Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:16 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO; finalmente xD] Meu notebook não quer desligar

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[RESOLVIDO; finalmente xD] Meu notebook não quer desligar

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 9 de Julho 2013, 4:14

Olá à todos! Desculpem um pouco a falta de jeito, mas vou direto no assunto desta vez:

Acabo de comprar o meu tão sonhado notebook, como eu já citei neste tópico aqui que criei mais cedo.
Acabo de formatá-lo e tirar o rWindows 8 e instalar o Ubuntu. O título do tópico já é auto-explicativo, mas, complementando, só consigo desligá-lo a força pelo botão liga/desliga. Pelo menu de desligar do Ubuntu não funciona.

Especificações:
- Aspire V5
- 4GB RAM
- Processador i3
- 500GB HD
- Ubuntu 12.04 LTS versão 64-bits

Alguém sabe porque meu notebook não quer desligar?
Agradeço muito, muito, muito quem souber me ajudar a resolver esse problema! :venia:
Editado pela última vez por rodrigo_sabbat em Qua, 10 de Julho 2013, 1:48, em um total de 3 vezes.
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Meu notebook não quer desligar

Mensagempor moscoiso » Ter, 9 de Julho 2013, 15:15

Instala um novo kernel, no meu caso resolveu sem ter que modificar nada no setup ou nas configurações do sistema.
Avatar do usuário
moscoiso
 
Mensagens: 25
Registrado em: 08 Maio, 2012
Localização: Salvador

Re: Meu notebook não quer desligar

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 9 de Julho 2013, 15:45

Efetivamente instalar o Kernel pode solucionar o problema. Kernels mais antigos tendem a não ter compatibilidades com hardwares mais atuais. Visto que o computador é novo pode ser que a instalação de um kernel mais atual solucione. Instale o Kernel 3.9.9:

Em todo o caso, em muitos casos usar a flag acpi=force no Grub poderá solucionar. Mas para já tente a sugestão do kernel!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Meu notebook não quer desligar

Mensagempor Thiago Frazão » Ter, 9 de Julho 2013, 16:14

O que acontece? Quando clica em "desligar" no menu volta para a tela de login, como se estivesse a encerrar sessão?
Pergunto isto porque, aconteceu comigo. Acabei de instalar o ubuntu, e quando cliquei em desligar, voltou para a tela de login. Tentei diversas vezes e aconteceu a mesma coisa.

Resolvi então desligar pelo terminal rodando o comando:
sudo shutdown -h now


E desligou!
Depois, no uso do dia a dia, nunca mais ocorreu esse problema. Não sei se é o seu caso, mas no meu caso "resolvi" desta forma. Não foi exatamente uma solução (risos), pois nem sei o que aconteceu! Mas funcionou :yeah:
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil

Re: Meu notebook não quer desligar

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 9 de Julho 2013, 16:30

Mas depois de você executar desta maneira nunca mais precisou de executar pelo terminal? Se sim, caricato esse problema.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Meu notebook não quer desligar

Mensagempor Thiago Frazão » Ter, 9 de Julho 2013, 16:42

Claudio Novais (09-07-2013, 16:30) escreveu:Mas depois de você executar desta maneira nunca mais precisou de executar pelo terminal? Se sim, caricato esse problema.


Sim, nunca mais precisei executar pelo terminal.
Quanto ao fato de ser caricato... de fato é verdade :lol:
Normalmente, acontece quando se está logado na sessão convidado (e a sessão administrador está em execução), mas eu não estava na ocasião em que aconteceu, e resolvi desta forma; executei pelo terminal a primeira vez e nunca mais
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil

Re: Meu notebook não quer desligar

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 9 de Julho 2013, 17:58

Obrigado à todos que "vieram ao meu socorro! xD

moscoiso e Cláudio, tentarei instalar o novo Kernel assim que chegar em casa. Obrigado pela sugestão. Porém, isso não atualiza pelas atualizações automáticas depois que instalamos o Ubuntu?

Thiago, no meu caso é o seguinte: eu clico na opção "Desligar" mesmo do menu do canto ali e depois confirmo na janela que pergunta se quero desligar e ele faz tudo como se desligasse e desliga... por alguns segundos e volta a ligar-se. o.0
Já vi por aí internet a fora comandos parecidos com esse, mas, mesmo pelo terminal, ele desliga mas volta a ligar. É engraçado, porque é como se fosse um espírito do além, que ficasse ao meu lado, esperando eu desligar o meu notebook apenas para apertar o botão de ligar novamente! :lol:

Falando em terminal e comandos avançados, Cláudio, vi em um site sobre isso e alterei pelo gedit o grub e coloquei o comando acpi=force lá, porém de nada adiantou também. Ele fazia o mesmo: tela de logoff, desliga, volta a ligar. :(

Desde já, agradeço a atenção de todos! :venia:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Meu notebook não quer desligar

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 9 de Julho 2013, 18:03

Sendo assim a solução mais viável parece-me que é experimentar o novo Kernel. Se ele vai atualizar? Infelizmente não. Terá de fazer sempre manualmente. :|

Em todo o caso, basta seguir o Ubuntued que nós apresentamos sempre artigos para os novos kernels! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Meu notebook não quer desligar

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 9 de Julho 2013, 19:53

:yeah: Muito obrigado, pessoal! :yeah:

Muito obrigado moscoiso! Muito obrigado Claudio! Muito obrigado Thiago!
:venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia:

Sim, faltava um Kernel novinho em folha para que o meu notebook ficasse perfeito! :lu:

Muitíssimo obrigado a vocês, pessoal do Ubuntued! Não sei o que seria de mim sem vocês, este maravilhoso fórum e o blog Ubuntued! :D

Vocês são demais! :rei:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: [RESOLVIDO] Meu notebook não quer desligar

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 9 de Julho 2013, 19:57

Entrentanto, você instalou o Kernel 3.9.9, correto?

Assim, sendo, sugiro vivamente que você migre para o Ubuntu 13.10 daqui a uns meses, pois este kernel que você instalou é desse Ubuntu, que atualmente está numa fase ainda muito preliminar de desenvolvimento. Porque digo isto? Simples: como o computador é novo, talvez a melhor solução é ter um sistema apto para ele e parece-me que só nos novos kernels é que terá isso e por conseguinte o Ubuntu 13.10 poderá ser a melhor solução.

Entretanto, enquanto não é publicado esse Ubuntu, vá mantendo contacto com o Ubuntued e sempre que sair um novo kernel atualize! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 62 visitantes

cron