Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:43 Pesquisa avançada

LibreOffice 4.1.0 Beta 1 com muitas novidades

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

LibreOffice 4.1.0 Beta 1 com muitas novidades

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 29 de Maio 2013, 7:35

A Document Foundation acaba de anunciar o lançamento do primeiro Beta do LibreOffice 4.1.0, incorporando mais de 1.000 correções de bugs individuais e melhorias. E isso conta com as correções para um número razoável de bugs de manuseio de OOXML, incluindo um bug que gerava a quebra do sistema, e uma implementação básica de meta-arquivos EMF+. Das correções de bugs, 246 eram referentes a melhorias na segurança, resultado das varreduras de segurança do projeto realizadas pela Coverity. Uma listagem das funcionalidades oficiais da versão 4.1 está disponível nas notas de lançamento de desenvolvimento.

O lançamento do Beta do LibreOffice 4.1.0 também inclui um grande número de aprefeiçoamentos e correções de bugs relacionados a nova funcionalidade de interface de usuário Sidebar. A funcionalidade Sidebar é baseada na contribuição de código do Symphony da IBM, além do trabalho de desing já implementado no painel de tarefas do Impress: o código e trabalho de design está sendo integrado no Apache OpenOffice que planeja liberar o mesmo como parte das funcionalidades da próxima versão 4.0. O código do Sidebar está sendo trazido para o LibreOffice e será o primeira maior mudança na UI sendo implementada no conjunto de aplicativos para escritório desde que ocorreu o fork do projeto do OpenOffice.org.

Nesta versão Beta do LibreOffice, essa funcionalidade está por padrão desabilitada, já que ainda causa um número significante de problemas na UI. Porém, se assim o usuário desejar, essa funcionalidade pode ser ativada através do menu Tools (Ferramentas) ➤ Options (Opções) ➤ Advanced (Avançadas) ➤ Optional (Opcional) e marcar a opção ""Enable experimental sidebar (on restart)". Você entao precisará reiniciar o LibreOffice para que a Sidebar apareça.

Uma lista detalhada de todos os bugs corrigidos e das melhorias implementadas no lançamento dessa versão de desenvolvimento pode ser encontrada no change log localizado no wiki da Document Foundation. E você pode testar essa versão de desenvolvimento sem se preocupar com a versão do LibreOffice já instalada em seu computador. O LibreOffice 4.1.0 Beta 1 é instalado em paralelo a versão que você porventura já possua instalada em disco, seja em sistemas Mac OS X ou Linux, mas para o Windows a instalação do Beta precisará substituir qualquer instalação mais antiga em produção em sua máquina. O pre-release do LibreOffice está disponível como instalador Windows, Mac OS X e como pacotes binários em formato RPM e .deb para Linux, podendo ser baixado dos servidores do projeto LibreOffice. Note que como esta é uma versão de desenvolvimento, a mesma não é recomendada para ambientes de produção ou trabalhos envolvendo missão crítica.

O LibreOffice também anunciou que o projeto está com 13 estudantes envolvidos para o evento Google Summer of Code (GSoC) deste ano de 2013. Os estudantes irão trabalhar em uma variedade de tarefas dentro do projeto, incluindo várias programas de interfaces de usuário, em implementação do Firebird SQL no Base, o controle remoto do Impress para iOS e a integração do VLC na suite office.

Saiba Mais: LibreOffice 4.1.0 Beta 1 arrives with over a thousand changes (em Inglês)

Fonte: UnderLinux


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: LibreOffice 4.1.0 Beta 1 com Milhares de Novidades

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 29 de Maio 2013, 12:32

Segundo entendi o LibreOffice funciona como o Mint. vai Buscar as novidades ao OpenOffice.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: LibreOffice 4.1.0 Beta 1 com Milhares de Novidades

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 29 de Maio 2013, 16:11

Milhares ou "apenas" mil? :D

Sobre ser parecido com o Mint, não me parece. Acho que é mesmo um Fork independente, basta ver que eles fizeram muitas alterações ao nível de interfaces das janelas das opções. Infelizmente da Interface principal é que está dificil de atuailzarem.

Em todo o caso, é natural que busquem as coisas boas do OpenOffice, visto que a base é a mesma e portanto "portar" partes do OpenOffice para o LibreOffice deve ser relativamente simples. Mas isso não significa que o LibreOffice seja uma espécie de remaster como é o caso do Mint.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: LibreOffice 4.1.0 Beta 1 com muitas novidades

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 30 de Maio 2013, 4:51

O bom é ver que o projeto anda.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes