Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 15:57 Pesquisa avançada

Lubuntu

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Lubuntu

Mensagempor Gabriel Salles » Sex, 5 de Agosto 2011, 20:43

A distribuição que mais eu tenho usado, é o Lubuntu. Se tornou oficial da família Buntu e é extremamente estável e completo! Lembrando que ele é atualmente a versão mais leve dos Buntus, superando em muito o Xubuntu.
.
Por ser algo novo (o LXDE tem 5 anos apenas, se eu não me engano, contra 15 do Gnome), tem alguns pontos para que precisam evoluir (e estão evoluindo). No netbook não troco ele por nenhuma outra. No desktop, quando acabar o suporte do 10.10, penso em colocar numa partição o Ubuntu 12.04 e em outra o Lubuntu 12.04 (porém aí com compiz e outras frescuras, para testar a máxima capacidade dele =D).
Imagem

Gabriel Salles
 
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Agosto, 2011

Re: Lubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 7 de Agosto 2011, 3:41

Gabriel,

Existe efeitos visuais, tipo Compiz, com o Lubuntu?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lubuntu

Mensagempor BrunoGom3z » Dom, 7 de Agosto 2011, 6:16

No Lubuntu, pacotes .deb são aceitos?
Avatar do usuário
BrunoGom3z
 
Mensagens: 65
Registrado em: 01 Agosto, 2011
Localização: Fortaleza - CE

Re: Lubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 7 de Agosto 2011, 13:58

BrunoGom3z » 07 Ago 2011, 06:16 escreveu:No Lubuntu, pacotes .deb são aceitos?

São sim, de não esquecer que o Lubuntu tem por base o Ubuntu e as diferenças resumem-se à melhoria da performance e a utilização de LXDE+Openbox. Deixo aqui uma imagem de quando eu fui instalar o Opera no Lubuntu.
Imagem

Como pode reparar é usado o antigo Instalador de Pacotes Debian presente em versões antigas do Ubuntu. Desde a versão Lucid (se não estou em erro) que a instalação de pacotes é gerida pelo Centro de Programas Ubuntu.

Claudio Novais escreveu:Gabriel,

Existe efeitos visuais, tipo Compiz, com o Lubuntu?

Bem, este sistema usa o LXDE que é capaz de correr até em sistemas com placas gráficas fraquinhas, sem suporte ao 3D. Por defeito não tem qualquer efeito daí a sua leveza. Mas de qualquer forma pode-se instalar o Compiz. Irei testar isto do Compiz, mas tenho a impressão que, quando o instalar, vá tornar o Lubuntu um pouco mais pesado! Depois digo mais qualquer coisa ;)

Uma dica extra, no Lubuntu para se tirar um screenshot usa-se o seguinte comando:
scrot

Podem consultar o manual da aplicação assim:
man scrot

Para a imagem acima usei um atraso de 5 segundos da seguinte forma:
scrot -d 5
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Lubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 8 de Agosto 2011, 14:05

Na verdade o Compiz base, sem cubos nem nada dessas coisas pouco produtivas é bastante leve! Eu sou do tempo dos primeiros Ubuntus que traziam o compiz que gastava muito pouca RAM do sistema. Portanto, não acredito que ele vá fazer assim tanta diferença no Lubuntu (caso funcione corretamente, claro!)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lubuntu

Mensagempor BrunoGom3z » Seg, 8 de Agosto 2011, 20:03

Luis Cardoso » Dom Ago 07, 2011 10:58 am escreveu:
BrunoGom3z » 07 Ago 2011, 06:16 escreveu:No Lubuntu, pacotes .deb são aceitos?

São sim, de não esquecer que o Lubuntu tem por base o Ubuntu e as diferenças resumem-se à melhoria da performance e a utilização de LXDE+Openbox. Deixo aqui uma imagem de quando eu fui instalar o Opera no Lubuntu.
Imagem

Como pode reparar é usado o antigo Instalador de Pacotes Debian presente em versões antigas do Ubuntu. Desde a versão Lucid (se não estou em erro) que a instalação de pacotes é gerida pelo Centro de Programas Ubuntu.

Claudio Novais escreveu:Gabriel,

Existe efeitos visuais, tipo Compiz, com o Lubuntu?

Bem, este sistema usa o LXDE que é capaz de correr até em sistemas com placas gráficas fraquinhas, sem suporte ao 3D. Por defeito não tem qualquer efeito daí a sua leveza. Mas de qualquer forma pode-se instalar o Compiz. Irei testar isto do Compiz, mas tenho a impressão que, quando o instalar, vá tornar o Lubuntu um pouco mais pesado! Depois digo mais qualquer coisa ;)

Uma dica extra, no Lubuntu para se tirar um screenshot usa-se o seguinte comando:
scrot

Podem consultar o manual da aplicação assim:
man scrot

Para a imagem acima usei um atraso de 5 segundos da seguinte forma:
scrot -d 5


Mas no caso da screenshot poderíamos usar programas alternativos que já vem o ubuntu né? Bem mais simples apertar a tecla printscreen como tradicionalmente :D

Vou testar ele no meu notebook hoje mais tarde, veremos que se sai :medo:
Avatar do usuário
BrunoGom3z
 
Mensagens: 65
Registrado em: 01 Agosto, 2011
Localização: Fortaleza - CE

Re: Lubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 8 de Agosto 2011, 20:09

BrunoGom3z » 08 Ago 2011, 20:03 escreveu:
Spoiler:
Luis Cardoso » Dom Ago 07, 2011 10:58 am escreveu:
BrunoGom3z » 07 Ago 2011, 06:16 escreveu:No Lubuntu, pacotes .deb são aceitos?

São sim, de não esquecer que o Lubuntu tem por base o Ubuntu e as diferenças resumem-se à melhoria da performance e a utilização de LXDE+Openbox. Deixo aqui uma imagem de quando eu fui instalar o Opera no Lubuntu.
Imagem

Como pode reparar é usado o antigo Instalador de Pacotes Debian presente em versões antigas do Ubuntu. Desde a versão Lucid (se não estou em erro) que a instalação de pacotes é gerida pelo Centro de Programas Ubuntu.

Claudio Novais escreveu:Gabriel,

Existe efeitos visuais, tipo Compiz, com o Lubuntu?

Bem, este sistema usa o LXDE que é capaz de correr até em sistemas com placas gráficas fraquinhas, sem suporte ao 3D. Por defeito não tem qualquer efeito daí a sua leveza. Mas de qualquer forma pode-se instalar o Compiz. Irei testar isto do Compiz, mas tenho a impressão que, quando o instalar, vá tornar o Lubuntu um pouco mais pesado! Depois digo mais qualquer coisa ;)

Uma dica extra, no Lubuntu para se tirar um screenshot usa-se o seguinte comando:
scrot

Podem consultar o manual da aplicação assim:
man scrot

Para a imagem acima usei um atraso de 5 segundos da seguinte forma:
scrot -d 5


Mas no caso da screenshot poderíamos usar programas alternativos que já vem o ubuntu né? Bem mais simples apertar a tecla printscreen como tradicionalmente :D

Vou testar ele no meu notebook hoje mais tarde, veremos que se sai :medo:

Pois, se calhar foi falha minha, mas se eu carregasse a tecla [PrtSc] tirava o screenshot ao Ubuntu e ao Lubuntu (que estava em VirtualBox). E como queria apenas focar o Lubuntu, tive de recorrer a essa forma, pois o menu não contempla lá a aplicação para capturar uma imagem do ecrã, como acontece com o Ubuntu, Kubuntu e Xubuntu!
___________________
EDIT:
Esqueci-me de referir outro pormenor, no Lubuntu o scrot é a aplicação para screenshot que vem instalada de origem.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Lubuntu

Mensagempor Gouki » Sáb, 13 de Agosto 2011, 22:43

Não tinha visitado essa area do forum ainda.. venho aqui deixar meu recadinho.. estou usando o Lubuntu a algum tempinho e so tenho elogios a ele.. eh uma distro Levinha sem complicacoes e sem programa desnecessarios.. la vc Instala oq vc realmente usa.. e desinstala oq nao for usar =D

Extremamente rapida, por sorte disponho de uma boa configuracao do PC.. mas mesmo assim uso essa distro.. pq ela eh LIMPA do jeito que eu gosto =)
Avatar do usuário
Gouki
 
Mensagens: 54
Registrado em: 23 Junho, 2011


Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes

cron