Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:23 Pesquisa avançada

Ubuntu 12.04 muito lento

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Ubuntu 12.04 muito lento

Mensagempor J.Roberto » Dom, 4 de Maio 2014, 15:48

Prezados,

Possua as seguintes configurações de soft e hard:

UBUNTU
Lançamento 12.04 (precise) 32-bit

Kernel Linux 3.2.0-60-generic-pae

GNOME 3.4.2


HARDWARE
memoria: 985,2 MiB (1gb)

processador: Intel® Pentium(R) D CPU 2.80GHz × 2

HD : 80 GB

Partições:
14 (13,6gb) GB ext4 onde se encontra o ubuntu e demais aplicações;
1 (890mb) GB swap memoria virtual;
65 (62gb)GB NTFS


Substitui o win XP pelo ubuntu 12.04 porem o mesmo apresenta grande lentidão. Sempre acompanho o andamento do sistema pelo MONITOR DE SISTEMA e mesmo quando o consumo de processador e memoria e baixo ele ainda continua lento. Ao iniciar qual quer aplicação(abria o navegador) o mesmo eleva muito o processamento mantendo os dois núcleos sempre entre 90 e 100% inviabilizando utilizar qualquer outra aplicação em conjunto (abrir mais de uma aba no navegador) a execução de vídeos a áudios e extremamente precária devido a lentidão do sistema acho bastante peculiar pois somente o processamento fica alto mais a memoria custa ultrapassar os 50% mal chega a utilizar o swap.
Outro problema que não consigo resolver é que está havendo algum conflito com o roteador d-link que utilizo. Sempre que o roteado e desligado ele custa a obter "rede" se eu retiro o ponto de internet ele recupera rede a placa pola e na interface ele avisa que o cabo está conectado porem ao retornar o ponto de internet ele não obtêm conexão é necessário reiniciar o sistema e dar um boot no roteador e garantir que o PC seja o primeiro a se conetar, caso algum dispositivo se conecte pela wireless antes que o PC estabeleça rede ele terá o mesmo problema já relatado.
Já tentei algumas soluções para resolver o problema como desinstalar recursos como o: sistema que notifica as redes sociais, notificação de e-mail o bate papo que já vem nele o player RhythmBox, retirar os efeitos 3d usando a interface mais simplificada. Porem não surtiu grandes efeitos. Como ultima medida resolvi trocar o interface para o Xface, pois segundo o que eu lê ela é bem mais leve que a do ubuntu, da mesma forma o resultado não foi satisfatório melhorou um pouco mais ainda muito lento sem contar que agora tinha uma interface menos amigável que não sabia utilizar.
Atualizei os drives e tudo mais que é solicitado pelas atualizações automáticas do sistema afim de resolver o problema da minha placa de rede. Porem o mesmo permanece.
Realmente estou precisando de ajuda caso nada mais possa ser feito gostaria de saber como posso retornar para o falecido Win XP tendo em vista que tentei já essa manobra porem o maquina não inicia, lembrando é claro que só formato a partição de 14 GB destinada os sistema q utilizo.

Att,
Roberto.

J.Roberto
 
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Maio, 2014

Re: Ubuntu 12.04 muito lento

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 4 de Maio 2014, 21:38

Já tentas-te uma versão tipo xubuntu ou instalar o xfce

ou usa este terminal

sudo apt-get xubuntu-desktop
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ubuntu 12.04 muito lento

Mensagempor J.Roberto » Seg, 5 de Maio 2014, 15:52

Prezado,

Desde já agradeço por sua solução apresentada, ainda não a testei, mais informo que a interface Xface eu já a instalei antes afim de contornar o problema, ouve uma melhora, porem a maquina continuava bastante lenta sem contar que utilizava uma interface menos amigável onde operações simples eu não sabia como fazer pela interface, como: alterar o volume da placa de som configurações da placa de rede e muitos outros que tive que fazer via terminal o que inviabiliza bastante pois não serei o único usuário da maquina.
Como também já havia relatado antes eu não consigo compreender os motivos de o SO está tão lento pois segundo o que eu já havia pesquisado aqui no fórum as minhas configurações dariam conta. (por favor corrijam me se estiver errado)
Assim que estiver utilizando a maquina vou fazer a instalação da interface Xubuntu e retorno com os resultados.
Se os senhores tiverem mais informações outras soluções agradeço imensamente a participação.

J.Roberto
 
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Maio, 2014

Re: Ubuntu 12.04 muito lento

Mensagempor Bitetti » Seg, 5 de Maio 2014, 16:42

Verifique se as conexoes de rede estão ok, se não estiverem um navegador sozinho pode fazer muito estrago.
Tem mais, verifique se as configurações da placa de video estão ok.
Aki em casa o Zeidgeist (certo, n lembro como se escreve), dá altos paus, tipo com minha pasta de download q n limpo a anos... ele fica tentando reindexar.
Na duvida, ache o numero do processo do zeidegest pelo top ou monitor, e dê um kill -9 (numero do PID dele) e deslogue os outros usuários tb.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Ubuntu 12.04 muito lento

Mensagempor Agnaldo Lucindo » Qui, 8 de Maio 2014, 17:36

Eu tenho experiencia com computador velho e pra aumentar a velocidade voce ter que retirar o textlive e um montao de coisa ou instalar o lxde que bem parecido com o windows so que bem mais leve :yeah:
Imagem Tudo aquilo que o homem ignora,nao existe para ele.Porisso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber.Albert Eistein
Avatar do usuário
Agnaldo Lucindo
 
Mensagens: 119
Registrado em: 31 Janeiro, 2014
Localização: Alem Paraiba-MG-Brasil


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes