Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 14:23 Pesquisa avançada

[Resolvido] Problema com formatação condicional do Calc

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

[Resolvido] Problema com formatação condicional do Calc

Mensagempor vagneraugusto » Sáb, 18 de Maio 2013, 19:05

Olá pessoal, boa tarde!

Estou no processo de migração dos meus documentos do Microsoft Office para o LibreOffice 4.0.2, como disse para vocês anteriormente.

Estou refazendo todas minhas planilhas no Calc para me acostumar com o sistema e para não ter prejuízo em formatação e compatibilidade.

Mas parece que o Calc tem um pequeno bug no sistema de formatação condicional, pois as regras que eu criei só se aplicam a uma linha em diversas colunas e não funcionam quando replico ela em diversas linhas e diversas colunas.

Segue o arquivo: https://docs.google.com/file/d/0BxFfyRmmAIbKYXFCLUk0N21LSEk/edit?usp=sharing

Gostaria que me ajudassem a ver se foi um erro meu ou então é de fato um bug. :?:

Conto com a a ajuda de vocês.

Obrigado.

Abraços.

Vagner Augusto
Editado pela última vez por vagneraugusto em Seg, 20 de Maio 2013, 0:15, em um total de 1 vez.

vagneraugusto
 
Mensagens: 31
Registrado em: 17 Março, 2013

Re: Problema com formatação condicional do Calc

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 19 de Maio 2013, 12:44

Olá Vagner Augusto,

Não se trata de um bug, tratou-se de uma má formulação a qual pode corrigir seguindo as seguintes imagens:


O problema é que estava a usar o valor do C3 para estipular a formatação condicional, fazendo com que não batessem certo com o valor presente na legenda... Agora, como está nas imagens, já tudo bate certinho! Era isto que queria, correto?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Problema com formatação condicional do Calc

Mensagempor vagneraugusto » Dom, 19 de Maio 2013, 16:33

Luis Cardoso (19-05-2013, 11:44) escreveu:Olá Vagner Augusto,

Não se trata de um bug, tratou-se de uma má formulação a qual pode corrigir seguindo as seguintes imagens:


O problema é que estava a usar o valor do C3 para estipular a formatação condicional, fazendo com que não batessem certo com o valor presente na legenda... Agora, como está nas imagens, já tudo bate certinho! Era isto que queria, correto?


Olá Luis,

Obrigado. Deu certo sim. ;) Na verdade desse jeito eu já tinha feito, mas eu queria atribuir condições em função da "Meta". Porque se a "meta" não fosse 100% e sim 90% a regra não iria funcionar.

Basicamente, sempre que o valor "Realizado" fosse maior ou igual do que 90% da "meta" a célula seria verde; se estivesse entre 50% e 89,999% do valor da "meta" seria amarelo; e, se fosse menor que 50% do valor da meta seria vermelho.

Supondo uma meta de 90%:
Verde: >=81%
Amarelo: >= 45% ou <= 80,9991%
Vermelho: <45%

Entendeu? Se souber como posso fazer dessa maneira eu também ficaria extremamente grato pela sua ajuda.

Abraços.

Vagner Augusto.

vagneraugusto
 
Mensagens: 31
Registrado em: 17 Março, 2013

Re: Problema com formatação condicional do Calc

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 19 de Maio 2013, 18:19

Então segundo entendi, a primeira linha indica a META, i.e., aqueles 49% do 'a1', correto? Então a indicação dos 100% nas linhas abaixo significa que se trata do cumprimento dessa META, correto? Ou é necessário corrigir a informação para a percentagem correta relativamente à META, i.e, é o valor efetivo mas para indicação visual apresenta se ficou acima ou abaixo do valor relativo à META estipulada?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Problema com formatação condicional do Calc

Mensagempor vagneraugusto » Dom, 19 de Maio 2013, 19:11

Luis Cardoso (19-05-2013, 17:19) escreveu:Então segundo entendi, a primeira linha indica a META, i.e., aqueles 49% do 'a1', correto? Então a indicação dos 100% nas linhas abaixo significa que se trata do cumprimento dessa META, correto? Ou é necessário corrigir a informação para a percentagem correta relativamente à META, i.e, é o valor efetivo mas para indicação visual apresenta se ficou acima ou abaixo do valor relativo à META estipulada?


Olá Luis,

As metas estão na linha 13 distribuídas pelas colunas: C, E, G, I, K, M, O.

Os valores que estão na linha 12, nas colunas (C, E, G, I, K, M, O) representam o valor realizado total, ou seja, são a média dos valores de C2:C:11, sendo válidos para as demais colunas.

Dessa maneira posso ter um valor "Realizado Final" na cor "Amarela", pois ele pode estar entre 50% e 89,999% da "Meta", mas os lançamentos que deram origem a ele podem ser "Verde", "Amarelo" ou "Vermelho", sendo que na média final ele se encaixe com a cor "Amarela".

Entendeu? Ou ficou confuso?

Abraços.

vagneraugusto
 
Mensagens: 31
Registrado em: 17 Março, 2013

Re: Problema com formatação condicional do Calc

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 19 de Maio 2013, 19:52

vagneraugusto (19-05-2013, 18:11) escreveu:
Luis Cardoso (19-05-2013, 17:19) escreveu:Então segundo entendi, a primeira linha indica a META, i.e., aqueles 49% do 'a1', correto? Então a indicação dos 100% nas linhas abaixo significa que se trata do cumprimento dessa META, correto? Ou é necessário corrigir a informação para a percentagem correta relativamente à META, i.e, é o valor efetivo mas para indicação visual apresenta se ficou acima ou abaixo do valor relativo à META estipulada?


Olá Luis,

As metas estão na linha 13 distribuídas pelas colunas: C, E, G, I, K, M, O.

Os valores que estão na linha 12, nas colunas (C, E, G, I, K, M, O) representam o valor realizado total, ou seja, são a média dos valores de C2:C:11, sendo válidos para as demais colunas.

Dessa maneira posso ter um valor "Realizado Final" na cor "Amarela", pois ele pode estar entre 50% e 89,999% da "Meta", mas os lançamentos que deram origem a ele podem ser "Verde", "Amarelo" ou "Vermelho", sendo que na média final ele se encaixe com a cor "Amarela".

Entendeu? Ou ficou confuso?

Abraços.

Penso que entendi, então era necessário fazer C$13*{%_valor}, ou seja, para menor que 50% seria C$13*0,5. Porquê o $13? Porque quer-se fixar essa linha, assim garante-se que vai buscar sempre o valor presente na linha dessa coluna!

Aqui está o ficheiro já com isso corrigido, veja se é isto, é que eu experimentei mudar as metas e os valores estavam a acompanhar a coloração como refere! Se editar vai ver que coloquei o C$13 a multiplicar pelos valores da legenda (se bem que coloquei entre 50 a 90 em vez de 89, porque na realidade, o entre é: X >= min ^ X < Max).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Problema com formatação condicional do Calc

Mensagempor vagneraugusto » Seg, 20 de Maio 2013, 0:14

Luis Cardoso (19-05-2013, 18:52) escreveu:
vagneraugusto (19-05-2013, 18:11) escreveu:
Luis Cardoso (19-05-2013, 17:19) escreveu:Então segundo entendi, a primeira linha indica a META, i.e., aqueles 49% do 'a1', correto? Então a indicação dos 100% nas linhas abaixo significa que se trata do cumprimento dessa META, correto? Ou é necessário corrigir a informação para a percentagem correta relativamente à META, i.e, é o valor efetivo mas para indicação visual apresenta se ficou acima ou abaixo do valor relativo à META estipulada?


Olá Luis,

As metas estão na linha 13 distribuídas pelas colunas: C, E, G, I, K, M, O.

Os valores que estão na linha 12, nas colunas (C, E, G, I, K, M, O) representam o valor realizado total, ou seja, são a média dos valores de C2:C:11, sendo válidos para as demais colunas.

Dessa maneira posso ter um valor "Realizado Final" na cor "Amarela", pois ele pode estar entre 50% e 89,999% da "Meta", mas os lançamentos que deram origem a ele podem ser "Verde", "Amarelo" ou "Vermelho", sendo que na média final ele se encaixe com a cor "Amarela".

Entendeu? Ou ficou confuso?

Abraços.

Penso que entendi, então era necessário fazer C$13*{%_valor}, ou seja, para menor que 50% seria C$13*0,5. Porquê o $13? Porque quer-se fixar essa linha, assim garante-se que vai buscar sempre o valor presente na linha dessa coluna!

Aqui está o ficheiro já com isso corrigido, veja se é isto, é que eu experimentei mudar as metas e os valores estavam a acompanhar a coloração como refere! Se editar vai ver que coloquei o C$13 a multiplicar pelos valores da legenda (se bem que coloquei entre 50 a 90 em vez de 89, porque na realidade, o entre é: X >= min ^ X < Max).


Muito obrigado Luis. :venia:

Era isso mesmo. Agora ficou show de bola! ;)

Abraços.

vagneraugusto
 
Mensagens: 31
Registrado em: 17 Março, 2013

Re: [Resolvido] Problema com formatação condicional do Calc

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 20 de Maio 2013, 10:28

De nada ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 100 visitantes