Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 9:31 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO]Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[RESOLVIDO]Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor bignose09 » Qua, 21 de Maio 2014, 23:21

Galera, seguinte tenho um notebook ACER ASPIRE E1-421. Nele tinha instalados um debian e o ubuntu 14.4, porém ontem fui formata-lo para colocar o Windows 7, só que na parte de formatação dos discos, cliquei em deletar uma partição e ficou carregando e não saiu disso e nem excluiu a partição que tinha clicado para excluir. Tive que desligar e ligar o notebook, ao ligar ele não bootáva mais o Windows, ficava apenas carregando na parte de "Start Windows", e ao tentar bootar com uma mídia com Linux instalado, ele mostrava uma tela preta com um erro chamado 'kernel Panic'. Agora não consigo bootar pelo hd pois dá o erro "grub rescue, no such partition found" nem por nenhuma outra mídia como DVD ou PENDRIVE. Será que meu HD pifou?

Erro apresentado ao tentar bootar pela mídia com linux instalado:

http://i.imgur.com/LyqpcVD.jpg
Editado pela última vez por bignose09 em Dom, 25 de Maio 2014, 3:30, em um total de 1 vez.

bignose09
 
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Maio, 2014

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 21 de Maio 2014, 23:26

Boas @Bignose, "agarra" num live cd/pen do Ubuntu, "arranca" por ele.

Depois, no terminal, executa este comando e coloca aqui o resultado:

sudo fdisk -l


Aguardo.

Não desesperes, pois pode ser que ainda dê para recuperar o Ubuntu.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor bignose09 » Qua, 21 de Maio 2014, 23:27

Miguel Fonseca (21-05-2014, 23:26) escreveu:Boas @Bignose, "agarra" num live cd/pen do Ubuntu, "arranca" por ele.

Depois, no terminal, executa este comando e coloca aqui o resultado:

sudo fdisk -l


Aguardo.

Não desesperes, pois pode ser que ainda dê para recuperar o Ubuntu.

O problema que não boota nem por live, nem por dvd, nem por pendrive. Dá o erro do kernel panic

bignose09
 
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Maio, 2014

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 21 de Maio 2014, 23:33

Bem, mesmo que o teu disco tivesse pifado, arrancava SEMPRE no Live, pois é necessário a RAM, os processadores e a gráfica, mas o disco não é necessário!

Das duas uma, ou tens um problema no Live cd/dvd/pen e aconselho-te a gravares outro (melhor opção!), ou utilizares uma versão ANTIGA de uma distro Linux que tenhas por ai e "arrancares" em Live com a "nova" distro que gravaste.

Ou então, algum hardware pode ter "pifado" no teu PC. Tipo, uma das RAM's, ou a gráfica, ou os processadores, etc.

Tenta gravar outra vez o Ubuntu num CD/DVD/Pen, mas faz outro Download e "arranca" por ele.
Depois coloca aqui o resultado do comando que te deixei para podermos confirmar as partições que ainda possam existir e, se o Ubuntu ainda existe numa delas.
Se existir, então eu darte-ei os comandos necessários para recuperares o Grub e com isso, o Ubuntu.

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor bignose09 » Qui, 22 de Maio 2014, 2:39

O engraçado é que fiz o MemTest86+ e ele não acusou nenhum erro de memoria. E também chega na tela inicial do debian para escolher graphical install ou install e após eu selecionar qualquer uma das duas, mostra a mensagem de kernel panic. Realmente não consigo bootar nem por DVD nem por PEn drive
Editado pela última vez por bignose09 em Qui, 22 de Maio 2014, 2:47, em um total de 1 vez.

bignose09
 
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Maio, 2014

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor bignose09 » Qui, 22 de Maio 2014, 2:43

Miguel Fonseca (21-05-2014, 23:33) escreveu:Bem, mesmo que o teu disco tivesse pifado, arrancava SEMPRE no Live, pois é necessário a RAM, os processadores e a gráfica, mas o disco não é necessário!

Das duas uma, ou tens um problema no Live cd/dvd/pen e aconselho-te a gravares outro (melhor opção!), ou utilizares uma versão ANTIGA de uma distro Linux que tenhas por ai e "arrancares" em Live com a "nova" distro que gravaste.

Ou então, algum hardware pode ter "pifado" no teu PC. Tipo, uma das RAM's, ou a gráfica, ou os processadores, etc.

Tenta gravar outra vez o Ubuntu num CD/DVD/Pen, mas faz outro Download e "arranca" por ele.
Depois coloca aqui o resultado do comando que te deixei para podermos confirmar as partições que ainda possam existir e, se o Ubuntu ainda existe numa delas.
Se existir, então eu darte-ei os comandos necessários para recuperares o Grub e com isso, o Ubuntu.

Aguardo.




gravei outra midia com o live do ubuntun 14.4 e continua dando kernel panic, e o mesmo com o windows 7, não carrega. minha memoria será que pifou?

bignose09
 
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Maio, 2014

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 22 de Maio 2014, 14:17

Boas @Bignose, pode parecer uma pergunta estúpida, mas, quando tentas através do Live, escolhes Live Session/Modo Live, certo?
Não escolheste instalar?

Se a memória tivesse pifado, o memtest não teria dado tudo OK!

E se o PC te permite fazer o memtest (que basicamente é um teste feito em modo live em que carrega ferramentas do Kernel para diagonóstico do Hardware/RAM), então teria de te permitir "arrancar" em Live Session/Modo Live!

Mas, caso tenhas realmente tentado o Live Session/Modo Live e ele deu-te Kernel Panic? 8| e não consigas de maneira nenhuma aceder ao PC, faz o seguinte, vai a este link:

http://www.sysresccd.org/Download

e descarrega a Distro System Rescue CD, tenta "arrancar" com "ela" e executar o comando que te deixei e colocar aqui o resultado para ver se ainda existe hipótese de recuperar.

ARRANCA EM MODO LIVE, quer com o Ubuntu, quer com o System Rescue CD, não escolhas instalar!

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 22 de Maio 2014, 19:39

bignose09 (22-05-2014, 2:39) escreveu:O engraçado é que fiz o MemTest86+ e ele não acusou nenhum erro de memoria. E também chega na tela inicial do debian para escolher graphical install ou install e após eu selecionar qualquer uma das duas, mostra a mensagem de kernel panic. Realmente não consigo bootar nem por DVD nem por PEn drive

Quantos testes do MemTest86+ ele efectuou? Se não me engano, faz 9 testes e depois de finalizados, volta a fazer novamente os testes. Eu fiz esse mesmo teste recentemente no PC do trabalho, porque de vez em quando apresentava um Kernel Panic, acusando problema de memória e até indicava o bloco. Perdi quase 2h do trabalho só a fazer a verificação de 1GB de RAM, e só em 2 testes é que acusou problema, mas na repetição não acusou, sabe porquê? Porque os testes usam palavras com valores aleatórios, e como era praticamente apenas 1 bit que estava a dar problemas num determinado bloco da memória, era apenas uma questão de ter paciência.

Porque digo isto? Porque na mensagem que se vê na imagem, está lá uma referência a "Out of memory"...




Miguel Fonseca escreveu:Boas @Bignose, pode parecer uma pergunta estúpida, mas, quando tentas através do Live, escolhes Live Session/Modo Live, certo?
Não escolheste instalar?

Se a memória tivesse pifado, o memtest não teria dado tudo OK!

E se o PC te permite fazer o memtest (que basicamente é um teste feito em modo live em que carrega ferramentas do Kernel para diagonóstico do Hardware/RAM), então teria de te permitir "arrancar" em Live Session/Modo Live!

(...)

Não necessariamente, pelo que vi, o MemTest86+ é tão pequeno que apenas precisa de reservar um bloco de 16kB. Ora, ele verifica primeiro via CD/USB/etc se pode escrever nesse bloco, aliás, ele até verifica se o bloco que reservou para si mesmo está funcional xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 22 de Maio 2014, 20:19

Boas @Luís, espero que te encontres bem!

Quanto ao facto de ser pequeno, não é relevante para este "debate", pois o que interessa é que o teste é "ordenado" pelo Kernel.
Por isso, o Kernel "arranca" o suficiente para coordenar o memtest.
Mas, num ponto tens razão, "arranca" para o memtest, mas poderá ter uma memória RAM danificada e por isso, não "arrancar" o SO.
Visto que tanto no Modo Live, como no Modo Install ele coloca informação na RAM, se existir uma ou mais RAM's danificadas ele não "arranca".

Por isso, convém, como escreveste, ele ver se tem alguma memória RAM danificada.
Se for esse o caso, o System Rescue Disc também poderá de uma forma mais pormenorizada detectar possíveis problemas.

Se fosse um Desktop era mais fácil por duas razões:

- Primeiro, os Desktops (no meu foi o que aconteceu quando "pifou" uma das RAM's!) por norma "começam a apitar" quando existe algum problema de Hardware e nos Laptops, não sei se isso acontece :conf:
Embora, no meu caso, o PC quando tinha a memória danificada nem arrancou! Nem à BIOS foi! Nada, ZERO! Monitor preto e a apitar feito maluco!
Por isso é que ainda estou com dúvidas em relação à possibilidade de ser uma memória danificada, pois o PC dele arranca, vai à BIOS, tenta ler o disco e lê CD/DVD/PEN USB!;

- Segundo, como no meu caso, abri com extrema facildade e substitui a RAM danificada, ficando o PC logo (cerca de 10 minutos!) a "bombar".

De qualquer maneira é aguardar para ver o feedback do @Bignose.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Fui formatar o notebook e ele não dá boot mais.

Mensagempor bignose09 » Qui, 22 de Maio 2014, 22:09

Realmente até agora não consegui realizar nenhum tipo de boot. Estou começando a achar que minha memória pifou, mas o estranho que ao arrancar uma mídia com Linux Debian instalado, ele apresenta este menu inicial como de costume: Imagem

Mas após clicar em alguma destas opções, em até mesmo 'rescue mode' ele apresenta o Kernel panic. É conveniente eu retirar minha memória do notebook e limpá-la para testar? ou pode ser problema no HD ?

bignose09
 
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Maio, 2014

Próximo

Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes

cron