Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 11:52 Pesquisa avançada

Área de notificação em ambiente xfce

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Área de notificação em ambiente xfce

Mensagempor José Craveiro » Qua, 21 de Maio 2014, 19:42

Após ter acrescentado ao Ubuntu base o ambiente xfce, tal como fiz na versão anterior (12.04),
reparei que a área de notificação no painel não apresenta o habitual ícone de rede bem como outros que usam esta área. Gostaria de saber se isto já sucedeu com mais alguém neste ambiente e se sabe como resolver. Obrigado. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Área de notificação em ambiente xfce

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 21 de Maio 2014, 23:41

Boas @José, vê se esta solução resolve o teu problema:

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xfce4-panel/+bug/1302462/comments/3

Solução apresentada por este utilizador:

http://osdir.com/ml/ubuntu-users/2014-05/msg00158.html

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Área de notificação em ambiente xfce

Mensagempor José Craveiro » Qui, 22 de Maio 2014, 18:32

Miguel, obrigado mas não passa de uma entre muitas abordagens inconclusivas quando se busca ajuda quando surgem problemas ou omissões. Sinceramente também não me faz assim tanta diferença não ter disponível o ícone de rede, não passa de uma questão de conforto ou comodismo olhar naquela direção do painel e observar o que se pretende, no meu caso era somente para ver a disponibilidade de rede visto que em relação a outros ícones tais como por exemplo o do Skype até irritam e quanto a mim este não faz falta absolutamente nenhuma. Vou vendo mais informação, pode ser que consiga completar o painel devidamente. Desde que uso o xfce isto nunca me aconteceu! :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Área de notificação em ambiente xfce

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 22 de Maio 2014, 19:49

José Craveiro (22-05-2014, 18:32) escreveu:Miguel, obrigado mas não passa de uma entre muitas abordagens inconclusivas quando se busca ajuda quando surgem problemas ou omissões. Sinceramente também não me faz assim tanta diferença não ter disponível o ícone de rede, não passa de uma questão de conforto ou comodismo olhar naquela direção do painel e observar o que se pretende, no meu caso era somente para ver a disponibilidade de rede visto que em relação a outros ícones tais como por exemplo o do Skype até irritam e quanto a mim este não faz falta absolutamente nenhuma. Vou vendo mais informação, pode ser que consiga completar o painel devidamente. Desde que uso o xfce isto nunca me aconteceu! :|

Tem o nm-applet instalado?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Área de notificação em ambiente xfce

Mensagempor José Craveiro » Sex, 23 de Maio 2014, 20:02

Se tenho o nm-applet instalado, para ser mais completo na resposta, o Synaptic não encontra este termo como tal, mas se o nm-applet já aqui está penso que foi o applet para gnome e visível no unity, agora no xfce apesar de nas propriedades da área de notificação se encontrar na lista o "applet de gestor de rede" (como sempre encontrei), este agora simplesmente não se encontra visível no painel! :|
É daquelas coisas estranhas e ao mesmo tempo irritantes porque que razões haveriam para que tal suceda? Não faz sentido. :roll:
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Área de notificação em ambiente xfce

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 23 de Maio 2014, 22:40

José Craveiro (23-05-2014, 20:02) escreveu:Se tenho o nm-applet instalado, para ser mais completo na resposta, o Synaptic não encontra este termo como tal, mas se o nm-applet já aqui está penso que foi o applet para gnome e visível no unity, agora no xfce apesar de nas propriedades da área de notificação se encontrar na lista o "applet de gestor de rede" (como sempre encontrei), este agora simplesmente não se encontra visível no painel! :|
É daquelas coisas estranhas e ao mesmo tempo irritantes porque que razões haveriam para que tal suceda? Não faz sentido. :roll:

Veja isto:

Segundo dizem, é um bug no Ubuntu 14.04 que afecta os não Gnome-like.

Ou na língua de Camões:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Área de notificação em ambiente xfce

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 24 de Maio 2014, 14:41

Olá Luís, desta vez funcionou, já aparece na área de notificação o respetivo ícone. Muito obrigado pela dica. :yeah:

... mas, é tinha que haver um "mas"! :(
Tinha resolvido instalar o Ubuntu 14.04 também no pc fixo esta manhã; após ter instalado, processo que sem que tenha detetado algo em contrário, decorreu normalmente. Como optei por modem acessível apenas por cabo de rede, se no meu portátil funciona sem problemas, o mesmo já não digo no pc fixo!
(Ainda no unity - pós instalação) apesar de neste ambiente aparecer no painel o ícone de rede, não sei ainda o porquê de não conseguir acesso à rede; após vários reboots a busca por sinal de rede mantém-se e sem resultados positivos. Enquanto no portátil funcionou logo à primeira neste ambiente, no fixo não está a conseguir acesso!!

Não faço ideia o que se passa, entre várias hipóteses que desconheço poderá ser alguma incompatibilidade entre o dispositivo de entrada do pc com a versão do gestor de rede deste novo Ubuntu. Não me parece que só me seja permitido pela operadora poder usar um computador para o acesso à rede que disponibiliza!! Ou será que é isso que está a acontecer? ¬¬
Anteriormente tinha lá instalado também o 12.04 e da última vez que tive internet em casa (há cerca de 2 anos), o cesso à rede nunca apresentou problemas nos 2 computadores!
Já pensei instalar de novo no fixo o Ubuntu 12.04, mas apesar de ainda ter suporte por mais 3 anos, sinceramente não estou com muita vontade de o fazer agora que tenho o novo Ubuntu. :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Área de notificação em ambiente xfce

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 25 de Maio 2014, 5:53

Boas José, experimenta com o PC ligado no Ubuntu 14.04, desligar o cabo de rede (conta até 10 :) ) e volta a ligá-lo e vê se dá.

Caso não dê, logo após este procedimento, executa estes comandos no terminal:

lspci | egrep -i --color 'network|ethernet'
- para sabermos com precisão qual o teu controlador e coloca aqui o resultado;

ifconfig
- para sabermos o estado "real" da tua ligação e coloca aqui o resultado

dmesg | tail -20
- para sabermos se e que erros ocorrem aquando do procedimento de desligar e "religar" e coloca aqui as últimas linhas (embora o comando só mostre as últimas 20 o que deve chegar!) que aparecem que estejam relacionadas com ligação à rede (ethernet, eth0, etc).

Aguardo.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Área de notificação em ambiente xfce

Mensagempor José Craveiro » Dom, 25 de Maio 2014, 20:24

8) pois Miguel, acontece que esse pormenor de aguardar uns momentos e voltar a conectar o cabo, tanto no modem como no pc, também me passou pela cabeça e fi-lo obviamente, mas isso não funcionou. Como referi anteriormente, passou-me também pela cabeça voltar a instalar a versão 12.04, instalei, o que aconteceu é que estranhamente também não consegui ter acesso à net, coisa que antes não tinha problemas. :conf:

grrrr Não fiquei nada contente com este resultado, bem pelo contrário, o que me fez deixar de lado talvez por um tempo esse computador e encaixotei-o arrumando-o em outro sítio disponibilizando o espaço que preciso com o portátil, talvez seja até ter disponibilidade para com mais calma perceber o que se passa. Como tenho o portátil, faço nele tudo e resolvi pelo menos por agora apenas usá-lo. De qualquer forma agradeço muito estas dicas que irei guardar e logo que resolva retomar esta situação dar-lhes-ei a atenção devida. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Área de notificação em ambiente xfce

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 25 de Maio 2014, 22:05

José Craveiro (25-05-2014, 20:24) escreveu:8) pois Miguel, acontece que esse pormenor de aguardar uns momentos e voltar a conectar o cabo, tanto no modem como no pc, também me passou pela cabeça e fi-lo obviamente, mas isso não funcionou. Como referi anteriormente, passou-me também pela cabeça voltar a instalar a versão 12.04, instalei, o que aconteceu é que estranhamente também não consegui ter acesso à net, coisa que antes não tinha problemas. :conf:

grrrr Não fiquei nada contente com este resultado, bem pelo contrário, o que me fez deixar de lado talvez por um tempo esse computador e encaixotei-o arrumando-o em outro sítio disponibilizando o espaço que preciso com o portátil, talvez seja até ter disponibilidade para com mais calma perceber o que se passa. Como tenho o portátil, faço nele tudo e resolvi pelo menos por agora apenas usá-lo. De qualquer forma agradeço muito estas dicas que irei guardar e logo que resolva retomar esta situação dar-lhes-ei a atenção devida. ;)

Faça o seguinte, abra o seguinte ficheiro de configuração:
sudo gedit /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf


Verifique a linha:
Código: Selecionar todos
[ifupdown]
managed=true


Se estiver false ou não estiver presente, experimente colocar como lhe apresento. Depois desligue a ligação via NM-Applet, espere e volte a ligar. Se não resultar, reinicie mesmo o PC.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 67 visitantes

cron