Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:41 Pesquisa avançada

Como desligar webcam no Ubuntu

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Como desligar webcam no Ubuntu

Mensagempor nelson » Qui, 18 de Agosto 2011, 23:38

Boas,
Sou um noob no mundo UBUNTO, mas um noob entusiasticamente crente

Apresento um problema ou não. Caso n seja o sitio indicado, autoriso que removam ou mudem o topico para outro local.

Estava eu em plena actividade "navegacional" , qd de repente, depois de fechar o acesso a uma pagina (blog) a luzinha da minha camera, ligou se automaticamente. Ou seja, alguem esta a aceder a minha camera ou ela ligouse e n se desliga.
Como a desligo manualmente?
P.S. Nem suspeito que alguem tenha entrado no meu pc atraves de ubunto, pois esta protegido por palavra pass

agradeço atenção
Nelson
Editado pela última vez por nelson em Dom, 21 de Agosto 2011, 12:49, em um total de 2 vezes.

nelson
 
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Agosto, 2011

Como desligar a WebCam no Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 21 de Agosto 2011, 0:54

Olá Nelson,

Realmente essa é uma óptima pergunta! E na verdade, para além de não conhecer nenhuma solução, depois de ver na Internet, conclui que só há soluções via terminal, ou seja, não há janelas que a desligue :D

Entretanto, e antes de falar nisso, normalmente existe sempre questões que os programas fazem a perguntar se você quer realmente partilhar a imagem da webcam ou não. Os sites da Internet utilizam o Java e este pergunta sempre e os programas que vêm instalados no Ubuntu ou o Gtalk, perguntam sempre, por isso creio que não haja dramas!

Sobre a solução para o seu problema, ela não é imediata pois não sei qual o nome que o ubuntu está a dar à sua WebCam. A solução que encontrei basicamente o que faz é remover o driver do kernel, ou melhor desabilitá-lo do Kernel do Ubuntu (o kernel é como o coração do UBuntu, nada de mais, apenas uns milhões de linhas de código :D ) e é referida neste tópico:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1455161&page=2

Eu experimentei-a e está a funcionar. O que tem de fazer, assim, é o seguinte: você deve executar o comando seguinte no terminal para saber se é este o nome que o seu Ubuntu está a dar à sua webcam:
dmesg | grep uvcvideo

Se resultar alguma coisa, por exemplo algo do género abaixo, então é este o nome que está a dar!
Código: Selecionar todos
[   22.863959] uvcvideo: Found UVC 1.00 device USB2.0 UVC 2M WebCam (13d3:5122)
[   22.875542] usbcore: registered new interface driver uvcvideo
[15201.649584] PM: resume of drv:uvcvideo dev:1-1.2:1.1 complete after 169.015 msecs
[15201.649612] PM: resume of drv:uvcvideo dev:1-1.2:1.0 complete after 169.051 msecs


E nesse caso para desabilitar é só fazer:
sudo modprobe -r uvcvideo


Para habilitar usa este comando:
sudo modprobe uvcvideo


PS: agradecia que editasse o título do tópico para algo mais sugestivo, por exemplo: "Como desligar a WebCam no Ubuntu"
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes

cron