Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 8:55 Pesquisa avançada

OS Luna

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: OS Luna

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 20 de Janeiro 2013, 15:46

AmmonMa (20-01-2013, 13:05) escreveu:p.s parte2: Vou começar uma discussão polemica aqui. Nos eventos de desenvolvedores existem macs por toda a parte. Até nos eventos voltados para linux você encontra uma quantidade absurda de macs. Ja há uma vontade migratória desses desenvolvedores para o ubuntu. Poderia ser o elementary uma âncora para esses desenvolvedores em fase de migração?

Isto se estiver a falar de software, porque de hardware, a história já é outra. Eu notei bastante esta diferença quando estive a trabalhar no departamento de informática, onde se vê maioritariamente Mac e em último fica o Windows, só se for implícito. Já no departamento da área onde estudei, era maioritariamente Windows e em último, eram quase raros, o Mac.

Porque fiz esta observação? Porque nota-se que o Mac foi feito mais para áreas que envolvem o uso/criação/interacção de software, já no que toca a hardware, o Windows é que é mais usado (apesar de se ter de lidar com alguns BSOD pelo caminho). Porquê? Porque o Mac é muito fechado para os programadores de ferramentas/drivers para hardware, ao passo que no Windows, a própria M$ fornece material para esse desenvolvimento. Só com a recente adopção do Unix (BSD) pela parte da Apple é que começaram a surgir algumas aplicações semelhantes às que se encontram para Linux, mas têm sempre por base o uso do sistema base e não do próprio ambiente Mac.

Imagem

Veja o exemplo da câmara presente neste carro autónomo, para a sua programação podia-se fazer de duas formas, usando o Linux (via mais directa) ou então via Windows com recurso ao Cygwin.

Para a programação do seu "cérebro", usámos Windows com recurso ao IAR, até onde conseguíamos, pois era uma versão limitada, então o programa não podia exceder os 4kB de tamanho. Posteriormente, reprogramei-o para lidar com as alterações, feitas em diversos módulos, através do Linux com recurso ao IAR via Wine e, posteriormente, com recurso ao MSPGCC.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: OS Luna

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 20 de Janeiro 2013, 16:15

Tive agora a ler e faz muito sentido o que dizem. Aliás, o minimizar pode ser o fechar desde que haja uma hipótese de reinício do programa. Se se me garantirem isto que disse na frase anterior, e agora lendo a opinião deles, acho que é a situação perfeita para descomplicar.

Sim, na verdade 3 botões é mais complicado que dois. É. Facto!

Porque digo que tem de haver um reinicio? Na verdade, no geral, quando estamos numa sessão, se fechamos e passado algum tempo e voltamos a ligar, o mais provável é porque o programa não estava a funcionar bem. Por exemplo a gastar memória a mais (algo que acontece com uma frequência enorme no Firefox). Portanto o que digo é: ok, façam isso! Mas incluam nos menus a opção de fechar! ficar sem processos contínuos. Isto não só é importante para poder realmente reiniciar o programa, como é importante para quem não quer ter processos ativos. Eu por exemplo não gosto muito de processos ativos por causa do processamento intrínseco que consequentemente gasta bateria.

Claro está que o guardar o estado não implica necessariamente um processo continuo escondido. No caso das músicas sim. De resto não. Não é necessário um Gimp por exemplo ficar com um processo ativo, basta hibernar o programa. Aliás, esta é a diferença entre hibernar e suspender. Suspender mantém-se na memória. Hibernar passa da memória para o disco, evitando portanto que o computador se "preocupe" com esse conteúdo, ao contrário do que acontece quando está em memória.

Em suma, gostei muito mesmo do ponto de vista deles. No entanto é algo que exige trabalho geral em todas as aplicações, caso contrário a heterogeneidade não será saudável. Para além disso, incluir uma opção que permite fechar por completo (ou reiniciar) é algo também importante.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: OS Luna

Mensagempor AmmonMa » Ter, 29 de Janeiro 2013, 14:57

Acho que você vai gostar disso Cláudio.

uma discussão polêmica surgiu na comunidade do elementary no g+ esses dias.

O seguinte mockup foi proposto:

https://plus.google.com/u/0/10359190862 ... 45HheJRrry

Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: OS Luna

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 29 de Janeiro 2013, 16:48

Era muito muito muito cenassa marcos!!! Sem dúvida! Até porque o seu desenvolvimento parece-me que está praticamente todo feito. Repare-se: as dialogs do Gnome-Shell (e portanto do eOS) já tem esse formato do segundo mockup; o código que remove os menus e o agrupa em listas já está feito no HUD portanto é "copiar"; Por isso, é uma questão de ler o código que está feito (a pior coisa que se pode pedir a um programador, na minha opinião) e juntar tudo numa coisa só! Eu adoraria tal coisa!

Aliás, cada vez mais uso o HUD no Gimp e no Inkscape (apenas nestes dois pois não uso os menus em mais nenhuma aplicação praticamente) e a forma como ele está não é assim tão bonita. NO caso de uso das dialogs do Gnome-Shell ficaria PERFEITO!!!!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: OS Luna

Mensagempor rodolfomolnar » Dom, 14 de Abril 2013, 5:03

Boa noite, é só comigo ou mais alguem tem problema com a rede eOS x win, porque aqui ele reconhece e enxerga a rede toda mas não consigo acessar os aquivos no win, com o xubuntu vai de boa mas o eOS luna 0.2 :( , será bug do network manager do elementaryOS?

rodolfomolnar
 
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Novembro, 2012

Re: OS Luna

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 14 de Abril 2013, 13:32

Não o uso por isso não posso ajudar, no entanto, já experimentou outro gestor de ficheiros? Nomeadamente o Nautilus, o explorador de ficheiros do Ubuntu.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: OS Luna

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 14 de Abril 2013, 14:05

Acho que já não é a primeira vez que aqui no fórum relatam um problema deste género, e se bem me lembro, na altura a culpa estava no Pantheon-Files que ainda não tinha o seu suporte correctamente implementado...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: OS Luna

Mensagempor rodolfomolnar » Dom, 14 de Abril 2013, 14:33

hehe eu tambem não uso só tava testando por curiosidade, bom vou tenta instalar outro gestor de ficheiros.
Obrigado pelos esclarecimentos Claudio e Luis.

XUBUNTU forever :lu:

Dito e feito troquei o gerenciador de arquivos pelo nemo 1.1.2 e funciona!

Sábio Claudio :venia:

rodolfomolnar
 
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Novembro, 2012


Re: OS Luna

Mensagempor miles_maverick » Seg, 15 de Abril 2013, 1:40

Debian Lover :lu:
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Anterior

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron