Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:23 Pesquisa avançada

Bateria Lubuntu x Windows 8.1

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Bateria Lubuntu x Windows 8.1

Mensagempor Rogergalvao » Sex, 28 de Março 2014, 22:57

Boa tarde pessoal, no momento estou com o Windows 8.1 instalado no portatil, mas queria instalar alguma distribuicao linux, mas queria ver se a bateria no linux segurava de maneira satisfatoria, entao fiz o seguinte
rodei o lubuntu 13.10 em modo live usb e vi que a bateria do mesmo com carga em 90% dura segundo o marcador 3 horas e 30 min
Windows 8.1 dura 4 horas e 20 min (80% da carga maxima)

Nao fiz nenhuma alteracao em nenhum dos dois na hora de comparar, sera que existe alguma modificacao que eu possa fazer no Lubuntu para melhorar essa duracao da bateria.

O portatil tem HD Hibrido msata e hdd.

Outra duvida, aqui no teclado dele para voce fazer a / voce aperta Alt Gr + Q e pra fazer a interrogacao Alt Gr + W sera que isso vai ter algum problema, ja que estou a utilizar aqui e as teclas parecem estar todas desconfiguradas.

Rogergalvao
 
Mensagens: 49
Registrado em: 31 Maio, 2013

Re: Bateria Lubuntu x Windows 8.1

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 28 de Março 2014, 23:47

Pode dever-se à falta de drivers configurados para o seu hardware, o que vem no Live USB é numa configuração genérica.

Quanto ao teclado, é uma questão de o configurar na altura da instalação... Penso eu de que!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Bateria Lubuntu x Windows 8.1

Mensagempor Rogergalvao » Sex, 28 de Março 2014, 23:49

Estou pensando em tacar o windows fora e instalar só o lubuntu, o problema é que nunca fiz uma instalação em um disco hibrído.
msata 30GB
HDD: 300GB

Rogergalvao
 
Mensagens: 49
Registrado em: 31 Maio, 2013

Re: Bateria Lubuntu x Windows 8.1

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 28 de Março 2014, 23:55

Rogergalvao (28-03-2014, 22:49) escreveu:Estou pensando em tacar o windows fora e instalar só o lubuntu, o problema é que nunca fiz uma instalação em um disco hibrído.
msata 30GB
HDD: 300GB

Eu também não, eu ainda estou na era do tradicional HDD xD

Mas penso que algures aqui no fórum esse assunto já tenha sido abordado... Não sei onde, mas lembro-me vagamente de já ter visto algo assim do género!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Bateria Lubuntu x Windows 8.1

Mensagempor Rogergalvao » Sáb, 29 de Março 2014, 0:58

Acabei de instalar o Lubuntu e está extremamente rápido, agora é fazer otimizações pra ver no que da.

Rogergalvao
 
Mensagens: 49
Registrado em: 31 Maio, 2013

Re: Bateria Lubuntu x Windows 8.1

Mensagempor HIzium » Sáb, 29 de Março 2014, 4:18

Olá, Roger.
Eu uso o Lubuntu 13.04. Quando instalei ele, instalei o Jupiter para controlar o processador e o Bumblebee para a placa NVidia híbrida.
Deixando o jupiter em economia de energia, a placa NVidia desativada e o brilho do monitor em um nível baixo (mas ainda confortável para enxergar), a minha bateria dura cerca de 4 horas, e se desligar wireless, deixar o brilho no minimo e usar programas mais leves ela chega a durar 5:30 hrs.

Creio que quando você testou no live CD a bateria durava menos pois o sistema estava sendo carregado todo na RAM.
Avatar do usuário
HIzium
 
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Julho, 2013

Re: Bateria Lubuntu x Windows 8.1

Mensagempor Rogergalvao » Sáb, 29 de Março 2014, 13:34

o meu portátil só tem a intel hd graphics 4000 sem nenhuma outra dedicada. Eu instalei o TLP mas não percebi diferença, será que é melhor eu desinstalar o TLP e colocar o jupiter?

Uma outra dúvida, o meu portátil tem a opção de controlar a ventoinha usando Fn+F11, só que quando eu usava no windows 8 aparecia na tela, como eu faço isso no windows?

Rogergalvao
 
Mensagens: 49
Registrado em: 31 Maio, 2013

Re: Bateria Lubuntu x Windows 8.1

Mensagempor HIzium » Sáb, 29 de Março 2014, 15:33

Bom, eu não conheço o TLP, nunca o usei. Mas olhando na internet, só vejo comentários bons sobre ele, então creio que não tenha diferença entre ele e o Jupiter em relação à energia (mas como nunca o usei não posso afirmar isso, apenas supor).
Você configurou ele certinho para entrar em economia de energia?

Quanto à ventoinha, eu sequer sabia que existiam notebooks com opção de controlar a mesma pelo teclado. Os únicos programas que eu já ouvi falar para controlar a ventoinha são: lm-sensor e fancontrol.
Eu só não sei se, com eles, é possível controlar pelo teclado por padrão ou se isto só é possível criando os atalhos manualmente editando o arquivo "~/.config/openbox/lubuntu-rc.xml"
Avatar do usuário
HIzium
 
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Julho, 2013


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 64 visitantes

cron