Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:56 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] Interface gráfica para md5sum

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

[RESOLVIDO] Interface gráfica para md5sum

Mensagempor Allan » Seg, 9 de Setembro 2013, 6:14

Olá, tuxers!

Necessito de uma interface gráfica para o md5sum que permita obter a soma de arquivos em uma pasta, gerar um arquivo.md5 e que posteriormente eu possa abrir o arquivo.md5 e comparar (verificação simples de integridade :obvio: ) com os arquivos na pasta. Alguém conhece alguma GUI ou front-end boa para isso?
Editado pela última vez por Allan em Qui, 12 de Dezembro 2013, 22:36, em um total de 1 vez.
Spoiler:
Linux Mint 18 | Cinnamon 3.0.7 | 64-bits | Kernel 4.4.0-21-generic
Avatar do usuário
Allan
 
Mensagens: 58
Registrado em: 08 Setembro, 2013

Re: Interface gráfica para md5sum

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 9 de Setembro 2013, 14:02

Olá Allan,

Não conheço nenhuma aplicação desse género, que liste os vários arquivos. Eu normalmente faço testes MD5 casuais, ou seja, verifico para um ficheiro de cada vez, visto que raramente preciso disso. Quando o faço utilizo o terminal, no entanto já cheguei a confirmar também através do gravador de CDs K3B (o melhor programa na área, sem sombra para dúvidas na minha opinião), mesmo antes de iniciar a gravação das ISOs (sim, só utilizo o MD5 para as ISOs).

No entanto, procurando pela internet encontrei este programa que parece fazer exatamente o que você procura. Mas atenção, eu não o testei. Veja:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Interface gráfica para md5sum

Mensagempor Allan » Seg, 9 de Setembro 2013, 16:46

Olá, Novais!

Claudio Novais (09-09-2013, 14:02) escreveu:...gravador de CDs K3B (o melhor programa na área, sem sombra para dúvidas na minha opinião)


Dos gratuitos para Linux atualmente, também considero o melhor. O meu preferido era o Nero, na época que era gratuito para Linux. Quando começaram a vender o Nero, passei automaticamente para o K3B, apesar de não utilizar distro com KDE.

Claudio Novais (09-09-2013, 14:02) escreveu:...encontrei este programa chamado "Quick Hash GUI" que parece fazer exatamente o que você procura.


Ótimo, obrigado! Vou baixá-lo e experimentar e depois compartilho minha experiência aqui com a comunidade.
Spoiler:
Linux Mint 18 | Cinnamon 3.0.7 | 64-bits | Kernel 4.4.0-21-generic
Avatar do usuário
Allan
 
Mensagens: 58
Registrado em: 08 Setembro, 2013

Re: Interface gráfica para md5sum

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 14 de Setembro 2013, 15:26

@Allan, qual foi o veredito sobre o programa?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Interface gráfica para md5sum

Mensagempor Allan » Seg, 16 de Setembro 2013, 4:41

Claudio Novais (14-09-2013, 15:26) escreveu:@Allan, qual foi o veredito sobre o programa?


Olá, Novais!

:doh: Péssima ideia do autor em disponibilizar o programa em ELF. Já passamos da era que se produzia fogo com pedras. Acabei, por fim, encontrando um programa excelente, trata-se do MassHash 1.0, de autoria de Jonathan Leicher. O programa é compatível com Python 2 e 3.

Como vi que o tópico teve bastante visitas (mais de mil), decidi fazer um breve tutorial sobre o programa MassHash 1.0 para contribuir com o fórum :yeah: . Eí-lo:

INSTALAÇÃO, TRADUÇÃO E USO DO PROGRAMA MASSHASH




VERIFICANDO A COMPATIBILIDADE:



Via terminal
Python -V


Manualmente
Navegue até a pasta /usr/bin , lá deverá ter um arquivo chamado "python2.7" ou "python3".

DOWNLOAD DO PROGRAMA:



Via terminal


Manualmente
Cole o endereço http://masshash.googlecode.com/files/Ma ... 1.0.tar.gz na barra de endereços do seu navegador e pressione a tecla Enter

DESCOMPACTANDO:



Via terminal
tar -vzxf MassHash-1.0.tar.gz


Manualmente
Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo MassHash-1.0.tar.gz e escolha "Extrair aqui".

INICIANDO O PROGRAMA:



Via terminal
cd /home/shekinah/MassHash/python2
python2 masshash-launcher


Manualmente
Entre na pasta /home/SEU_NOME_DE_USUÁRIO/MassHash, procure pela pasta correspondente a sua versão do Python (pasta "python2" ou "python3") e dê duplo clique sobre o lançador ("masshash-launcher"). Na janela que abrir, clique em "Executar".

A INTERFACE



Não acho nem um pouco interessante programas com interfaces em idiomas estrangeiros, cujos autores não permitem traduzí-las. Foi sábio Leicher ter optado por glade :venia: . Algumas coisas eu prefiro do meu modo e o glade, me proporciona isso. Abaixo a interface do programa que traduzi para Português (Brasil) para meu uso:

Imagem

Imagem

O que acha dos usuários, agora, poderem traduzir ao gosto deles?

TRADUZINDO O PROGRAMA



Instalando o Glade
sudo apt-get install glade


Entre na pasta "data" do programa MassHash, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo "masshash-launcher.glade" e escolha "Abrir com Construtor de interfaces Glade.

Para ir traduzindo, clique nos itens e procure a direita, na guia "Geral" por "Rótulo". Na medida em que for traduzindo, vai salvando (Na interface do Glade: menu "Arquivo", "Salvar").

USO



O programa é tão intuitivo que dispensa detalhes, se seguir minha sugestão de tradução, então, mais fácil ainda.
Editado pela última vez por Allan em Sex, 27 de Setembro 2013, 18:53, em um total de 1 vez.
Spoiler:
Linux Mint 18 | Cinnamon 3.0.7 | 64-bits | Kernel 4.4.0-21-generic
Avatar do usuário
Allan
 
Mensagens: 58
Registrado em: 08 Setembro, 2013

Re: Interface gráfica para md5sum

Mensagempor Allan » Seg, 16 de Setembro 2013, 5:10

Allan (16-09-2013, 4:41) escreveu:
Claudio Novais (14-09-2013, 15:26) escreveu:@Allan, qual foi o veredito sobre o programa?


Olá, Novais!

:doh: Péssima ideia do autor em disponibilizar o programa em ELF. Já passamos da era que se produzia fogo com pedras. Acabei, por fim, encontrando um programa excelente, trata-se do MassHash 1.0, de autoria de Jonathan Leicher. O programa é compatível com Python 2 e 3.

Como vi que o tópico teve bastante visitas (mais de mil), decidi fazer um breve tutorial sobre o programa MassHash 1.0 para contribuir com o fórum :yeah: . Eí-lo:

INSTALAÇÃO, TRADUÇÃO E USO DO PROGRAMA MASSHASH




VERIFICANDO A COMPATIBILIDADE:



Via terminal
Python -V


Manualmente
Navegue até a pasta /usr/bin , lá deverá ter um arquivo chamado "python2.7" ou "python3".

DOWNLOAD DO PROGRAMA:



Via terminal


Manualmente
Cole o endereço http://masshash.googlecode.com/files/Ma ... 1.0.tar.gz na barra de endereços do seu navegador e pressione a tecla Enter

DESCOMPACTANDO:



Via terminal
tar -vzxf MassHash-1.0.tar.gz


Manualmente
Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo MassHash-1.0.tar.gz e escolha "Extrair aqui".

INICIANDO O PROGRAMA:



Via terminal
cd /home/SEU_NOME_DE_USUÁRIO/MassHash/python2
python2 masshash-launcher


Manualmente
Entre na pasta /home/SEU_NOME_DE_USUÁRIO/MassHash, procure pela pasta correspondente a sua versão do Python (pasta "python2" ou "python3") e dê duplo clique sobre o lançador ("masshash-launcher"). Na janela que abrir, clique em "Executar".

A INTERFACE



Não acho nem um pouco interessante programas com interfaces em idiomas estrangeiros, cujos autores não permitem traduzí-las. Foi sábio Leicher ter optado por glade :venia: . Algumas coisas eu prefiro do meu modo e o glade, me proporciona isso. Abaixo a interface do programa que traduzi para Português (Brasil) para meu uso:

Imagem

Imagem

O que acha dos usuários, agora, poderem traduzir ao gosto deles?

TRADUZINDO O PROGRAMA



Instalando o Glade
sudo apt-get install glade


Entre na pasta "data" do programa MassHash, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo "masshash-launcher.glade" e escolha "Abrir com Construtor de interfaces Glade.

Para ir traduzindo, clique nos itens e procure a direita, na guia "Geral" por "Rótulo". Na medida em que for traduzindo, vai salvando (Na interface do Glade: menu "Arquivo", "Salvar").

USO



O programa é tão intuitivo que dispensa detalhes, se seguir minha sugestão de tradução, então, mais fácil ainda.
Spoiler:
Linux Mint 18 | Cinnamon 3.0.7 | 64-bits | Kernel 4.4.0-21-generic
Avatar do usuário
Allan
 
Mensagens: 58
Registrado em: 08 Setembro, 2013

Re: Interface gráfica para md5sum

Mensagempor Allan » Seg, 16 de Setembro 2013, 5:12

Claudio Novais (14-09-2013, 15:26) escreveu:@Allan, qual foi o veredito sobre o programa?


Olá, Novais!

:doh: Péssima ideia do autor em disponibilizar o programa em ELF. Já passamos da era que se produzia fogo com pedras. Acabei, por fim, encontrando um programa excelente, trata-se do MassHash 1.0, de autoria de Jonathan Leicher. O programa é compatível com Python 2 e 3.

Como vi que o tópico teve bastante visitas (mais de mil), decidi fazer um breve tutorial sobre o programa MassHash 1.0 para contribuir com o fórum :yeah: . Eí-lo:

INSTALAÇÃO, TRADUÇÃO E USO DO PROGRAMA MASSHASH




VERIFICANDO A COMPATIBILIDADE:



Via terminal
Python -V


Manualmente
Navegue até a pasta /usr/bin , lá deverá ter um arquivo chamado "python2.7" ou "python3".

DOWNLOAD DO PROGRAMA:



Via terminal
wget http://masshash.googlecode.com/files/MassHash-1.0.tar.gz


Manualmente
Cole o endereço http://masshash.googlecode.com/files/Ma ... 1.0.tar.gz na barra de endereços do seu navegador e pressione a tecla Enter

DESCOMPACTANDO:



Via terminal
tar -vzxf MassHash-1.0.tar.gz


Manualmente
Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo MassHash-1.0.tar.gz e escolha "Extrair aqui".

INICIANDO O PROGRAMA:



Via terminal
cd /home/SEU_NOME_DE_USUÁRIO/MassHash/python2
python2 masshash-launcher


Manualmente
Entre na pasta /home/SEU_NOME_DE_USUÁRIO/MassHash, procure pela pasta correspondente a sua versão do Python (pasta "python2" ou "python3") e dê duplo clique sobre o lançador ("masshash-launcher"). Na janela que abrir, clique em "Executar".

A INTERFACE



Não acho nem um pouco interessante programas com interfaces em idiomas estrangeiros, cujos autores não permitem traduzí-las. Foi sábio Leicher ter optado por glade :venia: . Algumas coisas eu prefiro do meu modo e o glade, me proporciona isso. Abaixo a interface do programa que traduzi para Português (Brasil) para meu uso:

Imagem

Imagem

O que acha dos usuários, agora, poderem traduzir ao gosto deles?

TRADUZINDO O PROGRAMA



Instalando o Glade
sudo apt-get install glade


Entre na pasta "data" do programa MassHash, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo "masshash-launcher.glade" e escolha "Abrir com Construtor de interfaces Glade.

Para ir traduzindo, clique nos itens e procure a direita, na guia "Geral" por "Rótulo". Na medida em que for traduzindo, vai salvando (Na interface do Glade: menu "Arquivo", "Salvar").

USO



O programa é tão intuitivo que dispensa detalhes, se seguir minha sugestão de tradução, então, mais fácil ainda.[/quote][/quote]
Spoiler:
Linux Mint 18 | Cinnamon 3.0.7 | 64-bits | Kernel 4.4.0-21-generic
Avatar do usuário
Allan
 
Mensagens: 58
Registrado em: 08 Setembro, 2013

Re: Interface gráfica para md5sum

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Setembro 2013, 14:00

Olá Allan,

Excelente partilha!! Mesmo!

Só é pena o programa não ter um modo de instalação mais simplificado, nomeadamente através de repositórios adicionais. Em todo o caso, acredito que seja muito útil para quem realmente precise! ;)

Entretanto, aquele "quote" no fim era para estar ali ou você esqueceu-se de alguma coisa?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Interface gráfica para md5sum

Mensagempor Allan » Sex, 27 de Setembro 2013, 19:01

Novais escreveu:Excelente partilha!


Olá, Novais! Obrigado! :yeah:

Novais escreveu:Só é pena o programa não ter um modo de instalação mais simplificado, nomeadamente através de repositórios adicionais.

Concordo contigo, dado a praticidade do programa, seria excelente se ele estivesse, até, no repositório oficial do Ubuntu. :idea:

Novais escreveu:acredito que seja muito útil para quem realmente precise!

Sim, tenho usado, agora, esse com frequência para aferições. :D

Novais escreveu:aquele "quote" no fim era para estar ali ou você esqueceu-se de alguma coisa?

Obrigado por avisar, na pressa, ficou, mas não esqueci de nada. O tutorial é isso aí mesmo.
Spoiler:
Linux Mint 18 | Cinnamon 3.0.7 | 64-bits | Kernel 4.4.0-21-generic
Avatar do usuário
Allan
 
Mensagens: 58
Registrado em: 08 Setembro, 2013


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 56 visitantes