Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 13:53 Pesquisa avançada

Xubuntu 11.04, formidável meio termo...!

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Xubuntu 11.04, formidável meio termo...!

Mensagempor José Craveiro » Dom, 22 de Janeiro 2012, 23:29

Há já algum tempo que faço do Xubuntu (atualmente com a versão 11.10) o meu sistema operacional.
De início, quando já habituado ao temperamento do Ubuntu sob o gnome 2 e insistia no uso da versão 10.04 LTS, tentei ser paciente com as novidades da estrutura do Unity e das instabilidades sobretudo gráficas do gnome shell. Percebe-se que o fórum dá uma maior ênfase a estas duas interfaces o que acho perfeitamente legítimo, afinal a atual estrutura do Ubuntu tem uma base muito própria de divulgação que assenta não em paradigmas sobejamente conhecidos e atualmente tidos como descontinuados, mas sim acompanhando e evoluindo no sentido de dar resposta às mais recentes técnicas de comunicação e seus meios de utilização.

Acho que o Xubuntu é muito mais do que simplesmente um ponto intermédio entre o Ubuntu e o Lubuntu. O Ubuntu, mesmo com o gnome 2 consegue em termos de recursos ser mais exigente do que o atual Xubuntu; realmente o Lubuntu, na minha opinião extremamente magro, neste âmbito consegue pontos a favor em relação aos 2 anteriores, mas pagamos o preço da ausência de ferramentas que para além de essenciais nos habituamos a tê-las acessíveis.

O Xubuntu é mais do que uma fuga ao Unity ou ao Shell, considero ser o lado prático destes 2. O XFCE e agora também na versão 4.8 é mais do que uma via de escape, parece-me suficientemente maduro para ser aquela alternativa ansiada por muitos descontentes na eminência de mudanças mais radicais.
Visivelmente tendo como base a estrutura do gnome 3 consegue extrair daí praticamente todo o potencial que o mesmo atualmente permite. O Xubuntu é recetivo à grande maioria das ferramentas usadas no Ubuntu e neste sentido menos limitado do que o Lubuntu; algumas incompatibilidades existem no que toca a alterações da sua aparência na introdução de temas extra onde maior facilidade será encontrada no Ubuntu, em contrapartida o Xubuntu traz de origem um grande conjunto de alternativas certamente ao gosto de muitos dos usuários e no meu caso que não dou muita primazia a esse fator, acho que estou bem servido.

Certamente muito mais há a dizer, mas resumidamente e já com grande nível de confiança posso afirmar que era isto que procurava. Se gostava do gnome 2 no Ubuntu, acho que de acordo com o meu perfil de utilização, o Xubuntu com o seu XFCE supera com grande vantagem através das características que considero fundamentais: Prático+Estável+Leve+Bonito.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.04, formidável meio termo...!

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 23 de Janeiro 2012, 17:39

Olá José,

Gostei muito dessa apreciação e, pelo que vi na apresentação do seu Desktop, realmente é algo que podemos contar como uma boa opção de trabalho. Já para quem gosta de personalização extrema, aí, já não deve gostar tanto.

Na minha opinião, estou muito inclinado para o usar como sistema principal, pela leveza que traz mais bateria!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.04, formidável meio termo...!

Mensagempor José Craveiro » Seg, 23 de Janeiro 2012, 21:02

Olá Cláudio...

Esse aspeto final é sem dúvida uma mais valia visto que a menor demanda de recursos usados durante a utilização "normal" (subjetivo) reflete o formato otimizado do XFCE. Menor exigência do processador/menor consumo de bateria.
Recordo que quando usava aqui no meu portátil o Ubuntu_11.04 (agora "talvez" a recetividade seja outra com a 11.10... 8) ) era lento e devorador de energia e com o dissipador junto ao processador muitas vezes a fazer-se ouvir, até mesmo anteriormente com a 10.04, ainda que menos frequente, isso acontecia, certo é que tenho aqui apenas 2G e 2 horas de autonomia para utilizar, daí também o meu entusiasmo por este formato.
Poderia dizer que por exemplo no meu pc fixo com 4G de RAM aceitaria sem problemas a interface do Unity ou o Shell, sim de facto aceita sem problemas numa utilização normal ou moderada (na minha ótica), mas como tenho um grande vício (às vezes necessidade) de ter várias execuções a decorrer em simultâneo e gosto que a lentidão não esteja presente, aqui já as coisas poderão ter outros contornos e há que fazer escolhas!

Confesso que apesar de gostar que o Xubuntu tivesse maior versatilidade em termos de aparência com a introdução de temas externos à semelhança do Ubuntu, o que nalguns casos é possível, não faço disso um dos meus objetivos principais, não só pela falta de tempo/aptidão para isso como também pelas prioridades serem outras; além disso também vejo isto numa perspetiva a meu ver mais positiva, a de não sobrecarregar o sistema. Logicamente tudo em grande parte depende do tipo de utilização que é feito.
O XFCE veio dar uma golfada de ar fresco a quem bate o pé com as duas mais recentes interfaces. Já existe à alguns anos, foi evoluindo a um ritmo muito próprio e de uma forma que satisfaz muitos usuários. Está em curso a versão 4.8 que irá em breve dar lugar à 4.10! Não, é a 4010. :) Certamente será bem sucedida em satisfazer aqueles que fazem do XFCE a sua estação de trabalho. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.04, formidável meio termo...!

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 23 de Janeiro 2012, 21:09

Eu neste momento só tenho mesmo uma queixa dele: gosto de sistemas o mais minimalistas possível e ele ainda fica um pouco aquém disso. Por esse facto que ainda gosto do Unity, pois permite rentabilizar melhor o espaço. Já para não falar de que o unity, na minha opinião é muito apelativo quando se utiliza dois monitores.

Claro que, o Unity, com os efeitos visuais extremamente pesados para o que realmente são e resto da programação também ela mal produzida traz estes efeitos nefastos à performance do sistema que eu não gosto nada. Mas outro lado, mesmo mal programado o output convence-me ainda!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.04, formidável meio termo...!

Mensagempor José Craveiro » Seg, 23 de Janeiro 2012, 21:21

Claudio Novais » Seg Jan 23, 2012 9:09 pm escreveu:gosto de sistemas o mais minimalistas possível e ele ainda fica um pouco aquém disso. Por esse facto que ainda gosto do Unity, pois permite rentabilizar melhor o espaço.


O Unity torna-se mais minimalista?! ¬¬
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.04, formidável meio termo...!

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 23 de Janeiro 2012, 21:27

José Craveiro » Seg Jan 23, 2012 9:21 pm escreveu:
Claudio Novais » Seg Jan 23, 2012 9:09 pm escreveu:gosto de sistemas o mais minimalistas possível e ele ainda fica um pouco aquém disso. Por esse facto que ainda gosto do Unity, pois permite rentabilizar melhor o espaço.


O Unity torna-se mais minimalista?! ¬¬

Nunca utilizo os menus das aplicações, logo, o facto de utilizar o global menu sim! Sei que chegaram a fazer um port para o Xubuntu, mas na altura não estava aperfeiçoado, agora não sei como está! :\
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.04, formidável meio termo...!

Mensagempor José Craveiro » Seg, 23 de Janeiro 2012, 22:22

Deixo esta para tornar um pouco mais claro certos aspetos e quiçá a mesma suscite outros pormenores ainda por abordar.

Imagem
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.04, formidável meio termo...!

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 23 de Janeiro 2012, 22:36

José Craveiro » Seg Jan 23, 2012 10:22 pm escreveu:Deixo esta para tornar um pouco mais claro certos aspetos e quiçá a mesma suscite outros pormenores ainda por abordar.

Imagem

O firefox não tem barra de menus :D

Mas a maioria tem e eu não utilizo :p
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.04, formidável meio termo...!

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 23 de Janeiro 2012, 23:00

Claudio Novais » 23 Jan 2012, 22:36 escreveu:O firefox não tem barra de menus :D

Mas a maioria tem e eu não utilizo :p

O meu Firefox tem a barra de menus no próprio Global Menu, tal como o Chromium! Mas se desactivares a extensão do Firefox, ficas com a barra de menus no próprio Firefox xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Xubuntu 11.04, formidável meio termo...!

Mensagempor José Craveiro » Ter, 24 de Janeiro 2012, 1:07


O firefox não tem barra de menus :D
Mas a maioria tem e eu não utilizo :p

:D Ela não se vê, não é mesmo? Como não me faz falta, escondo-a!
É claro que não tem aquela funcionalidade no global menu onde os menus surgem como independentes da própria janela, essa era apenas uma das particularidades que nunca gostei no Unity, não sei explicar, mas nunca consegui ver neste pormenor algo de prático, ainda mais quando por vezes tinha várias janelas abertas e no meu caso, em todo o espaço de trabalho fazia-me uma certa confusão. Claro, isto é a minha opinião e o conceito que tenho de praticidade num ambiente de trabalho.

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=89657.0 ou
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/11/xfce-global-menu-plugin-gets-a-ppa/
Parece ser possível, digo "parece" porque não cheguei a testar; talvez o faça no meu xubuntu de testes na VM assim que poça e quem sabe mude de opinião! :desdentado:

Infelizmente nem todos os dias tenho disponibilidade para vir aqui opinar sobre o que quer que seja, sobretudo agora acerca desta interface que me cativa e por isso faço uso dela, gostaria no entanto que mais se abordasse acerca da mesma, pontos positivos/negativos, vantagens/desvantagens, porque estas 4 existem em todas as distros. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes

cron