SimplifyOS)
A distro será baseada em ... (Prefiro que você opte pelo Debian)
A distro terá o gerenciador de janelas ... (Como disse acima gostei da ideia do fork)
A distro terá o seguinte pacote de aplicativos...

Desta forma você pode dar um rumo ao seu trabalho e tambem atrair colaboradores que saberão o que você quer e que sua colaboração será realmente util e não abandonada ali na primeira curva do trajeto.

Boa sorte, bom trabalho e aguardamos os frutos dele.

abdo
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: SimplifyOS: Um novo Simplify, um novo Tudo.

Mensagempor Ron Alon » Dom, 4 de Novembro 2012, 13:38

Bom, o Abdo tocou num ponto muito interessante. Realmente vemos que o SimplifyOS está sempre mudando e nunca foca-se num desenvolvimento certo. Eu penso que, primeiro de tudo, deveria-se encontrar o foco real, desenvolvê-lo e depois ver o que você quer fazer.

Estamos todos na torcida pelo SimplifyOS. Mas precisa mesmo pensar no que você quer fazer, o foco da sua distro, e, a partir daí, você deva pensar no que fazer.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: SimplifyOS: Um novo Simplify, um novo Tudo.

Mensagempor miles_maverick » Dom, 4 de Novembro 2012, 17:13

A distro se chamará SimplifyOS mesmo
Também estou pensando seriamente no Debian
O Tango vai rodar sobre o Gnome

Sobre adotar poucos programas gostei da ideia. Acho que os programas poderia girar em torno do Gnome, já que a base do Tango será ele. Estou em um momento em que estou com muitas ideias mesmo, preciso acalmar meu cérebro. Vou implantar uma espécie de Fedora Easy Life, mas só com aplicativos mais completos, seguindo um pouco dos ícones mágicos. Vou dissecar o easyLife e criar uma versão para Debian.

Sobre o Fork, preciso de ajuda, já que não sei muito de programação. Só sei um pouco de Pyhton e Shell Script...

O Tango desktop terá algumas ferramentas em shell script, assim não tendo problema com dependências, assim tornando o Simplify mais leve no ponto de número de pacotes...
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: SimplifyOS: Um novo Simplify, um novo Tudo.

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 4 de Novembro 2012, 22:30

Boa sorte :)
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: SimplifyOS: Um novo Simplify, um novo Tudo.

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 7 de Novembro 2012, 0:59

Olá Miles,

Efetivamente tal como o pessoal disse, antes de mais é necessário criar uma linhagem, um caminho que você tenha de seguir inevitavelmente. É certo que deve experimentar tudo para escolher o melhor. No entanto, não pode experimentar, escolher, voltar a experimentar e escolher novamente e assim sucessivamente. Isso não dá certo. As coisas para darem certo têm de ter um caminho muito bem definido.

Entretanto sobre o Fork, sinceramente eu acho que você não tem noção no que se está a meter! Desculpe estar a ser sincero, mas acho que você deve preferir que eu seja sincero, correto? Bom basicamente quando li o seu primeiro post pensei exatamente que você não tinha noção do que era fazer um fork a um software como a shell.
miles_maverick (04-11-2012, 16:13) escreveu:Sobre o Fork, preciso de ajuda, já que não sei muito de programação. Só sei um pouco de Pyhton e Shell Script...

E depois ver este seu post acho que tirei as minhas dúvidas. Bom, na verdade um sistema como o Gnome-shell é algo muito completo e fazer um fork é preciso não só muito tempo como dedicação paciência e saber programar claro.

Fazer um fork significa fazer manutenção independente, ou seja, vocÊ faz um fork no Shell 3.6 e a partir desse momento está por sua conta, esqueça por exemplo shell3,8. Está a perceber? O trabalho que dá é mesmo muito!

Aliás, não é por nada que o Mint foi apenas um remaster do Ubuntu durante muito tempo e só depois de ter uma comunidade considerável que realmente decidiram criar algumas coisas novas, nomeadamente o Cinnamon. Mas se reparar eles próprio continuam com uma espécie de remastersys do Ubuntu, eles não largam a dependências das novas versões do Ubuntu. Isto é normal, pois a manutenção é realmente trabalhosa e é preciso muita gente para fazer essas coisas.

Portanto, depois de todo este texto, a minha sugestão é, avance sim, mas cuidado em dar passos demasiado grandes! Muita gente cai ao dar passos maiores do que o que na realidade consegue dar e depois, claro! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: SimplifyOS: Um novo Simplify, um novo Tudo.

Mensagempor yuryrodrigues » Qua, 7 de Novembro 2012, 1:15

Claudio Novais (06-11-2012, 23:59) escreveu:Mas se reparar eles próprio continuam com uma espécie de remastersys do Ubuntu, eles não largam a dependências das novas versões do Ubuntued.


Desde quando o Ubuntued tem uma distribuição Linux? :medo: :medo:

Acho que fiquei muito tempo sem entrar no fórum e perdi um bocado de coisas :doh:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: SimplifyOS: Um novo Simplify, um novo Tudo.

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 7 de Novembro 2012, 1:18

ups :ups:

Isto é culpa de andar a falar muito do Ubuntued :upsiu: vou corrigir :desdentado:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: SimplifyOS: Um novo Simplify, um novo Tudo.

Mensagempor yuryrodrigues » Qua, 7 de Novembro 2012, 1:20

Claudio Novais (07-11-2012, 0:18) escreveu:ups :ups:

Isto é culpa de andar a falar muito do Ubuntued :upsiu: vou corrigir :desdentado:


Vejo que seu sonho é ter uma Distribuição Linux :troll:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: SimplifyOS: Um novo Simplify, um novo Tudo.

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 7 de Novembro 2012, 1:22

Eu gostava era de ver o Ubuntu moderno tão rápido como o UBuntu 10.10! Esse é o meu sonho :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 56 visitantes

cron