Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 14:20 Pesquisa avançada

[Debian] Tenha o seu Iceweasel na última versão

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

[Debian] Tenha o seu Iceweasel na última versão

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 7 de Dezembro 2013, 22:55



Para quem não sabe, o Iceweasel é o Firefox sem a parte comercial, ou seja, é o Firefox completamente livre. O Debian vem com este browser instalado, mas como preza pela estabilidade, apenas mantém actualizações de segurança para a versão 17.



Ora como todos nós sabemos, o Firefox tende a melhorar a cada versão, então porque haveria de ficar preso nesta versão? Neste pequeno tutorial, ensino como proceder à aquisição do Iceweasel mais actual (versão estável, claro).

Instalação/Actualização



Antes de mais, abra o terminal e execute o seguinte comando, que lhe dará acesso root:

su


Primeiro de tudo, terá de adicionar o seguinte repositório, que lhe permitirá ter a versão mais recente do browser:

echo "deb http://mozilla.debian.net/ wheezy-backports iceweasel-release" >> /etc/apt/sources.list.d/mozilla.list


Depois terá de actualizar a base de dados com a lista das aplicações disponíveis:

apt-get update


Verá que ao executar o comando, desta vez, que lhe surge a seguinte mensagem:



Obtenha a chave para assinar o repositório adicionado:

apt-get install pkg-mozilla-archive-keyring -y --force-yes


Volte a actualizar a lista:

apt-get update


E por fim instale/actualize o Iceweasel da seguinte forma:

Portugueses



apt-get -t wheezy-backports install iceweasel iceweasel-l10n-pt-pt


Brasileiros



apt-get -t wheezy-backports install iceweasel iceweasel-l10n-pt-br




Dê seguimento ao ver a seguinte mensagem:



Se quiser as versões Beta e Aurora, pode ver nas referências usadas neste tutorial.

Referências



ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: [Debian] Tenha o seu Iceweasel na última versão

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:33

Sinceramente, quando se fala de browsers, deixar ficar com versões antigas não é uma política de estabilidade. Por muito que haja maior garantias de não bloquear, na verdade perde-se uma quantidade enorme de atualizações de segurança que são consideravelmente mais importantes.

Tendo em conta a estabilidade que os browsers mais conhecidos têm, acho que a questão das atualizações ainda fica mais evidente. Por isso, é pena não tomarem esta decisão, mas ainda bem que temos aqui o Luís para mostrar esta solução! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [Debian] Tenha o seu Iceweasel na última versão

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:44

Claudio Novais (19-12-2013, 23:33) escreveu:Sinceramente, quando se fala de browsers, deixar ficar com versões antigas não é uma política de estabilidade. Por muito que haja maior garantias de não bloquear, na verdade perde-se uma quantidade enorme de atualizações de segurança que são consideravelmente mais importantes.

Tendo em conta a estabilidade que os browsers mais conhecidos têm, acho que a questão das atualizações ainda fica mais evidente. Por isso, é pena não tomarem esta decisão, mas ainda bem que temos aqui o Luís para mostrar esta solução! ;)

Pois, eu isso também não percebi muito bem, até porque o Chromium está quase sempre a um passo à frente do Google Chrome (isto no Debian, claro), mas o Iceweasel, o navegador padrão, e deixam-no desactualizado... :conf:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: [Debian] Tenha o seu Iceweasel na última versão

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:55

Isso então é ainda pior! O mais engraçado é o repositório ser oficial, ou pelo menos estar no domínio do próprio Debian! :crazy:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [Debian] Tenha o seu Iceweasel na última versão

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 20 de Dezembro 2013, 1:01

Claudio Novais (19-12-2013, 23:55) escreveu:Isso então é ainda pior! O mais engraçado é o repositório ser oficial, ou pelo menos estar no domínio do próprio Debian! :crazy:

Pois, mas é o repositório em que não garantem estabilidade, pois não foi tão bem testado como no repositório nativo! Basicamente, é quase empacotar e enviar (não é bem, ainda fazem uns pequenos testes, como verificar se funciona, né?! :lol: )!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: [Debian] Tenha o seu Iceweasel na última versão

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Dezembro 2013, 1:06

Certo, mas muito provavelmente fazem exatamente isso com o Chromium!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [Debian] Tenha o seu Iceweasel na última versão

Mensagempor hailton » Sex, 20 de Dezembro 2013, 4:44

Na minha opinião versão antiga não significa estabilidade. No mínimo, o Debian deveria disponibilizar no repositório stable a versão mais nova, que é estável, diferente das versões Nightly (Firefox). É também um problema em outras distros como Ubuntu, por exemplo, que tem o Rhythmbox antigo no repositório, mas que já tem disponível a versão 3 estável no repositório do programa.

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: [Debian] Tenha o seu Iceweasel na última versão

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Dezembro 2013, 14:34

Tenham em atenção que novas versões, no mundo linux, equivalem geralmente a novas implementações. É uma filosofia de programação mais inteligente e organizada, diferente do mundo corporativo que tem de vender, mesmo quando a diferença é apenas visual (tema).

Portanto, aplicações como o Rhythm podem trazer muitas funcionalidades novas que precisam de ser testadas muito bem, mesmo depois de serem oficialmente estáveis. Por vezes é necessário esse selo de estabilidade para que haja público suficiente para testar. Nesse sentido, não acho garantida a estabilidade.

Já no caso dos browsers mais conhecidos, estes estão num outro patamar onde praticamente as novidades são altamente testadas nas versões nightly e na versão estável a coisa realmente está estável. Isto ocorre porque o sistema como um todo já está também estável.

Por isso, concordo que em certos nichos, como nos browsers mais conhecidos, isso pudesse ser atualizado com maior frequência. Pelo contrário, a maioria das aplicações open-source não acho que isso se adeque. Basta ver o Gnome3 ou o Unity, que mesmo estáveis apresentam sempre muitos problemas quando são lançados.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [Debian] Tenha o seu Iceweasel na última versão

Mensagempor Xterminator » Sex, 20 de Dezembro 2013, 15:41

Na verdade o Iceweasel que é enviado no Debian é feito a partir do Firefox 17 ESR (Extended Support Release)
http://www.mozilla.org/en-US/firefox/organizations/
e este tem todas atualizações de segurança normalmente, aliás em breve pode ser que seja atualizado pois recentemente saiu uma versão 24 ESR que já está disponível no SID.
Não é um produto voltado para o usuário comum, e sim voltado para administradores que tem que fazer diversas instalações e quer ter suporte a atualizações por mais tempo.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: [Debian] Tenha o seu Iceweasel na última versão

Mensagempor José Craveiro » Sex, 20 de Dezembro 2013, 17:39

Claudio Novais (19-12-2013, 23:33) escreveu:Sinceramente, quando se fala de browsers, deixar ficar com versões antigas não é uma política de estabilidade. Por muito que haja maior garantias de não bloquear, na verdade perde-se uma quantidade enorme de atualizações de segurança que são consideravelmente mais importantes.

Tendo em conta a estabilidade que os browsers mais conhecidos têm, acho que a questão das atualizações ainda fica mais evidente. Por isso, é pena não tomarem esta decisão, mas ainda bem que temos aqui o Luís para mostrar esta solução! ;)


Peguei apenas neste ponto da "conversa" que me parece mais generalista ou até preparativo e refiro isto porque apesar de não participar (ainda que fosse essa a minha vontade fazê-lo, mas não estou preparado para tal) diretamente em matéria Debian, tenho de alguma forma juntado alguns dados que me serão necessários daqui a alguns meses. Como em Abril (mais coisa menos coisa) certamente irei pôr mãos à obra numa nova instalação do Ubuntu_Lts, planeio partilhar espaço do HD com um Debian, espero sinceramente usar de uma abordagem mais construtiva do que a que fiz há algum tempo atrás. Curioso que tenho vindo a sentir que ter apenas o Ubuntu me faz sentir menos completo como user e acho cada vez mais que ter um Debian preencherá essa necessidade. Pura partilha e desculpem-me o off-topic. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Próximo

Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 55 visitantes

cron