Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:13 Pesquisa avançada

Problema com instalação de Drivers AMD/Radeon

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Problema com instalação de Drivers AMD/Radeon

Mensagempor jpmartinussi » Sex, 13 de Fevereiro 2015, 3:09

Pessoal, bom dia

Já estou desesperado para instalar o driver da minha placa de vídeo e não quero voltar pro Windows.
Tenho um notebook Dell - Inspiron 5447 com placa de vídeo dedicada AMD de 2 gb, porém quando instalei os drivers e tudo mais ele não reconhece minha placa.
Fiz a verificação conforme orientações com o comando lspci | grep VGA, segue abaixo resultado:
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Haswell-ULT Integrated Graphics Controller (rev 0b)


Ele só reconhece como VGA a minha placa on-board da Intel, posteriormente fiz só o lspci para ver todas as peças ele mostra o seguinte:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Haswell-ULT DRAM Controller (rev 0b)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Haswell-ULT Integrated Graphics Controller (rev 0b)
00:03.0 Audio device: Intel Corporation Device 0a0c (rev 0b)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Lynx Point-LP USB xHCI HC (rev 04)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Lynx Point-LP HECI #0 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation Lynx Point-LP HD Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Lynx Point-LP PCI Express Root Port 3 (rev e4)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation Lynx Point-LP PCI Express Root Port 4 (rev e4)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation Lynx Point-LP PCI Express Root Port 5 (rev e4)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation Lynx Point-LP USB EHCI #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Lynx Point-LP LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation Lynx Point-LP SATA Controller 1 [AHCI mode] (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation Lynx Point-LP SMBus Controller (rev 04)
01:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 07)
02:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter (rev 01)
03:00.0 Display controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Device 6900


Minha placa dedicada está como Display controller e não como VGA, o ubuntu não a reconhece como placa de vídeo e por isso não consegui fazer os drivers funcionarem de jeito nenhum, existe alguma forma de torná-la um VGA Controller ou algo assim?
Já procurei em tudo quanto é lugar, só acho explicações de como instalar os drivers, mas nenhum problema semelhante ao meu.

Alguem pode me ajudar. Desde já muito Obrigado!!!

jpmartinussi
 
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Fevereiro, 2015

Re: Problema com instalação de Drivers AMD/Radeon

Mensagempor Maxwell » Sex, 13 de Fevereiro 2015, 4:23

Tenta essa dica se nao der vamos tenta outra http://www.hardware.com.br/dicas/acpi-power.html
Maxwel Guimaraes
Avatar do usuário
Maxwell
 
Mensagens: 521
Registrado em: 23 Outubro, 2011

Re: Problema com instalação de Drivers AMD/Radeon

Mensagempor Maxwell » Sex, 13 de Fevereiro 2015, 4:24

Mais uma dica pra ajudar tente uma delas http://www.diolinux.com.br/search/label/driver
Maxwel Guimaraes
Avatar do usuário
Maxwell
 
Mensagens: 521
Registrado em: 23 Outubro, 2011

Re: Problema com instalação de Drivers AMD/Radeon

Mensagempor jpmartinussi » Sex, 13 de Fevereiro 2015, 11:53

Maxwell valeu pelas dicas, mas vou ter que ver com mais calma, pois meu problema não é o driver, o driver instala, o Catalyst instala, mas eles não conseguem localizar minha placa AMD que não está como VGA controller e sim como Display.

Obrigado.

jpmartinussi
 
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Fevereiro, 2015

Re: Problema com instalação de Drivers AMD/Radeon

Mensagempor jpmartinussi » Qua, 18 de Fevereiro 2015, 23:02

Bom o que acabei de ver aqui é que realmente ele reconhece até os Drivers da AMD automaticamente, mas por algum motivo não consigo ativa-la. Ela permanece como Display Controller.

jpmartinussi
 
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Fevereiro, 2015

Re: Problema com instalação de Drivers AMD/Radeon

Mensagempor tharduar » Sex, 22 de Maio 2015, 23:56

Olá jpmartinussi,

Então estou com um problema parecido depois que tentei fazer uma atualização do driver.
Você conseguiu resolver o problema??

tharduar
 
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Maio, 2015

Re: Problema com instalação de Drivers AMD/Radeon

Mensagempor jpmartinussi » Sáb, 23 de Maio 2015, 15:59

Olá tharduar.

Cara até consegui resolver o problema, diretamente pelos drivers adicionais, notei também que o Ubuntu 15.04 possui a opção de utilizar um ou outro driver.

Mas mesmo tendo sucesso na instalação os drivers da AMD são muito pobres no linux e os jogos acabam não rodando bem, a solução que achei foi realmente fazer dual boot no meu computador e usar a instalação do Windows apenas para jogos.

Vamos rezar e esperar que o novo OpenGL Vulkan traga drivers melhorados para nós Ubuntuzeros.

Um abraço.

jpmartinussi
 
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Fevereiro, 2015


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 58 visitantes