Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 9:48 Pesquisa avançada

Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 15:42

Será assim tão linear fazer uma escolha entre todos esses? :desdentado:

Sou daqueles que até posso experimentar muita coisa, mas sempre com o objetivo de achar apenas uma opção, aquela que acho ser a opção que reúna maior consenso na minha "caixa de ideias" :D , senão perco-me e nem chego a saber o que quero, o que é enervante. Já passei por isso há algum tempo atrás e... :p

Acerca do Cinnamon, confesso que ainda não o pesquisei convenientemente e até podia já dizer algo acerca dele, mas prefiro ver mais elementos se possível ao ponto de me despertar suficiente atenção. ¬¬
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 12:41

José Craveiro » 19 Fev 2012, 15:42 escreveu:Será assim tão linear fazer uma escolha entre todos esses? :desdentado:

Sou daqueles que até posso experimentar muita coisa, mas sempre com o objetivo de achar apenas uma opção, aquela que acho ser a opção que reúna maior consenso na minha "caixa de ideias" :D , senão perco-me e nem chego a saber o que quero, o que é enervante. Já passei por isso há algum tempo atrás e... :p

Acerca do Cinnamon, confesso que ainda não o pesquisei convenientemente e até podia já dizer algo acerca dele, mas prefiro ver mais elementos se possível ao ponto de me despertar suficiente atenção. ¬¬


Só uma questão, dá para usar o conky no XFCE? É que tenho um sistema híbrido e o conky fica todo esquisito (algo que não acontecia no LXDE). É que eu queria muito ter estes dois conky's (ver imagem à direita), mas aquilo aparece distorcido no XFCE. E depois há outra funcionalidade que me estará a escapar, como se atualiza a arrumação dos ícones nesse ambiente, é que eles andam um pouco dispersos mas não encontrei a opção... :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 14:51

Luís, para ser sincero, coisas como Conkys ou outros applets de informação a povoar "estaticamente" o espaço de trabalho, não é de facto a minha praia. Tal como ao conduzir o meu carro é aquela coisa do: "por favor, saiam-me da frente!" :desdentado: Não, não sou assassino das estradas! :p

O meu lado prático das coisas limita-me nesse sentido e não tenho paciência para ter que ter sempre aqueles elementos à frente dos olhos..., dou muita importância à estética desde que não me roube o que realmente preciso. -.-
Agora não percebi muito bem esta dúvida: "como se atualiza a arrumação dos ícones nesse ambiente, é que eles andam um pouco dispersos mas não encontrei a opção... :|" Como assim atualização de arrumação dos ícones? :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 14:58

José Craveiro » 20 Fev 2012, 14:51 escreveu:Luís, para ser sincero, coisas como Conkys ou outros applets de informação a povoar "estaticamente" o espaço de trabalho, não é de facto a minha praia. Tal como ao conduzir o meu carro é aquela coisa do: "por favor, saiam-me da frente!" :desdentado: Não, não sou assassino das estradas! :p

O meu lado prático das coisas limita-me nesse sentido e não tenho paciência para ter que ter sempre aqueles elementos à frente dos olhos..., dou muita importância à estética desde que não me roube o que realmente preciso. -.-

:OK: :obrigado: na mesma ;)
José Craveiro » 20 Fev 2012, 14:51 escreveu:Agora não percebi muito bem esta dúvida: "como se atualiza a arrumação dos ícones nesse ambiente, é que eles andam um pouco dispersos mas não encontrei a opção... :|" Como assim atualização de arrumação dos ícones? :|

Está a ver a imagem que tenho na resposta anterior? Essa foi tirada no Cinnamon, no XFCE tenho-os lá, mas não estão arrumados como no Cinnamon. E neste consigo alinhá-los clicando com o direito do mouse no fundo e selecionando a opção Organize Desktop by Name (obs.: tenho o Ubuntu em inglês, daí este nome na opção), mas no XFCE não encontrei opção equivalente :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 15:08

Portanto quer posicionar os ícones numa área do panel à sua escolha?
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 15:12

José Craveiro » 20 Fev 2012, 15:08 escreveu:Portanto quer posicionar os ícones numa área do panel à sua escolha?

não, isso eu sei, isso é semelhante ao do Gnome e LXDE...

é mesmo no fundo do ambiente, eu já lhe envio uma imagem do XFCE com a assinalação do problema, talvez assim consiga transmitir melhor a dúvida!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 15:28



Como se pode ver nas imagens, os ícones não estão arrumados no seu lugar (como era pretendido e como acontece no Gnome-like e no LXDE) e na imagem do menu (que está à direita) não se vê qualquer opção nesse sentido...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 16:57


Recordo por exemplo que no windows era possível reordenar o desktop em grelha e que mesmo que apagasse-mos algum ícone do meio, penso que havia um reordenamento automático ajustando os restantes sem deixar espaços. Bom, pelo menos aqui isso não acontece, esse reordenamento, ao que parece, só funciona manualmente seguindo áreas quadrangulares invisíveis no espaço de trabalho e que apenas são visíveis quando deslocamos cada ícone para outra área livre do mesmo como mostra a imagem.
Coloquei os ícones apenas para poder explicar, porque por norma não os utilizo e por isso não ficam lá ativos nem visíveis. :p
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 17:26

José Craveiro » 20 Fev 2012, 16:57 escreveu:
Recordo por exemplo que no windows era possível reordenar o desktop em grelha e que mesmo que apagasse-mos algum ícone do meio, penso que havia um reordenamento automático ajustando os restantes sem deixar espaços. Bom, pelo menos aqui isso não acontece, esse reordenamento, ao que parece, só funciona manualmente seguindo áreas quadrangulares invisíveis no espaço de trabalho e que apenas são visíveis quando deslocamos cada ícone para outra área livre do mesmo como mostra a imagem.
Coloquei os ícones apenas para poder explicar, porque por norma não os utilizo e por isso não ficam lá ativos nem visíveis. :p

:obrigado: pelo esclarecimento ;)
Eu tenho de ter ali os ícones por uma questão de rapidez de acesso e porque são pastas que são criadas por programas (escritos por mim, claro) com os resultados dos processamentos! Por norma, eu não sou muito de ter muitos ícones no Ambiente de Trabalho, a não ser que tenha de os ter obrigatoriamente por questões de rapidez e comodidade!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Sex, 2 de Março 2012, 3:20

Renovando este espaço que se destina a aprofundar ou detalhar pormenores acerca do comportamento do XFCE 4.8 em base Ubuntu, o Xubuntu nesta fase de amadurecimento reconhecido que a muitos não deixou indiferentes com todo o potencial em termos de funcionalidade, dada a existência de outros formatos de gestão gráfica, inevitavelmente são objecto de comparação e seleção que podem assumir diversos contornos consoante o tipo de uso que os usuários lhe pretendam dar.

Tendo em conta que o aspeto e até mesmo algumas funcionalidades consideradas extra posteriormente integradas, ainda que naturalmente necessárias sejam fatores importantes, decisivos e para alguns até mesmo eliminatórios, o mesmo se deve dizer quanto ao poder de resposta do sistema perante toda essa exigência e certamente que essa preocupação jamais seria posta de lado, visto que dela depende a tão desejada estabilidade.

O uso de máquinas virtuais para testar o funcionamento de determinado sistema operativo é uma mais valia que dá resposta a um grande número de situações onde as mesmas podem ser avaliadas sem os riscos inerentes ao uso nestas circunstâncias em máquinas habitualmente designadas de produção, mas nem tudo é detetado e nem todas as respostas são obtidas de forma fidedigna e satisfatória ao ponto de transportarmos os resultados podendo os mesmos serem aplicados em sistemas efetivamente instalados. Um exemplo de como nem sempre os resultados desta forma obtidos deverão ser determinantes como base para uma escolha é a informação sobre os níveis de consumo de memória RAM.
Após alguns testes que fiz recentemente usando máquinas virtuais, as informações que delas obtive não foram realmente conclusivas, diria até que induzem a uma margem de erro que ainda que não seja de todo preocupante, não seria justo desconsiderá-la visto que todo o contributo que siga em direção a um sistema leve, funcional e estável, é sem sombra de dúvida uma prioridade de topo para qualquer usuário.

De acordo com os valores obtidos fazendo referência ao tópico do link acima referido e tendo em conta também as restantes alternativas (consideradas completas) de desktop para um sistema em constante evolução como o do Ubuntu, algo importante a referir e sublinhar é como até à data ter verificado que o formato de desktop usado pelo Xubuntu através do XFCE 4.8, consegue uma melhor posição na tabela no que diz respeito à gestão do consumo de memória RAM face ao recente Cinnamon. Os valores apurados andam na ordem de 40MB como valor médio de diferença entre os dois formatos, colocando portanto o Xubuntu em vantagem com um menor consumo.

Como nota final, gostaria de sublinhar que os valores obtidos poderão eventualmente variar, o que obviamente implica alguma imprecisão, daí que caso alguém possua dados de valores de acordo ou não com estes resultados, seria ótimo que os partilhasse se assim o desejar. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes