Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 9:31 Pesquisa avançada

Unity x Gnome

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Unity x Gnome

Mensagempor Gabriel Felippi » Qui, 22 de Setembro 2011, 23:49

Olá pessoal, esse é meu primeiro post (e primeiro tópico também =P) e queria saber se vale a pena trocar o unity pelo gnome.

Gostei do Launcher e tal, mas aquela barra superior é brochante. Sério, não curti nem um pouco aquilo. Sem contar que não acho um "unity-look" para procurar temas e tal, mais um motivo para o gnome ir pra frente. Mas acontece que eu, assim como parece ser também a Canonical, estou apostando no unity e não queria perder o tato com ele.

Então, poderiamos abrir uma disssão geral sobre a questão do unity x gnome?

Abraços!

Gabriel Felippi
 
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Setembro, 2011

Re: Unity x Gnome

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Setembro 2011, 0:35

Olá Gabriel,

Antes de mais o Unity é também Gnome! A diferença é que o Unity funciona sobre o Gnome, substituindo apenas (aproximadamente) a barra do gnome pelo Unity e sua barra superior.

Creio que o que você queria dizer seria algo do género: Unity x Gnome Clássico x Gnome Shell. Bem, verdade seja dita, nem toda a gente gosta daquele interface semelhante à do MacOS com os menus no topo. Pessoalmente prefiro pois tenho um monitor widescreen e isso é bom pois poupo espaço vertical ocupado pelos menus das janelas.

Agora você pergunta se vale a pena? Todas as respostas que você receber não adiantarão nada! Porquê? Porque isto é uma questão muito pessoal que só com alguma vivência se percebe qual preferimos! É quase como uma marca de um carro: todos os carros têm rodas e servem para andar, no entanto, cada um tem os seus gostos!

Assim, na minha opinião acho que você deve instalar as 3 vertentes e experimentar uma semana cada uma! Depois faça a sua conclusão! Já agora, convido-o a depois partilhá-la aqui neste tópico.

Novamente na minha opinião (e aí está o problema pois é uma mera opinião), eu gosto da filosofia do unity, no entanto não gosto do facto de ser algo ainda demasiado verde, por isso dou preferência ao modo clássico. Sobre a Shell, bem, não costumo preferir "firulas", como acho que no Brasil se diz, e por isso prefiro algo bem mais prático. No entanto, se gosta de ter um visual extremamente estiloso, se calhar essa é mesmo a sua escolha!

Acima de tudo experimente! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Unity x Gnome

Mensagempor Ricardo Fonseca » Sex, 23 de Setembro 2011, 0:39

O Unity não é na realidade prático!

Para além de que supostamente é mais produtivo nos netbooks com ecrás pequenos, no entanto tenho a dizer que instalei num Asus EEEPC e era IMPRATICÀVEL !!!!
Avatar do usuário
Ricardo Fonseca
 
Mensagens: 53
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Unity x Gnome

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Setembro 2011, 0:46

Porquê impraticável? o.0
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Unity x Gnome

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 23 de Setembro 2011, 1:17

Boas, finalmente instalei o 11.04! Teve que ser! O meu 10.10 "encravou" e já que tinha que instalar de novo, porque não dar um passo em frente? E foi o que fiz!

Não gostei de tudo no Unity, mas, tirando a morte e os impostos há sempre maneira de dar a volta e fazer com que me sentisse mais em "casa" (gnome classic), sem instalar ou passar para outro ambiente.

Então encondi a barra lateral do Unity (só aparece quando lá coloco o rato), instalei o AWN com os ícones dos programas mais utilizados e acrescentei também dois (2) applets (miniaplicativos) que me fariam então sentir mais em "casa" . O Cairo Menu Principal (funciona como o global menu) e o Lugares (que funciona como o menu Locais do gnome clássico).

E pronto, fiquei com um visual mais dentro do "velhinho" gnome clássico (2).
Isto é das melhores coisas que o software opensource tem, a liberdade de escolhermos o que mais nos agrada e as opções existentes!

Ficam aqui umas screenshots para terem uma ideia.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Unity x Gnome

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Setembro 2011, 1:30

Miguel aproveita e apresenta o visual no Tópico dos Desktops!! E, já agora, aproveita e partilha esse teu visual com a nova ferramenta do Ubuntued!! :desdentado:

Entretanto Miguel, não sei se esse procedimento foi realmente propositado ou não, mas existe forma de ter o gnome clássico mesmo:


Sobre a instalação do Natty, eu diria que por 20 dias mais valia ter esperado! Acho que o Oneiric, vai ultrapassar em termos de estabilidade, o Natty. Creio que o Oneiric não irá ultrapassar o Maverick (ou o Ubuntu 10.04.3) em termos de estabilidade, no entanto, a verdade é que os sistemas mais atualizados são sempre mais apelativos, por isso acho que o Oneiric, daqui a 20 dias será a melhor escolha entre Oneiric e Natty! (Apenas a minha opinião, claro :OK: )
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Unity x Gnome

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 23 de Setembro 2011, 1:38

Claudio Novais » Sex Set 23, 2011 1:30 am escreveu:Miguel aproveita e apresenta o visual no Tópico dos Desktops!! E, já agora, aproveita e partilha esse teu visual com a nova ferramenta do Ubuntued!! :desdentado:

Entretanto Miguel, não sei se esse procedimento foi realmente propositado ou não, mas existe forma de ter o gnome clássico mesmo:


Sobre a instalação do Natty, eu diria que por 20 dias mais valia ter esperado! Acho que o Oneiric, vai ultrapassar em termos de estabilidade, o Natty. Creio que o Oneiric não irá ultrapassar o Maverick (ou o Ubuntu 10.04.3) em termos de estabilidade, no entanto, a verdade é que os sistemas mais atualizados são sempre mais apelativos, por isso acho que o Oneiric, daqui a 20 dias será a melhor escolha entre Oneiric e Natty! (Apenas a minha opinião, claro :OK: )


Boas Cláudio, sinceramente já sabia que se podia instalar o gnome clássico como deves ter visto no meu comentário, mas preferi manter algumas coisas do unity que gosto e acrescentar outras (que também gosto) enquanto me ambiento melhor ao funcionamento do "dash", etc.

Antes de instalar o 11.04, instalei o 11.10 e, bem, deu bronca! Cheio de bugs e até deixei de conseguir entrar no Ubuntu, excepto pelo "recovery mode"! Por isso, vou esperar até pelo menos 3 ou 4 meses depois do lançamento da versão ofocial antes de actualizar de novo o meu Ubuntu.

Só até a versão ficar mais estável e corrigirem os bugs existentes.

Devo te dizer que estou muito contente com o Natty (até agora). Estável e, como sempre, muito personalizável.
Para o deixar (como já referi) ao meu gosto pessoal.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Unity x Gnome

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Setembro 2011, 1:47

Claro, acima de tudo o gosto pessoal! :yeah:

Bem, eu também não estava a dizer para instalar o Oneiric já, apenas disse que para instalar agora, mais valia esperar um pouco mais ou então, aguardar e depois instalar, pois acredito que o Oneiric quando estiver finalizado será bem mais estável que o Natty!

Quando a ser daqui a 3 ou 4 meses, bem, eu não diria tanto. Na minha opinião, pela experiência que tenho dos outros
Ubuntu's, normalmente (exceto o Natty infelizmente), 20 dias depois da versão final sempre foram suficientes para estar à vontade para instalar o Ubuntu.

Quanto a instalar agora? Eu nem sequer experimento! Experimentei numa VM e conclui logo o que sempre concluo, não vale a pena instalar versões em desenvolvimento do Ubuntu é sempre dor de cabeça atrás de dor de cabeça! xD
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Unity x Gnome

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 23 de Setembro 2011, 1:52

Claudio Novais » Sex Set 23, 2011 1:47 am escreveu:Claro, acima de tudo o gosto pessoal! :yeah:

Bem, eu também não estava a dizer para instalar o Oneiric já, apenas disse que para instalar agora, mais valia esperar um pouco mais ou então, aguardar e depois instalar, pois acredito que o Oneiric quando estiver finalizado será bem mais estável que o Natty!

Quando a ser daqui a 3 ou 4 meses, bem, eu não diria tanto. Na minha opinião, pela experiência que tenho dos outros
Ubuntu's, normalmente (exceto o Natty infelizmente), 20 dias depois da versão final sempre foram suficientes para estar à vontade para instalar o Ubuntu.

Quanto a instalar agora? Eu nem sequer experimento! Experimentei numa VM e conclui logo o que sempre concluo, não vale a pena instalar versões em desenvolvimento do Ubuntu é sempre dor de cabeça atrás de dor de cabeça! xD


Eu só instalei o Natty, porque, como podes ler no meu primeiro comentário, o meu Maverick "pifou"!

Então tinha três opções, voltava a instalar o Maverick (ou mesmo o Lucid), instalava o Natty, ou voltava para o Windows 7 enquanto esperava pela versão final do Oneiric.

Bem, como já percebeste, tomei a decisão que achava melhor! E acho que acertei!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Unity x Gnome

Mensagempor Gabriel Felippi » Sex, 23 de Setembro 2011, 2:17

Claudio Novais » Sex Set 23, 2011 12:35 am escreveu:Olá Gabriel,

Antes de mais o Unity é também Gnome! A diferença é que o Unity funciona sobre o Gnome, substituindo apenas (aproximadamente) a barra do gnome pelo Unity e sua barra superior.

Creio que o que você queria dizer seria algo do género: Unity x Gnome Clássico x Gnome Shell. Bem, verdade seja dita, nem toda a gente gosta daquele interface semelhante à do MacOS com os menus no topo. Pessoalmente prefiro pois tenho um monitor widescreen e isso é bom pois poupo espaço vertical ocupado pelos menus das janelas.

Agora você pergunta se vale a pena? Todas as respostas que você receber não adiantarão nada! Porquê? Porque isto é uma questão muito pessoal que só com alguma vivência se percebe qual preferimos! É quase como uma marca de um carro: todos os carros têm rodas e servem para andar, no entanto, cada um tem os seus gostos!

Assim, na minha opinião acho que você deve instalar as 3 vertentes e experimentar uma semana cada uma! Depois faça a sua conclusão! Já agora, convido-o a depois partilhá-la aqui neste tópico.

Novamente na minha opinião (e aí está o problema pois é uma mera opinião), eu gosto da filosofia do unity, no entanto não gosto do facto de ser algo ainda demasiado verde, por isso dou preferência ao modo clássico. Sobre a Shell, bem, não costumo preferir "firulas", como acho que no Brasil se diz, e por isso prefiro algo bem mais prático. No entanto, se gosta de ter um visual extremamente estiloso, se calhar essa é mesmo a sua escolha!

Acima de tudo experimente! :yeah:


Não se apoquente quanto ao vernáculo lusitano ou brasiliense, ambos são inteligíveis e temos o google aí pra isso =P :lol:

Farei a tal experiência e instalarei o gnome classic aqui. Não entendo muito de linux (essas são minhas primeiras experiências, posso falar muita coisa sem noção aqui), mas vou correr atrás de tudo que puder, e só pedir quando vejo que não encontro respostas.

Instalei o gnome3 (ignorando todos os avisos de instabilidade no Natty) e pelo pouco que mexi, nada muito além do unity. Para ser sincero, fiquei com saudades de clicar super + 3 e abrir o terminal :S

Mas uma dúvida, os temas e coisas e tal do Gnome-look é possível instalar no unity? Creio que minha única implicância é essa insistente barra superior (sem contar os botões invertidos) e a falta que me faz um botão de atalho à área de trabalho na tal barra. Talvez eu esteja sendo um pouco xiita quanto à isso por causa do meu costume com o windows, mas acho que a canonical sabe que a maioria dos usuários que vieram (e virão) para o ubuntu, são ex-usuários de windows. na boa, estou pra ver algo melhor que a barra de ferramentas do win7.

Ademais,a gradeço aos comentários, estou feliz com a ajuda da comunidade.

Gabriel Felippi
 
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Setembro, 2011

Próximo

Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 74 visitantes