Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:11 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO]Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 22 de Maio 2014, 23:36

Miguel Fonseca (22-05-2014, 20:19) escreveu:Boas @Luís, espero que te encontres bem!

Quanto ao facto de ser pequeno, não é relevante para este "debate", pois o que interessa é que o teste é "ordenado" pelo Kernel.
Por isso, o Kernel "arranca" o suficiente para coordenar o memtest.
Mas, num ponto tens razão, "arranca" para o memtest, mas poderá ter uma memória RAM danificada e por isso, não "arrancar" o SO.
Visto que tanto no Modo Live, como no Modo Install ele coloca informação na RAM, se existir uma ou mais RAM's danificadas ele não "arranca".

Por isso, convém, como escreveste, ele ver se tem alguma memória RAM danificada.
Se for esse o caso, o System Rescue Disc também poderá de uma forma mais pormenorizada detectar possíveis problemas.

Vi o Miguel fazer referência ao Kernel, mas na realidade, o MemTest86+ (que já agora, é baseado no MemTest86) é uma ferramenta que actua após a BiOS mas antes de algum Kernel ser iniciado, daí a aplicação ter aquele aspecto, porque está a interagir directamente com a BiOS, fazendo uso das mesmas propriedades gráficas e recursos que a BiOS (quando se entra no modo de configurações desta).

Existe um certo mal entendido devido ao aspecto do Grub e outras aplicações do género, mas quando este é apresentado, na realidade o Kernel Linux ainda não foi usado, daí o seu aspecto ser algo primitivo, porque para efeitos de maior compatibilidade, usa-se os recursos base do Hardware. Aliás, se não tiver o Plymouth, verá que ao seleccionar uma distro Linux, aparece uma mensagem do género «Loading kernel x.y...», o que significa que ainda não tinha sido carregado antes!




@bignose09, isso pode acontecer por dois motivos:
  1. Há algum problema nalgum bloco da memória RAM e apenas quando chega lá é que o Sistema vai abaixo, até porque o MemTest86+ usa ~16kB, o Grub ou qualquer outro tipo de Menu, deve rondar à volta de 1~5MB, o que pode ser relativamente insignificante quando comparado com 700MB ou mais, ao tentar carregar o SO (Live ou Instalador);
  2. O MBR ter ficado defeituoso ou ao desligar o PC durante a manutenção de uma partição, o que pode ter feito com que a cabeça de leitura tocasse na superfície do disco.

Para eliminar o problema do Disco Rígido, tendo o PC desligado, remova a sua unidade de Disco Rígido. Arranque o suporte Live e corra a sessão Live.

No caso de ser um problema de RAM, se tiver mais do que um pente, experimente usar apenas um de cada vez, permitindo assim eliminar a possível defeituosa...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor bignose09 » Sex, 23 de Maio 2014, 2:50

Luis, eu abri meu notebook e tentei limpar a memória com uma borrachinha e troquei também o slot de encaixe dela, ao ligar o notebook novamente aconteceu o mesmo problema. Ainda dando problemas de kernel panic, e não inicia nenhum DVD nem pendrive. Creio que terei que troca-la. Infelizmente :/

bignose09
 
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Maio, 2014

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 23 de Maio 2014, 22:27

bignose09 (23-05-2014, 2:50) escreveu:Luis, eu abri meu notebook e tentei limpar a memória com uma borrachinha e troquei também o slot de encaixe dela, ao ligar o notebook novamente aconteceu o mesmo problema. Ainda dando problemas de kernel panic, e não inicia nenhum DVD nem pendrive. Creio que terei que troca-la. Infelizmente :/

Quantos pentes (placas) RAM tem? Já as testou uma a uma? Se for mais do que uma e estarem as duas mal, então é bem lixado...

E sem o Disco Rígido? Já testou? Que tal correu? Não se esqueça de editar na BiOS para colocar o HDD no final da lista, para que não faça soar os alarmes quando for procurar por ele na sequência de arranque, visto que o HDD estará ausente... Mas atenção, há PC's que não dão para arrancar sem HDD... Na minha opinião isso é uma treta, já que a RAM é a única que devia ser considerada obrigatória, dado que do ponto de vista do funcionamento de um PC, o HDD é tão importante como uma unidade de CD/DVD/USB (todas elas são consideradas memórias secundárias).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor bignose09 » Sex, 23 de Maio 2014, 22:45

Luis Cardoso (23-05-2014, 22:27) escreveu:
bignose09 (23-05-2014, 2:50) escreveu:Luis, eu abri meu notebook e tentei limpar a memória com uma borrachinha e troquei também o slot de encaixe dela, ao ligar o notebook novamente aconteceu o mesmo problema. Ainda dando problemas de kernel panic, e não inicia nenhum DVD nem pendrive. Creio que terei que troca-la. Infelizmente :/

Quantos pentes (placas) RAM tem? Já as testou uma a uma? Se for mais do que uma e estarem as duas mal, então é bem lixado...

E sem o Disco Rígido? Já testou? Que tal correu? Não se esqueça de editar na BiOS para colocar o HDD no final da lista, para que não faça soar os alarmes quando for procurar por ele na sequência de arranque, visto que o HDD estará ausente... Mas atenção, há PC's que não dão para arrancar sem HDD... Na minha opinião isso é uma treta, já que a RAM é a única que devia ser considerada obrigatória, dado que do ponto de vista do funcionamento de um PC, o HDD é tão importante como uma unidade de CD/DVD/USB (todas elas são consideradas memórias secundárias).


Meu notebook possui apenas um pente de memória de 2GB, então se for memória, é ela o problema. Ainda não tentei arrancar sem o HD. Mas não entendo, pois nem o Live quer inicializar, devido a este kernel panic. Em muitas pesquisas que vi, falaram que é realmente a memória, só que ao manuseá-la não encontrei nenhum tipo de dano ou defeito , para mim ela parecia intacta. Então o que você supõe que seja?

bignose09
 
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Maio, 2014

Re: [RESOLVIDO]Fui formatar o notebook e ele não dá boot mai

Mensagempor bignose09 » Dom, 25 de Maio 2014, 3:32

Consegui resolver meu problema. O problema era nas partições do meu hd, não sei o porque. Gravei uma mídia com um UBUNTU 10.10 32 bits e consegui bootar por essa mídia. A partir daí, na parte de particionamento, eu exclui as partições e reiniciei o notebook. Depois inseri o DVD do Windows 7 e consegui instalar normalmente, formatando e criando uma nova tabela de partições. Obrigado a todos!

bignose09
 
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Maio, 2014

Anterior

Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 59 visitantes