Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:39 Pesquisa avançada

Segurança

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Segurança

Mensagempor doktor p » Dom, 27 de Abril 2014, 1:14

Olá,migrei há umas 4 semanas do windows para o ubuntu.

Uma coisa que apreciava no windows era os programas de proteção,etc etc...não sei,mas com vpn's e proxys + um bom antivirus e firewall sentia-me seguro.

Sei que o linux já por si é seguro,porém queria instalar um bom antivírus aliado com uma firewall(tb sei que o ubuntu trás uma firewall,que tb já a ativei...mas onde se vê as configurações?Podem-me passar o comando?)

E programas que mudem o ip e o mac adress?Sabem-me dizer,e como instalar?

*Tenho instalado o macchanger,porém não tenho muito jeito para configurar,podem-me dar umas dicas?


Resumindo,preciso de ajuda em:
-antívirus
-firewall
-mudar o ip
-mudar o mac adress


Saudações :)

doktor p
 
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Abril, 2014

Re: Segurança

Mensagempor abdo » Dom, 27 de Abril 2014, 3:22

boas doktor

em relação ao UFW o firewall padrão do ubuntu veja neste link algumas dicas de configuração....
as demais duvidas deixarei para os mais feras ok...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Segurança

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 27 de Abril 2014, 12:46

abdo (27-04-2014, 3:22) escreveu:boas doktor

em relação ao UFW o firewall padrão do ubuntu veja neste link algumas dicas de configuração....
as demais duvidas deixarei para os mais feras ok...

Sim, para firewall o UFW é o mais simples no ponto de vista do utilizador final, ainda para mais com a interface gráfica GUFW.

Para solução Anti-vírus, recomendo o ClamAV e a GUI simples (ClamTk) para interagir com ele:
sudo apt-get install -y clamtk


Eu tenho-o usado para verificar dispositivos que têm de ser usados em diversos SO, especialmente para garantir que não vai lá algum código malicioso que possa afectar o Windows (embora não faça nada ao Linux, no Windows poderia fazer estragos ao ser arrancado pelo dispositivo).

doktor p escreveu:Sei que o linux já por si é seguro,porém queria instalar um bom antivírus aliado com uma firewall(tb sei que o ubuntu trás uma firewall,que tb já a ativei...mas onde se vê as configurações?Podem-me passar o comando?)

Estará a falar do IPTables?


Já agora, praticamente todas as soluções de AV no Linux são passivos, i.e., é preciso o utilizador correr o scan manual para fazer a verificação de bicharada... Ao contrário do que acontece aos do Windows, em que a maioria é activo, i.e., estão constantemente a monitorizar tudo o que o utilizador executa e pesquisa para garantir que tudo é passado a pente fino (e mesmo assim há muita tralha que consegue passar por esses filtros).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Segurança

Mensagempor doktor p » Dom, 27 de Abril 2014, 23:41

Obrigado pelas respostas,concerteza tenho o meu pc mais seguro :)
Luis Cardoso (27-04-2014, 12:46) escreveu:
doktor p escreveu:Sei que o linux já por si é seguro,porém queria instalar um bom antivírus aliado com uma firewall(tb sei que o ubuntu trás uma firewall,que tb já a ativei...mas onde se vê as configurações?Podem-me passar o comando?)

Estará a falar do IPTables?


Quanto á firewall,eu referia-me á UFW 8)

doktor p
 
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Abril, 2014


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes

cron