Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 14:13 Pesquisa avançada

Como Limpar o Histórico completo do Ubuntu 11.10?[Resolvido]

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Como Limpar o Histórico completo do Ubuntu 11.10?[Resolv

Mensagempor José Craveiro » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 0:55

Sim, sim, usei e mesmo assim não se mostrou interessado em colaborar!
A instalação decorreu normalmente, à primeira, só há a apontar mesmo o funcionamento, quer dizer, não funcionou. :\
Isto cheira-me a incompatibilidade com o xfce e ou os scripts do aplicativo devem seguir noutra direção, daí que fica impávido e sereno! :\
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Como Limpar o Histórico completo do Ubuntu 11.10?[Resolv

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 10:46

José Craveiro » 08 Fev 2012, 00:55 escreveu:Sim, sim, usei e mesmo assim não se mostrou interessado em colaborar!
A instalação decorreu normalmente, à primeira, só há a apontar mesmo o funcionamento, quer dizer, não funcionou. :\
Isto cheira-me a incompatibilidade com o xfce e ou os scripts do aplicativo devem seguir noutra direção, daí que fica impávido e sereno! :\

Ah mas isto é para lidar com o Unity Lens, com o XFCE é usar o que referiu (ou seja, limpar os ficheiros recentes). Esta ferramenta serve apenas para dar uma componente que faltava ao Unity, que era gerir o histórico, pois que se fizesse via Gnome Clássico a limpeza como o José indicou (no XFCE), ao entrar no ambiente Unity, o utilizador deparava-se com o Histórico presente no Unity Lens.

Resumindo:
    Para se controlar o Histórico no Unity Lens usa-se o Activity Log Manager, para os restantes Ambientes, é ir ao menu e ver da opção Limpar Histórico (tal como o José indicou). No Gnome-shell e no Cinnamon basta instalar uma extensão ou ativar um applet (caso do Cinnamon, ver em Cinnamon Settings→Applets→Recent Documents) para o efeito!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como Limpar o Histórico completo do Ubuntu 11.10?[Resolv

Mensagempor José Craveiro » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 20:30

Ok, então conclui-se que o método que tenho à disposição no xfce (semelhante ao Gnome clássico) é o falta no Unity e para colmatar essa falta surge então para este o Activity-Log-Manager. ;)
Valha-me a VM para testes como estes e muito mais! :desdentado:
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Como Limpar o Histórico completo do Ubuntu 11.10?[Resolv

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 9 de Fevereiro 2012, 0:22

José Craveiro » 08 Fev 2012, 20:30 escreveu:Ok, então conclui-se que o método que tenho à disposição no xfce (semelhante ao Gnome clássico) é o falta no Unity e para colmatar essa falta surge então para este o Activity-Log-Manager. ;)
Valha-me a VM para testes como estes e muito mais! :desdentado:

Exactamente :OK:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como Limpar o Histórico completo do Ubuntu 11.10?[Resolv

Mensagempor José Craveiro » Sex, 20 de Abril 2012, 12:40

Passados quase 3 meses depois de termos ficado por uma abordagem em relação à limpeza dos documentos recentes, achei que valia a pena voltar a colocá-la em cima da mesa, pelo menos para mostrar aqui uma alternativa sem instalações extra que acabam por se tornar desnecessárias!

É, por vezes esbarramos com dicas valiosas como esta:

Via terminal entremos no diretório:
cd ~/.local/share/


Limpando o histórico, caso exista no momento:
rm recently-used.xbel

e também,
touch recently-used.xbel


Desabilitando o histórico:
sudo chattr +i recently-used.xbel


Para retomar a função ao estado anterior se desejado, reabilitando o histórico:
sudo chattr -i recently-used.xbel



Se recorrermos ao diretório /home/"usuário"/.local/share/recently-used.xbel, tal como podemos aqui observar, constatamos que o arquivo se encontra trancado.



Para confirmar o sucesso desta operação, basta abrir ou criar qualquer ficheiro e verificar por exemplo, no espaço habitual onde verificávamos os documentos recentes e repararmos que não se geram quaisquer elementos no histórico.

Baseado no artigo: http://rodrigoprestesmachado.wordpress.com/
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Como Limpar o Histórico completo do Ubuntu 11.10?[Resolv

Mensagempor José Craveiro » Qua, 16 de Maio 2012, 12:35

Voltei a este tópico pelo menos para tentar perceber melhor como funciona o Zeitgeist.

Zeitgeist é um serviço que regista as atividades do usuário e eventos (arquivos abertos, sites visitados, conversas com outras pessoas, etc) e faz com que a informação relevante esteja disponível para outros aplicativos.
Ele serve como um registo de atividade abrangente e também torna possível determinar relações entre os itens com base em padrões de uso.
Libzeitgeist é uma biblioteca de cliente para acessar e gerenciar o log de eventos do Zeitgeist de linguagens como C e Vala.
Este pacote contém as bibliotecas compartilhadas para serem usadas por aplicativos.
(by google-tradutor) - retirado da informação inclusa no pacote de atualização.

Espero não estar aqui a perguntar de novo ao que já foi respondido, mas a dúvida persistiu!
A questão é, tendo em conta que eu assim como tantos por aqui, não pretendemos uma ativação de histórico que a meu ver só nos dá o trabalho de ter que o eliminar, portanto, sem utilidade visivelmente nenhuma e que possivelmente só acumula inutilidades, será realmente necessário manter no sistema o Zeitgeist em funcionamento?

Esta dúvida ressurgiu porque há instantes ao verificar o gestor de atualizações, das várias disponíveis constavam então uns poucos elementos deste componente. Como entretanto estava a fazer uma experiência entre o Gestor de atualizações e o Synaptic com o objetivo de não voltar a receber atualizações de aplicativos que não uso e que desde a instalação do Ubuntu fiz questão de os desinstalar, resolvi talvez fazer o mesmo com o Zeitgeist para que tal como os outros que bloqueei, não voltem a debitar atualizações.

Portanto, no caso de não o mantermos, portanto a ser desinstalado, comprometerá de alguma forma o normal funcionamento do sistema?
Obrigado. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Como Limpar o Histórico completo do Ubuntu 11.10?[Resolv

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 29 de Maio 2012, 18:31

Desculpem-me eu ter lido o tópico na diagonal, mas resolvi estar aqui durante alguns minutos no fórum a responder a alguns tópicos dentro da minha pouca disponibilidade. E vendo esta vossa conversa, no caso do Ubuntu 12.04, este problema, creio eu, foi completamente resolvido com as opções de privacidade em: Configurações do sistema -> Privacidade:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Anterior

Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 79 visitantes