Bem-vindo: Qua, 17 de Abril 2024, 0:31 Pesquisa avançada

Ubuntu: instalador automático de Drivers de placas ATI/AMD

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Ubuntu: instalador automático de Drivers de placas ATI/AMD

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 13 de Novembro 2013, 1:31

Uma maneira muito simples de instalar os novos drivers AMD na sua distro

Agora instalar as últimas versões dos drivers gráficos da AMD no Ubuntu e derivados já não é mais tão complicado, desenvolvido pela equipe do site thefunclub o Ubuntu AMD Catalyst Install é uma ferramenta que visa facilitar a vida de quem possui uma placa de vídeo da ATI.

Toda a instalação é feita graficamente, o software pode ser baixado por esta página em formato .deb, na mesma você encontra informações passo-a-passo sobre como instalar este grande facilitador.

Fonte: DioLinux


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ubuntu ganha instalador automático de Drivers de placas

Mensagempor nelinhoãngolano » Qua, 13 de Novembro 2013, 12:24

será que resolve nos pc com placas hibridas?

nelinhoãngolano
 
Mensagens: 19
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Ubuntu ganha instalador automático de Drivers de placas

Mensagempor hailton » Qua, 13 de Novembro 2013, 13:18

@nelinhoãngolano

O instalador apenas adiciona o driver AMD, mas não habilita o PowerXpress para placas gráficas híbridas AMD + Intel. Você pode executar no terminal o comando para ativar o PowerXpress (para Ubuntu 12.04.3 e 13.10):
sudo apt-get install fglrx-pxpress


Mais informações: https://wiki.ubuntu.com/X/Config/HybridGraphics

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Ubuntu ganha instalador automático de Drivers de placas

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 13 de Novembro 2013, 16:49

Boas Nuno, experimentei esta aplicação anteontem no meu Ubuntu 13.10 e dá sempre falha no download do driver!

Quando li a informação, reparei que o autor só tinha experimentado até ao 13.04, mas existe a compatibilidade com o 13.10.

Instalei as dependências todas, por isso, não existe problema de incompatibilidade devido à falta de pacotes instalados!

Vou aguardar por uma versão mais recente e, de preferência que não seja BETA!

De qualquer maneira, lá porque não funcionou comigo, não quer dizer que não funcione com outros utilizadores!

Principalmente, para quem tem o Ubuntu até ao 13.04 Raring!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu: instalador automático de Drivers de placas ATI/A

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 14 de Novembro 2013, 0:55

Apesar de poder dar ainda alguns problemas, é um começo, é uma iniciativa, o que é de louvar.

Iniciativas como estas podem gerar grandes projetos.

Reparem no Bumblebee. Lembro-me que apesar da esperança, nos primeiros meses ele era tão mau que a maioria não acreditava. O certo é que houve gente ambiciosa que conseguiu alcançar algo incrível para quem tem placas de vídeo nVidia. Digo incrível porque fizeram um trabalho excecional e independente, sem ajudas da nVidia que, tal como a ATI, tende e fechar muito a forma como as coisas funcionam, dificultando o desenvolvimento de soluções livres.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu: instalador automático de Drivers de placas ATI/A

Mensagempor Dario Ferreira » Seg, 18 de Novembro 2013, 12:59

Antes de mais boas a todos, parece que finalmente estou a ver a luz ao fundo do túnel, pois desde que comprei o meu actual notebook, já vai para 3 anos, que tenho andado arredado do mundo Linux (entenda-se Ubuntu) muito por causa do sistema de gráficas híbridas Intel+AMD.
Hoje voltei a tentar, e como tal instalei o Ubuntu 13.10, depois executei o seguinte comando para instalar os drivers da AMD
sudo apt-get install fglrx fglrx-pxpress

reinicie e para minha surpresa aparentemente tudo parece estar em ordem. O problema agora é que não sei como alternar entre as gráficas, quando abro o AMD Catalys Contrl Center aparece as duas gráficas como no Windows, mas não posso alternar entre gráficas porque diz que preciso de ter direitos administrativos. E é aqui que entra a minha nabice, pois não sei como abrir o amdccc como administrador :cry:
Alguma alma caridosa que me possa iluminar neste respeito por favor :venia:

Dario Ferreira
 
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Alenquer

Re: Ubuntu: instalador automático de Drivers de placas ATI/A

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 18 de Novembro 2013, 13:13

Boas Dário, tenta executar a aplicação pelo terminal:

sudo aplicação-que-queres-abrir


Ele vai-te pedir a tua password e executa o programa com direitos administrativos.

Hasta.
Editado pela última vez por Miguel Fonseca em Seg, 18 de Novembro 2013, 23:40, em um total de 1 vez.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu: instalador automático de Drivers de placas ATI/A

Mensagempor Dario Ferreira » Seg, 18 de Novembro 2013, 23:34

Miguel Fonseca (18-11-2013, 12:13) escreveu:Boas Dário, tenta e executar a aplicação pelo terminal:

sudo aplicação-que-queres-abrir


Ele vai-te pedir a tua password e executa o programa com direitos administrativos.

Hasta.


Muito obrigado, é mesmo isso. Finalmente tenho o meu HP Pavilion dv6 a funcionar com as placas gráficas alternarem, até aqui o maximo que conseguia era desactivar a grafica amd e usar a intel, e tinha de o fazer pelo terminal de cada vez que iniciava o sistema.

Dario Ferreira
 
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Alenquer

Re: Ubuntu: instalador automático de Drivers de placas ATI/A

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 22 de Novembro 2013, 0:52

Mesmo Dário!? Isso é uma excelente notícia!! Se assim for, acredito que em 6 meses tenhamos uma aplicação ainda mais abrangente em termos de modelos de placas de vídeo.

Espero receber mais notícias sobre esta aplicação, pois se ela receber maior atenção e for refinada, certamente será um grande achado para quem usa placas ATI/AMD!! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu: instalador automático de Drivers de placas ATI/A

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 22 de Novembro 2013, 0:56

Claudio Novais (21-11-2013, 23:52) escreveu:Mesmo Dário!? Isso é uma excelente notícia!! Se assim for, acredito que em 6 meses tenhamos uma aplicação ainda mais abrangente em termos de modelos de placas de vídeo.

Espero receber mais notícias sobre esta aplicação, pois se ela receber maior atenção e for refinada, certamente será um grande achado para quem usa placas ATI/AMD!! :yeah:


É, excepto para este gajo aqui que não tem "graveto" para comprar uma gráfica nova e a &#$%# da AMD/ATI já não dá suporte desde 2009 para a minha ATI Radeon X1600 de 521 MB!

"Tou lixado"!

Aguente-se!

Agora vem o Natal, pode ser que o raio do gordo se lembre de deixar cair uma gráfica melhor pela MINHA chaminé!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Próximo

Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes