Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:34 Pesquisa avançada

Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 18 de Fevereiro 2012, 16:16

José Craveiro » Ter Fev 14, 2012 6:15 pm escreveu:
Spoiler:
Para além do Tema!

Personalizar o ambiente de trabalho XFCE, tendo em conta o exemplo concreto do Xubuntu e as suas potencialidades, pode passar por diversas vertentes, tudo claramente depende do conceito que cada usuário tem e de como deve funcionar este espaço que utiliza para realizar as mais diversas tarefas.
Esse conceito divide-se de forma muito variável em 2 fatores importantes não esquecendo o equilíbrio que deve existir entre eles, ou seja, o aspeto e a funcionalidade.

Para muitos o aspeto gráfico é fundamental na realização das suas tarefas, é agradável à vista e eleva a motivação, para outros no entanto a acessibilidade das ferramentas disponíveis é o que realmente importa destacar; contudo em ambos os casos a criatividade quase sempre está presente. Como o nível de criatividade é sempre discutível, esse não foi de todo a minha preocupação quando decidi aqui partilhar o meu atual ambiente de trabalho e que a título de sugestão, vai de encontro ao meu conceito de funcionalidade que se prende sobretudo por captar (na minha ótica) o melhor de vários mundos.





Menu de aplicações * Locais




Janelas minimizadas




Data - Dados meteorológicos * Indicadores - Notificação * Lixeira




Aplicações favoritas ou usadas frequentemente * Hora - Áreas de trabalho - RAM



Escusado será referir que para críticas ou sugestões o acesso encontra-se livre! ;)


Vendo todos estes pormenores elegantes que o José apresentou aqui e sabendo que este sistema é extremamente light o que é ideal para a bateria do portátil, pergunto-me: porque aqui uso o Unity?

Bom, sem dúvida que terei de utilizar o Xubuntu durante algum tempo quando eu tiver disponibilidade para o Instalar!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Renato Santos » Sáb, 18 de Fevereiro 2012, 22:21

Além de ser mais leve, criar temas para as janelas (XFWM) é relativamente fácil. Bastando desenhar uma janela ativa, uma inativa e depois recortá-las (o GIMP faz isso com maestria) de acordo com as especificações do XFCE. :OK:
Avatar do usuário
Renato Santos
 
Mensagens: 53
Registrado em: 13 Novembro, 2011
Localização: Brasil

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor lopesjpl » Sáb, 18 de Fevereiro 2012, 23:28

Nossa mas que visual limpo e elegante!! Muito bom!
João Paulo Luiz Lopes
Twitter: @lopesjpl

"Malandra é a JK Rowling que chamou a gente de trouxas por 7 livros e ainda ganhou dinheiro."
Avatar do usuário
lopesjpl
 
Mensagens: 14
Registrado em: 13 Julho, 2011

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 3:10

Semelhanças à parte, :)


De acordo com a abordagem anterior, extrair o que consideramos melhor de vários mundos, destacar e criar o nosso espaço, impede que involuntariamente estabeleçamos qualquer limite permitindo-nos vaguear por entre as ferramentas à nossa disposição e livremente poder recriar a nossa estação de trabalho como sendo um fator que cada vez mais nos identifica.
Por mais evidente que seja, qualquer semelhança não passa disso mesmo!





Organização, algo muito subjetivo!



Críticas, sugestões? ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 3:19

José Craveiro » Dom Fev 19, 2012 3:10 am escreveu:
Spoiler:
Semelhanças à parte, :)


De acordo com a abordagem anterior, extrair o que consideramos melhor de vários mundos, destacar e criar o nosso espaço, impede que involuntariamente estabeleçamos qualquer limite permitindo-nos vaguear por entre as ferramentas à nossa disposição e livremente poder recriar a nossa estação de trabalho como sendo um fator que cada vez mais nos identifica.
Por mais evidente que seja, qualquer semelhança não passa disso mesmo!





Organização, algo muito subjetivo!



Críticas, sugestões? ;)





Depois de ver isto, sugestões são muito difíceis! Está lindo! Para além da elegância trouxe algumas funcionalidades da Shell o.0 Parabéns!



Renato Santos escreveu:Além de ser mais leve, criar temas para as janelas (XFWM) é relativamente fácil. Bastando desenhar uma janela ativa, uma inativa e depois recortá-las (o GIMP faz isso com maestria) de acordo com as especificações do XFCE. :OK:


Renato, não quer criar um tópico aqui no Fórum a explicar isso detalhadamente!? Depois até poderá resultar num artigo do Ubuntued! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 3:23

Renato Santos » Sáb Fev 18, 2012 10:21 pm escreveu:Além de ser mais leve, criar temas para as janelas (XFWM) é relativamente fácil. Bastando desenhar uma janela ativa, uma inativa e depois recortá-las (o GIMP faz isso com maestria) de acordo com as especificações do XFCE. :OK:


Interessante tocar neste aspeto!
Já li um pouco sobre isso e percebi que é possível, basta dedicar um pouco de tempo a isso e tentar fazer algo engraçado! :)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 3:28

Claudio Novais » Dom Fev 19, 2012 3:19 am escreveu:
Depois de ver isto, sugestões são muito difíceis! Está lindo! Para além da elegância trouxe algumas funcionalidades da Shell o.0 Parabéns!


Obrigado Cláudio, democratizar a coisa até que ficou engraçado! :)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 3:39

Creio que neste momento, a única coisa que talvez pudesse melhorar era utilizar uns ícones com mais vida. Mas, tenha em atenção neste aspeto pois é aqui normalmente o pessoal comete o erro de ficar com o computador demasiado pesado. É aqui por exemplo que os utilizadores reparam que algo se está a passar de errado porque o Nautilus está a demorar a arrancar (isto no Ubuntu claro).

É que há muitos temas de ícones que trazem ícones de alta qualidade (que não é nada necessária tanta definição) que depois os sistemas vêm-se congestionados para processar tanta informação. Como o Nautilus é composto por muitos ícones normalmente esse é o primeiro a ser criticado.

Bom, o que queria dizer é que se utilizasse um outro tema de ícones melhorará certamente a estética, no entanto, não escolha algo pesado pois a definição desse ambiente está genial enquanto estiver super light como é o Xubuntu!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 4:01

Sim, claro que isso também é importante, apenas deixei estes do Elementary não só porque achei esse pormenor secundário bem como porque acho ser dos temas com maior quantidade de ícones e claro muito leve.

Associar a quantidade necessária de ícones com o seu aspeto e que realmente não pesem, não sei até que ponto será muito fácil escolher, se bem que o pacote genérico dos Faenza "talvez" não pesem muito, aliás já usei esse pacote no xubuntu e não encontrei quaisquer entraves.
Gosto por exemplo dos Faenza na versão Cupertino, porque pelo menos não tem as pastas castanhas! :p
Esteticamente os Awoken são muito interessantes, não tenho a noção se são pesados.

Resumindo, dos que experimentei, pelo menos não detetei barramentos significativos. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 14:54

Vem aí o 12.04, e depois destas apresentações sobre os Ambientes gráficos, já me estou a ver com a PEN USB a meter o Ubuntu, o Xubuntu, o Kubuntu e o Lubuntu para testar aquilo tudo e ver qual o que me agrada mais :p (se bem que se ficar no Ubuntu, já me estou a ver a instalar o Cinnamon xD )
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes

cron