Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:09 Pesquisa avançada

Enigma com o Nautilus Ubuntu Gnome 14.04 GTK 3.10

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Enigma com o Nautilus Ubuntu Gnome 14.04 GTK 3.10

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 4 de Abril 2014, 3:40

Boas, talvez alguém me possa ajudar com esta questão?

Instalei o Ubuntu Gnome 14.04, que vem com o Gnome 3.10.
Estou bastante contente com a produtividade do Gnome-Shell e tudo mais.

Mas, este GTK 3.10 introduzou algumas alterações, nomeadamente nas aplicações "nativas" do Gnome.

Um dos casos é o Nautilus, que seguindo o novo estilo implementado pela CSD (Clent Side Decorations), abdicou dos botões das janelas, excepto o de fechar (close).
Como tal, os botões de maximizar e minimizar não existem.
Em princípio, com o lançar do 3.12, o Gnome-Tweak-Tool irá trazer essa opção de escolher entre ter ou não ter esses botões.

Agora o estranho! 8| o.0

Essa opção já existe no Gnome-Tweak-Tools 3.10!
Que eu tenho, como podem ver nesta imagem:



E estão ambos activados (como também podem ver na imagem), tanto os botões de maximizar, como de minimizar.

Como é evidente, não funciona para o Nautilus e TODAS! as outras aplicações "nativas" gnome.
Como o Music, Maps, Weather, etc.

Os botões simplesmente não aparecem!


Agora o MAIS ESTRANHO DE TUDO!!! 8| o.0 :crazy: :conf:

Como (acho eu!) qualquer utilizador, volta e meia, preciso de aceder a pastas e ficheiros com permissões "root".
Por isso, quer com o comando "sudo", quer com o "gksu", abro o Nautilus para realizar as operações que necessito.

E qual foi o meu espanto 8| o.0 , quando abri o Nautilus com "root" e aconteceu isto que deixo na imagem seguinte:



8| o.0 :crazy: :conf: :roll:

Na imagem à esquerda, em cima, está o Nautilus, com permissões "root" e em baixo `a direita, o mesmo Nautilus, com permissões "normais".

Ou seja, os botões (todos!), aparecem com permissões "root" e não aparecem com as permissões "normais"!!!!!

Alguém me pode ajudar a perceber isto?!

E mais importante ainda, alguém me pode ajudar a "fazer" os botões aprecerem TAMBÉM no Nautilus com permissões "normais"?!

Aguardo alguém que me possa ajudar a perceber e "resolver" (não é assim um problema tão grande!) esta situação caricata.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Enigma com o Nautilus Ubuntu Gnome 14.04 GTK 3.10

Mensagempor Xterminator » Sex, 4 de Abril 2014, 5:33

Olá Miguel, creio que não tenha nada de estranho, como você mesmo observou o novo nautilus utiliza CSD, a opção que você tem no tweak-tool 3.10 é para fazer o contrário do que você quer, ou seja, fazer com que as aplicações que não utiliam CSD, ao utilizar o tema do mutter fique somente com o botão de fechar, mantendo assim a homogeneidade do sistema.
A questão do root, pelo fato de você o estar executando como outro usuário, ele acabou pegando o tema do mutter ao invés do CSD, por isto todos os botões são mostrados, infelizmente não tenho uma versão do gnome 3.10 aqui para testar, mas não me lembro de ter observado este comportamento no nautilus, na versão no 3.12 isto funciona perfeitamente conforme captura que segue.
Aqui utilizando CSD, observe que o tema do Ubuntued Deskmod por ser uma aplicação que ainda não utiliza CSD é bem diferente.

Aqui outro screenshot utilizando a opção da forma que te disse, eliminando os botões minimizar e maximizar.



Assim que sobrar tempo, que anda meio escasso eu verifico o comportamento no gnome 3.10 de outra distribuição ;-)
Editado pela última vez por Xterminator em Sáb, 5 de Abril 2014, 5:36, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Enigma com o Nautilus Ubuntu Gnome 14.04 GTK 3.10

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 4 de Abril 2014, 12:47

Boas Xterminator, penso que não me percebeste.

Eu tenho activados os botões de maximizar e minimizar no Gnome Tweak Tool e quero que o Nautilus e todas as aplicações "nativas" do Gnome apresentem esses botões!

O problema, é que, mesmo com a opção activada, os botões não aparecem!
Mas o Nautilus com "root", já apresenta os botões.

Não achas isso estranho, mesmo sendo outro utilizador (root)?!

Não devia, mesmo como "root", o Nautilus recusar-se também a apresentar os botões?!

E o que é que tenho de fazer para fazer com o Nautilus apresente os tais botões sem ser em "root"?

Eu acho isto estranho, porque se é CSD, é sempre CSD, quer como utilizador "normal", quer como "root"!

De alguma maneira, o CSD não é activado quando estamos a utilizar o "root"?

Isso é no minimo, estranho.

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 59 visitantes

cron