Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:49 Pesquisa avançada

Como se proteger do Marco Civil?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Como se proteger do Marco Civil?

Mensagempor thiago____7 » Qua, 30 de Abril 2014, 9:10

Bom pessoal, vim aqui pedir a ajuda de vocês em uma questão, que é: como não ter um reality show em casa?

Comecei o papo no VoL, e resolvi expandir a área de ajuda.

Aqui se tem o início: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Off ... arco-Civil

A questão política foi abordada no VoL, e eu acho que não é necessário repetir o papo aqui. A situação que o Brasil vive hoje é uma só, e não é boa.


Então, eu queria pedir a vocês, se vocês podem me ajudar nisso, em não ter um reality show em casa. Seja induzindo um registro de informações falsas (criptografadas, manipuladas etc.), ou através de algum outro método que possa ser utilizado.

Tem como pessoal? Tem como não ter um reality show em casa? Tem como se proteger do Marco Civil?

Vocês podem me ajudar e também ajudar a outros que possam querer o mesmo?


Obrigado!

Até.

thiago____7
 
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Abril, 2014

Re: Como se proteger do Marco Civil?

Mensagempor Bitetti » Qua, 30 de Abril 2014, 13:12

Sua casa vira um big brother mais facilmente com um x-box one ou com a câmera do playstation.

Quanto a questão da guarda de registros, muita gente confunde. Alguns acham q é um pesadelo, outros que não que nada mais é do que guardar as horas q vc conecta e desconecta. Estes últimos não sabem que um acesso é toda conexão realizada a um servidor e não somente a hora q vc loga no sistema, e quem já viu um registro de proxy sabe que até as imagens vistas entram na roda. No geral esses dados são lixo, são armazenados por curtos períodos para fazermos perfis de usuários e descartados.
Claro que há uma justificativa na lei que esses dados só são liberados unicamente a justiça por requerimentos legais, no entanto quem da maioria da população pode arcar com advogados? Da mesma forma que ocorre hoje as grandes empresas de media usaram esses recursos de forma maliciosa.

Mudanças boas e ruins ocorrem na neutralidade de rede, ou ocorreriam num mundo ideal, já q existe um texto que diz que dependende das necessidades técnicas os pacotes de dados podem ser remanejados...

No caso da neutralidade de rede é uma coisa longe de ser entendida ao usuário final, o uso destas palavras obviamente é algum mecanismo de deixar os termos técnicos de lado para um maior entendimento leigo. Mas mesmo com a piroca do marco tem horas que eu não consigo ver vídeos no Youtube descentemente.

Há umas clausulas sobre guardar dados em aplicações ser facultativo, essa é uma parte que tenho q olhar com atenção devido ao fato de criar alguns servidores de jogos e chat exporadicamente.

Coisas boas ocorrem claro, como ausentar um provedor de culpa pela burrada alheia. Até então já vi coisas ridiculas como gente sendo presa por comentários anonimos feitos em blog, e o Google sendo processado por gente que posta bobagem.

De certa forma, se vc ler direito vai ver que ele "não fede e não cheira" se comparar com leis mais absurdas que o governo realmente aproveitou para meter a faca nas costas da populaçao como a Lei Diekman (não sei como se escreve p mim é lei da p**a da Televisão msm)

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb ... PL@126/201
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Como se proteger do Marco Civil?

Mensagempor thiago____7 » Qua, 30 de Abril 2014, 15:25

No link do VoL tem muita coisa falada; e eu acho que pode feder sim, é só uma questão de tempo...


A questão mesmo é que esse Marco Civil é igual uma webcam transmitindo a tela das pessoas para um servidor. Pq tudo será registrado, nas operados de internet e nos provedores de conteúdo. E o que um usuário quer, é ter sua privacidade em suas conversas no WhatsApp, por exemplo.

Vocês podem me ajudar e também ajudar a outros que possam querer o mesmo? Qual é o caminho (informações criptografadas, manipuladas, VPN, Tor, Tails? etc.)?
E tem solução para o usuário comum?

Vlw.

thiago____7
 
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Abril, 2014

Re: Como se proteger do Marco Civil?

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 30 de Abril 2014, 21:02

Como contornar tudo isso? Simples, desligue tudo da tomada, remova baterias caso existam e saia de casa. Quando precisar de falar com alguém, vá até essa pessoa e pronto. E mesmo assim não há garantia de se livrar de mecanismos de espionagem e de registos indesejados.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como se proteger do Marco Civil?

Mensagempor thiago____7 » Qui, 1 de Maio 2014, 22:21

Podemos pegar por exemplo, quais métodos de criptografia eu posso usar para me comunicar com meus familiares, tanto em PCs quanto em dispositivos móveis? Mas nesses casos eu teria que configurar os 2 lados da comunicação, né?


E, teria uma forma de eu configurar somente um lado da comunicação? No caso para conversar com amigos, onde eu não teria como fazer nada no dispositivo que ele estiver usando.


É isso aí.
valeu.

thiago____7
 
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Abril, 2014

Re: Como se proteger do Marco Civil?

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 1 de Maio 2014, 23:07

thiago____7 (01-05-2014, 22:21) escreveu:Podemos pegar por exemplo, quais métodos de criptografia eu posso usar para me comunicar com meus familiares, tanto em PCs quanto em dispositivos móveis? Mas nesses casos eu teria que configurar os 2 lados da comunicação, né?


E, teria uma forma de eu configurar somente um lado da comunicação? No caso para conversar com amigos, onde eu não teria como fazer nada no dispositivo que ele estiver usando.


É isso aí.
valeu.

Pode sempre optar por algo assim: viewtopic.php?p=64253#p64253
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes