Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 4:48 Pesquisa avançada

Elementary OS ou Ubuntu

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Elementary OS ou Ubuntu

Mensagempor salatieltiel » Qua, 9 de Outubro 2013, 15:25

Elementary ou Ubuntu eis a questão. :)
Estou numa duvida de sistema eu tenho instalado o Ubuntu no meu notebook mas eu gostei no Elemnetary OS que é bem fluido rapido e principalmente simples.
Os mesmos aplicaticos do Ubuntu funcionam no Elementary?
Avatar do usuário
salatieltiel
 
Mensagens: 135
Registrado em: 17 Fevereiro, 2013
Localização: Brasil, Maranhão

Re: Elementary OS ou Ubuntu

Mensagempor Davysson Silva » Qua, 9 de Outubro 2013, 17:04

O elementary é baseado no ubuntu então todos os aplicativos vão funcionar sem nenhum problema.
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Elementary OS ou Ubuntu

Mensagempor rodrigo_sabbat » Sex, 18 de Outubro 2013, 17:07

O elementary OS é ótimo pra notebooks. Ele é leve e econômico no consumo da bateria.
Usei ele por um bom tempo no meu notebook e gostei. O ambiente de trabalho dele, o Pantheon apesar de bonito e fluido é bem mais leve que o Unity. Claro, que se esse fosse o problema, poderia se trocar o ambiente do Ubuntu pelo Gnome Shell ou outro, mas, de alguma forma, o elementary OS parece ser otimizado para o seu ambiente de trabalho, ou vice versa talvez, deixando ele mais ágil que o Ubuntu em certos pontos.

Por outro lado, a vantagem do Ubuntu é que ele já vem com a maioria dos programas que usamos, não necessitando muitas instalações extras. Além disso, todo o suporte que encontramos por aí é para o Ubuntu. Claro, outras distros baseadas nele podem usar algum procedimento do mesmo modo, mas, se o resultado sair diferente, por ser outra distro, você não tem o mesmo indicativo de sucesso que teria no Ubuntu, por exemplo. Além do fato que o Ubuntu tem uma compatibilidade muito maior de hardware e programas.

Então, você tem que ver o que realmente quer fazer com o seu computador, pra então escolher qual deles quer usar.

Espero ter ajudado. Abraços! :D
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Elementary OS ou Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Novembro 2013, 12:27

Acho que o Davysson e o Rodrigo disseram tudo. O ElementaryOS é fluido, rápido, bonito, entre alguns outros aspetos positivos. No entanto, poderá não ser perfeito para todos os gostos. por exemplo, eu usei, mas cansei.

Portanto, é uma questão de você experimentar durante uma ou duas semanas e averiguar se realmente satisfaz as suas necessidades e gostos.

Se você não quer perde o Ubuntu "redondo" que tem, o melhor é você fazer uma cópia de segurança completa. Depois, se quiser reverter e voltar exatamente para o estado onde estava anteriormente, poderá fazê-lo sem qualquer complicação. Sobre esta questão das cópias de segurança, que têm um alto nível de confiabilidade, recomendo que veja este artigo onde explico e demonstro através de um vídeo como realizar a cópia de segurança e até como voltar ao estado inicial:
Imagem
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary OS ou Ubuntu

Mensagempor diogoaugusto » Qui, 3 de Julho 2014, 2:06

Concordo com o que os amigos disseram anteriormente.
Já usei varias distros, lubuntu, kubuntu, xubuntu, Mint e o Elementry Os, entre outras, e sem duvidas o ubuntu foi o que me serviu melhor.
O Elementary é lindo, leve, porém pode cansar, eu cansei, mas confesso que sempre me vem aquela vontade de voltar a usar, mas o ubuntu é completo e com algumas mudanças pode ficar leve ao ponto de rodar bem em seu pc.

diogoaugusto
 
Mensagens: 52
Registrado em: 28 Agosto, 2013

Re: Elementary OS ou Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Sex, 4 de Julho 2014, 13:06

No meu caso, estou a usar o openbox se quero/preciso usar o ubuntu 14.04 que veio mais pesado que o anterior LTS 12.04. Antes usava com xfce que se mostrava bem leve e com o cooler silencioso, agora na nova versão não consegui que assim permanecesse! :\

Que não se venha para aqui argumentar que a escolha é fácil, existem disponíveis desktops ou até SOs que poderão ser alternativos ao ubuntu, mas o que se nota cada vez mais sobretudo nos derivados deste e até no seu "pai", é que situações como hardware incompatível, programas ou funções que não funcionam, entre outros aborrecimentos, na sua maioria estão resolvidos no próprio ubuntu fazendo-nos crer que ou usamos o ubuntu ou então temos dores de cabeça ou outro tipo de descontentamento sem fim à vista. Infelizmente é isto que acontece e que nos faz pensar sobre que espécie de liberdade temos nós usando linux. :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Elementary OS ou Ubuntu

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 4 de Julho 2014, 23:43

Boas @José, espero que te encontres bem!

Queria começar por "dizer", que concordo contigo quanto à inevitável escolha do Ubuntu em deterimento dos seus derivados!
Pois, no Ubuntu, tudo funciona "out-of-the-box". Nos PC's mais velhos ou nos mais novos.
Sem problemas de hardware e, é sem dúvida, a distro mais "estável" entre todos (os seus derivados, é claro!).

Mas, voltei a dar, à pouco tempo uma tentativa ao Manjaro.
Instalei-o com o ambiente Gnome Shell e estou admirado com a sua estabilidade e rapidez!
Todo o meu hardware foi reconhecido sem problemas e, como se trata de uma distro "Arch based", tem sempre à disposição do utilizador, as últimas novidades no que toca a software.
Depende, é claro do Repositório que uses (Stable, Testing que estou a usar e Unstable), mas, mesmo no Stable, o Gnome que tenho instalado JÁ é o 3.12!
O Kernel mais recente é o 3.15.1 (a versão estável mais recente é a 3.15.3, que tenho no Ubuntu).

Como pudeste ler acima, continuo com o Ubuntu, mas o Gnome 14.04 instalado, com o PPA Staging adicionado, o que me dá também o Gnome 3.12.
Embora o Ubuntu não me dê, agora (pois já deu com o X!) problemas, é muito mais pesado e lento que o Manjaro.

Os comandos são um pouco diferentes, mas com um pouco de pesquisa, é relativamente fácil "apanhar-lhe" o jeito!
Existe a comunidade Manjaro e, como é baseado no Arch, qualquer dica, tutorial, guia, etc para o Arch, serve para o Manjaro (ao exemplo do Ubuntu e derivados).

Aconselho-te a testar!

Acho que não ficarás desapontado!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Elementary OS ou Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 5 de Julho 2014, 11:56

Olá Miguel, sem querer dar a impressão de que não confio no que escreveste, longe disso porque hoje sei que em termos de equipamentos a variedade tanto pode ser benéfica como geradora de um verdadeiro estado de nervos, preciso centrar-me no que tenho e ir tentando instalar e usar alternativas. Não tem sido fácil na medida em que tal como a maioria (penso eu) sem disponibilidade extra para o fazer (seria entusiasmante se assim não fosse), preciso que o pc me dê o que preciso e que à partida seria suposto dar-me, logo, outra realidade seria e é inaceitável. :|

Já tentei outros SOs que infelizmente não passaram do pós instalação e o principal culpado tem sido o driver da placa gráfica Nvidia, ou instala e não funciona devidamente, o que causa obviamente um stresse tremendo em tudo o resto, ou então simplesmente resiste a ser instalado. É frustrante acontecer isto porque restringe a minha liberdade de escolha. Hoje poderia estar a usar um dos SOs que tentei usar e não o posso fazer, o que me leva a crer que talvez só com outra máquina o consiga mas que de momento não tenho! :\

Quanto ao Manjaro, não sei, confesso que não me tenho debruçado sobre o tema, porque não tem sido uma prioridade no grupo das alternativas que escolhi, por isso não consigo pronunciar-me sobre ele; poderá ser uma hipótese, é uma questão a ponderar e quiçá até a testar em algum momento mais livre logo que consiga. Aproveito para perguntar: Em termos de suporte como é que o Manjaro funciona? Visto ser "Arch based" suponho que o suporte venha deste último, certo? E as versões têm duração de suporte por quanto tempo? Obrigado. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Elementary OS ou Ubuntu

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 5 de Julho 2014, 13:40

Boas @José, o Manjaro, tal como escreveste é baseado no Arch, mas já vem (ao género do Ubuntu) completamente pronto a usar.
O Arch é um pouco complicado de instalar, enquanto o Manjaro tem um instalador gráfico "idêntico" ao do Ubuntu e é bastante fácil de instalá-lo para quem já o fez com o Ubuntu.

Como é uma "rolling release", só o instalas uma vez! Depois, com os Update Packs, está sempre actualizado e, a menos que tenhas um daqueles "azares" gigantescos, nunca mais terás de instalá-lo outra vez, a menos que mudes de PC (mas em relação a isso, é assim com toda a gente!).
Mesmo que queiras experimentar outro ambiente gráfico, existe sempre maneira de o fazer, sem ter que o instalar outra vez (embora seja sempre melhor uma instalação limpa na minha opinião).

Se gostas tanto do XFCE, é, por assim dizer, um dos DE's oficiais do Manjaro.
Foi o primeiro que instalei aqui à uns dois anos, depois, o ano passado, instalei com KDE, mas, sinceramente, eu prefiro o Gnome.
Por isso, existem as versões "Community", que são criadas e mantidas pela excelente Comunidade Manjaro.
É a que tenho instalada e nada a dizer de mal!

A versão XFCE é oficial e, dado que parece ser o teu DE preferido, experimenta em dual-boot (é o meu caso) e vê se te agrada.
Independentemente da versão que instales, são todas suportadas oficialmente, no seu núcleo (core), pelo Manjaro, apenas os Ambientes Gráficos, são ou não oficiais.
Ainda hoje recebi um update que acabei de instalar e já veio com aplicações do Gnome 3.13!

Estou muito satisfeito com esta distro.

Como escrevi anteriormente, é rápida, fluída e não tive problemas nenhuns com o reconhecimento do Hardware.
Suporta tanto open source com drivers "privados".
Por isso, não antevejo problemas com a tua Nvidia.
Mas, caso os tenhas, no Forum Manjaro, em Inglês, ou em Português (do Brasil), encontras de certeza uma solução. Assim como no Forum do Arch Linux.

Também como escrevi anteriormente, os comandos são algo diferentes, mas a maior parte deles são iguais!

Por exemplo, em vez de:

sudo apt-get update
e

sudo apt-get upgrade


no Manjaro/Arch, basta:

sudo pacman -Syyu


E, como eu, caso utilizes o repositório AUR do Arch, terás ainda que actualizar esse, com o comando:

yaourt -Syua


Estes são dois exemplos, mas, como "afirmei", comandos básicos e complexos, são iguais ao Ubuntu.

Afinal de contas, é Linux based!

Experimenta, talvez tenhas uma agradável surpresa!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Elementary OS ou Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 5 de Julho 2014, 19:54

José Craveiro (04-07-2014, 13:06) escreveu:No meu caso, estou a usar o openbox se quero/preciso usar o ubuntu 14.04 que veio mais pesado que o anterior LTS 12.04. Antes usava com xfce que se mostrava bem leve e com o cooler silencioso, agora na nova versão não consegui que assim permanecesse! :\

Que não se venha para aqui argumentar que a escolha é fácil, existem disponíveis desktops ou até SOs que poderão ser alternativos ao ubuntu, mas o que se nota cada vez mais sobretudo nos derivados deste e até no seu "pai", é que situações como hardware incompatível, programas ou funções que não funcionam, entre outros aborrecimentos, na sua maioria estão resolvidos no próprio ubuntu fazendo-nos crer que ou usamos o ubuntu ou então temos dores de cabeça ou outro tipo de descontentamento sem fim à vista. Infelizmente é isto que acontece e que nos faz pensar sobre que espécie de liberdade temos nós usando linux. :|

Tenho aqui um portátil que se provou dar dor de cabeça em qualquer SO xD Tendo apenas a placa Wireless diferente em termos de fabricante e de resto é tudo SiS... Já consegui ter praticamente tudo a funcionar com o Debian, já no Ubuntu empanca logo no arranque ou chuta para a shell... Já com o Debian, mesmo em Live conseguiu carregar o Ambiente gráfico sem problema...

Detectei um problema de conflito de hardware, mas isso também era visível no Windows, relativamente à placa de Wireless, que por coincidência é igual ao do meu portátil, onde tem por defeito a acção de se ligar a cada boot, já o outro, o controlador da SiS sobrepõe-se ao do Atheros e desliga-o por defeito... Isso cria um certo conflito que faz com que por vezes não se consiga aceder ao wireless, mesmo quando a luz indicadora está acesa... Todavia, consegui contornar esse problema, apenas preciso de prevenir a minha mãe (porque o PC é para ela, sim, com Debian xD - eu tinha de sair a alguém, não é verdade?! :p ), em que se tem de ligar o wireless após o Grub.

Fica ainda por resolver a questão de forçar a resolução nativa do ecrã, o que deixa as janelas um pouco esticadas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 105 visitantes

cron