Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:29 Pesquisa avançada

nVidia Gforce 7300 - RESOLVIDO

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

nVidia Gforce 7300 - RESOLVIDO

Mensagempor wmjunior » Seg, 13 de Junho 2011, 21:14

Olá Instalei o ubuntu 11.04 todo ancioso para utilizar unity, porém logo que terminei a instalação, na primeira inicialização apareceu uma mensagem dizendo que minha placa não rodaria o unity, foi pedido que utilizasse o "modo clássico".
Tentei utilizar sem o "modo clássico" e travou tudo, tive até que reinstalar o ubuntu, pesquisei na Internet e não encontrei solução para esse problema. Tentei instalar o gnome 3, mas o resultado foi o mesmo.
Atualmente estou usando a versão 2D do unity, porém gostaria de utilizar todos os recursos do 3D, ou mesmo o gnome3 Alguém pode me ajudar?
__________
Notebook Asus A6JC
Ubuntu 11.04 (natty)
Kernel Linux 2.6.38-8-generic
Memória 2,0 GiB
Processador 0: Genuine Intel(R) CPU T2300 @ 1.66GHz
Processador 1: Genuine Intel(R) CPU T2300 @ 1.66GHz
___________

Abraços.

Walter
Editado pela última vez por wmjunior em Qui, 16 de Junho 2011, 20:17, em um total de 1 vez.

wmjunior
 
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Junho, 2011

Re: nVidia Gforce 7300

Mensagempor Matheus Marques » Seg, 13 de Junho 2011, 21:23

Você tem que instalar o Ubuntu 11.04 e deixar ele iniciar pelo modo clássico, assim você poderá instalar o driver da sua placa de vídeo e consequentemente utlizar o Unity ou o Gnome 3. (Na pergunta você não disse se tinha instalado o driver da placa de vídeo, se já tiver instalado e mesmo assim não tiver funcionado, edite a sua pergunta, para obter melhores respostas!)

:obrigado:
Windows é uma antiga palavra africana que significa: Eu não sei instalar e configurar o Linux!
Instituto Federal de Goiás - Campus Luziânia
Sou a favor da Netiqueta
Avatar do usuário
Matheus Marques
 
Mensagens: 17
Registrado em: 09 Junho, 2011

Re: nVidia Gforce 7300

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 13 de Junho 2011, 21:25

Olá Walter,

Não adianta escolher o Unity normal ou o gnome3 quando a sua placa de vídeo não tem os drivers instalados. O facto de você instalar o gnome3 como tentativa de resolução nunca iria funcionar, pois você não tinha o Unity por causa da falta de drivers!

Foi sugerido o modo clássico, pois este não utiliza o potencial da sua placa de vídeo, apenas e só.

Sobre o seu problema em concreto, a verdade é que essa placa de vídeo foi definida como problemática pelos programadores do Ubuntu e puseram-na, inclusive, na BlackList, ou seja, na lista de placas de vídeo em que não funcionam correctamente. No entanto, isso não é totalmente verdade e você pode dar a volta! Como? Simples: http://askubuntu.com/questions/38853/is ... lacklisted

Basicamente o que tem de fazer é instalar os drivers 173 da Nvidia, que deverão aparecer na aplicação de instalação de drivers (não sei qual o nome aí no Brasil mas aqui em Portugal chama-se "drivers adicionais" ou "controladores de hardware" e que está disponível no menu sistema->Administração)

Depois disso, tem de fazer o referido no link, ou seja, abra a consola e escreva o seguinte para alterar a blackList:
sudo gedit /etc/environment

E depois adicione a seguinte linha:
UNITY_FORCE_START=1


Espero tê-lo ajudado. Já agora, depois de instalar os drivers 173, provavelmente o gnome3 funcionará!

Abraço
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: nVidia Gforce 7300

Mensagempor José Craveiro » Ter, 14 de Junho 2011, 1:40

Claudio Novais » Seg Jun 13, 2011 9:25 pm escreveu:
Foi sugerido o modo clássico, pois este não utiliza o potencial da sua placa de vídeo, apenas e só.

Basicamente o que tem de fazer é instalar os drivers 173 da Nvidia, que deverão aparecer na aplicação de instalação de drivers (...)


É, para quem se depara logo ao início com aquela pequena caixa de texto, parece apontar para uma ineficiência ao nível de hardware, em teoria apontar-se-ia nesse sentido, mas claro, com a simples instalação dos drivers da placa cria-se a abertura necessária para prosseguir.
Aproveito o facto de se ter abordado a instalação dos drivers 173 da Nvidia para perguntar se se trata de um upgrade da que se apresenta como "recomendada" ou uma alternativa tendo em conta também que se apresenta como "bastante experimental" e até refere como preferencial no uso do unity3D?
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: nVidia Gforce 7300

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 14 de Junho 2011, 1:51

Olá José,

Não sei exatamente qual o motivo da escolhe deste driver em específico mas verdade é que ele é dos drivers que mais atualizações tem, pelo menos pelo que vejo! Creio que isto dos drivers, por cada número desses, existe novas funcionalidades implementadas e normalmente quantas mais, menos compatível é com as placas de vídeo mais antigas.

No entanto, infelizmente, o facto de ser drivers novos, não significa que funcionem melhor com as placas de vídeo mais novas (apesar de esses drivers prometerem funcionalidades que apenas essas placas mais novas têm). Penso que apenas por causa da estabilidade. :|

E voltando ao assunto, e voltando a frisar que não sei exatamente porquê, eu diria que o 173 foi o mais estável e compatível de todos e por isso normalmente é muitas vezes recomendado. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: nVidia Gforce 7300

Mensagempor wmjunior » Qui, 16 de Junho 2011, 20:20

Claudio Novais » Seg Jun 13, 2011 6:25 pm escreveu:Olá Walter,

Não adianta escolher o Unity normal ou o gnome3 quando a sua placa de vídeo não tem os drivers instalados. O facto de você instalar o gnome3 como tentativa de resolução nunca iria funcionar, pois você não tinha o Unity por causa da falta de drivers!

Foi sugerido o modo clássico, pois este não utiliza o potencial da sua placa de vídeo, apenas e só.

Sobre o seu problema em concreto, a verdade é que essa placa de vídeo foi definida como problemática pelos programadores do Ubuntu e puseram-na, inclusive, na BlackList, ou seja, na lista de placas de vídeo em que não funcionam correctamente. No entanto, isso não é totalmente verdade e você pode dar a volta! Como? Simples: http://askubuntu.com/questions/38853/is ... lacklisted

Basicamente o que tem de fazer é instalar os drivers 173 da Nvidia, que deverão aparecer na aplicação de instalação de drivers (não sei qual o nome aí no Brasil mas aqui em Portugal chama-se "drivers adicionais" ou "controladores de hardware" e que está disponível no menu sistema->Administração)

Depois disso, tem de fazer o referido no link, ou seja, abra a consola e escreva o seguinte para alterar a blackList:
sudo gedit /etc/environment

E depois adicione a seguinte linha:
UNITY_FORCE_START=1


Espero tê-lo ajudado. Já agora, depois de instalar os drivers 173, provavelmente o gnome3 funcionará!

Abraço


Obrigado Cláudio, segui suas dicas e deu certo. Vou testar mais tarde o Gnome 3, mas primeiro vou me divertir com o Unity.
Abraços.

Walter

wmjunior
 
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Junho, 2011

Re: nVidia Gforce 7300 - RESOLVIDO

Mensagempor gustavofoxx » Sáb, 23 de Julho 2011, 17:52

o nosso amigo ali deu um comando de FORCE..
esse comando nao recomendo , porque ao insalar alguns aplicativos direcioandos a graficos, ou jogos nao voa ficar em qualidade boa, podendo ate as vezes rodar "jogos " em 16 bits.
melhor ir no assitente de driver e instalar o 173" recommended" . junto ja vem os aplicativos de video nvidia.
rodei o need most wanted no ubuntu fico perfeito
agora estarei migrando para o gentoo

gustavofoxx
 
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Julho, 2011


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes