Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 3:24 Pesquisa avançada

Alternativa ao Notepad++

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Alternativa ao Notepad++

Mensagempor PedroNakamura » Sex, 26 de Julho 2013, 3:44

Estou passando a usar o Ubuntu como SO principal e desinstalei o Windows de minha máquina, notei que para Linux não há notepad++ e não estou disposto a baixar o Wine para utilizá-lo.

Quais são as boas alternativas para substituí-lo (que não sejam o Sublime Text)?

No caso, procuro um editor que possa ser usado para programar em PHP, fazer códigos HTML e para se programar em outras linguagens, de forma que se dê para quebrar um galho!

Sugestões?
Avatar do usuário
PedroNakamura
 
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Julho, 2013

Re: Alternativa ao Notepad++

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 12:39

Olá PedroNakamura,

Será que posso saber porque não gosta do Sublime Text? É que na minha opinião ele é atualmente dos melhores editores que eu conheço tanto para Linux como para os outros sistemas. Ele é espetacular logo de início pela leveza e funcionalidades; mas quando se começa a usar todas as capacidades dele então aí é que vemos que ele é realmente bom!

Bom, se você não quer usar esse software, há muitos outros, mas na minha opinião a qualidade deles não se compara nem ao Sublime nem ao NotePad++ que é cheio de recursos (apesar de eu não gostar muito dele, sinceramente, mas admito que tenha muitos bons recursos!). Há uma lista interessante que talvez lhe dê jeito neste tópico apresentado pelo Luciano:

Ainda outros programas, mas aqui você já encontra um bom conjunto! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Alternativa ao Notepad++

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 26 de Julho 2013, 19:25

Na minha opinião, Geany (tenho usado em C/C++, PHP, HTML, etc...) e possivelmente o BlueFish.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Alternativa ao Notepad++

Mensagempor PedroNakamura » Sex, 26 de Julho 2013, 20:00

O Eclipse já tenho aqui para as aplicações em Java. Procuro mais um só para programações em PHP e códigos HTML mesmo. Quanto ao Sublime Text é que ele é pago, hehe, criei implicância com ele por causa disso. Ele acaba tendo a "síndrome do WinRAR", mesmo dando pra usar ele fica mendigando compra (pelo menos foi assim quando usei o 2 por um tempo no Windows). Isso me incomoda, hehe.
Avatar do usuário
PedroNakamura
 
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Julho, 2013

Re: Alternativa ao Notepad++

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 20:06

Sim, efetivamente ele funciona exatamente como o WinRAR. Mas em todo o caso ele só diz isso uma vez de início algo que não me preocupa nada mesmo, tendo em conta a capacidade de produtividade que ele traz.

Em todo o caso, ele é um típico software que merece que se compre a licença caso sejamos programadores e ele nos seja útil. Eu não sou completamente fanático por open-source, como muitas vezes nos deparamos nesta área. Sou apologista pelas vantagens que se tem, nomeadamente na confiança de um software. No entanto, certos desenvolvedores merecem que sejam recompensados são só pelo software que fazem mas pela utilidade que nos proporcionam. E neste caso, Sublime acho que entre nesse grupo, até porque ele não pede assim tanto pela licença ;)

Mas claro que respeito a sua opinião e em certo modo claro que tem razão! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Alternativa ao Notepad++

Mensagempor PedroNakamura » Sex, 26 de Julho 2013, 20:20

É, eu também acho que os desenvolvedores devem ser recompensados por trabalhos bem-feitos e se eu tivesse dinheiro compraria uma licença. Mas como não tenho... vou achando outros meios! hehe, mas obrigado pelas dicas, vou vê-las melhor.
Avatar do usuário
PedroNakamura
 
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Julho, 2013

Re: Alternativa ao Notepad++

Mensagempor Registeel » Sex, 26 de Julho 2013, 21:36

gedit, vim, gvim, o Mozilla Bespin, que é um complemento para Firefox.
vim e gvim tem uma curva de aprendizado relativmente alta, mas se a questão é apenas o destaque da sintaxe basta aprender os comandos para editar, salvar, procurar, substituir, gravar macros, mudar esquema de cores e etc. Pelo vim e gvim é possível, inclusive, executar comandos do sistema direto da tela do programa. Por exemplo, você pode salvar um arquivo e enviá-lo por ssh/scp. Usando um terminal drop-down como o Tilda você poderá chamar e esconder o vim com apenas uma tecla de atalho. Mas de qualquer forma é preciso se familiarizar com arquivos de configuração, comandos e uso de terminal.
O gedit tem uma funcionalidade mais próxima do Notepad++, mas é preciso instalar ou desenvolver plugins para recursos como macros.
Avatar do usuário
Registeel
 
Mensagens: 64
Registrado em: 16 Dezembro, 2012

Re: Alternativa ao Notepad++

Mensagempor pedro_kampos » Dom, 17 de Agosto 2014, 20:16

Luis Cardoso (26-07-2013, 19:25) escreveu:Na minha opinião, Geany (tenho usado em C/C++, PHP, HTML, etc...) e possivelmente o BlueFish.


Sublime é o melhor pow! Valeu! :obvio:

pedro_kampos
 
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Agosto, 2014

Re: Alternativa ao Notepad++

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Agosto 2014, 22:00

pedro_kampos (17-08-2014, 20:16) escreveu:
Luis Cardoso (26-07-2013, 19:25) escreveu:Na minha opinião, Geany (tenho usado em C/C++, PHP, HTML, etc...) e possivelmente o BlueFish.


Sublime é o melhor pow! Valeu! :obvio:

Depende, se trabalhar em PHP+HTML e usar UTF-8, o Sublime pode ser uma valente dor de cabeça, tudo porque adiciona alguns bytes seja com UTF-8 ou UTF-8 sem BOM. Mesmo na versão 3, isto tem sido um problema, pelo que tive de optar pelo Geany. Também notei outro problema, ao renomear o ficheiro, ele elimina o anterior e cria um novo, descartando as permissões... Ora, como estou a trabalhar em páginas e gosto de manter tudo com permissões apertadas... :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Alternativa ao Notepad++

Mensagempor paulosebin » Seg, 18 de Agosto 2014, 15:09

Gente, eu acho o Sublime Text sensacional. Confesso que prefiro usar o Notepad ++ por que mistura simples com eficácia.

paulosebin
 
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Julho, 2013

Próximo

Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 53 visitantes

cron