Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 6:59 Pesquisa avançada

Backup e Restauração

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Backup e Restauração

Mensagempor geaze » Dom, 31 de Julho 2011, 15:56

E aí galera,
Estou com alguns problemas no Ubuntu 11.04 que pretendo resolver reinstalando o OS pq tenho a impressão de que são resultantes de modificações erradas que eu possa ter feito.

Bom mas meu problema para esse tópico é outro.
O que quero saber é se é possível fazer um Backup apenas da pasta /home, sem que no arquivo de Backup sejam incluídos arquivos de sistema, pois, não sei ao certo onde aconteceram os erros e não quero que esses erros sejam incluídos na nova instalação quando eu fizer a restauração dos arquivos de Backup.

Estou usando esse artigo como base: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Backup_%26_Restaurar_o_sistema

Caso seja possível, me indiquem quais alterações no código ou se há algum programa que permita selecionar apenas algumas pasta para incluir no Backup..

Agradeço a todos desde já pela colaboração.. :obrigado:
Geaze Souza
Bacharel em Humanidades - UFBA
Avatar do usuário
geaze
 
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Salvador BA

Re: Backup e Restauração

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Agosto 2011, 15:15

Olá Gaeze,

Antes de mais, vou ser franco consigo: eu não li esse artigo que refere.

No entanto, reparei que você apenas quer guardar os seus dados, estou certo? Não quer as configurações dos programas, é isso?

Se assim for, você basicamente apenas precisa de copiar tudo o que está visível na sua home e esquecer todas aquelas pastas que estão presentes também na /home, mas estão ocultas (que podem ser vistas se fizer a combinação de teclas ctrl+f6).

Por fim, sobre ferramentas que backup (que por acaso já deviam ter sido abordadas aqui no Ubuntued), existe muitas, como pode ver por aqui:
https://help.ubuntu.com/community/BackupYourSystem

Dica Final: o que eu costumo fazer é reutilizar sempre a mesma home, mas com pequenas diferenças. Ou seja, sempre que instalo um Ubuntu novo, pego em todas as configurações, ou seja, todos os ficheiros ocultos, e meto-os numa pasta chamada backup. Depois, instalo o Ubuntu sobre essa partição e exactamente com o mesmo nome de utilizador. Quando estiver a utilizar o novo Ubuntu, sempre que achar que preciso de configurações antigas, vou à pasta backup e copio para a raiz da home as respectivas configurações do programa em questão. Passadas umas semanas, eu tenho a certeza que não voltarei a precisar de configurações antigas e apago essa pasta. Simples! Ah, isto requer, claro, que utilize este método:
http://ubuntued.info/como-actualizar-a- ... ticao-home

Espero ter ajudado!

Até já! :upsiu:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 53 visitantes

cron