Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 8:52 Pesquisa avançada

Drivers do Windows no Wine é possível?

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Drivers do Windows no Wine é possível?

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 15 de Janeiro 2013, 7:07

Olá novamente, amigos! :D
Como sempre, eu venho pra perguntar... xD
Torço pra um dia vir ao fórum responder a dúvida de alguém... :desdentado:

Eu queria saber: é possível que drivers do Windows funcionem no Ubuntu pelo Wine?
Antes que me perguntem, o caso é o seguinte: instalei o Wine com o objetivo de jogar meus jogos do Windows (até tem um post meu aqui no fórum em que eu pedia ajuda com o Mortal Kombat 4 xD ). Mas, por alguma razão desconhecida, os drivers proprietários para Linux da minha placa de vídeo não funcionam corretamente, simplesmente "ferrando todo o meu Ubuntu". O driver open source funciona direitinho pra maioria das coisas. Pra maioria. Jogos criados com a engine Ren'Py (pra Linux mesmo) por exemplo, apresentam problemas que eu tenho quase certeza que é por causa da placa, mas não tenho o que fazer. Para fins de informação, minha placa é uma ATI Radeon x1650. Já ouvi falar que o suporte da ATI para o Linux é terrível e notei isso ao tentar instalar os drivers proprietários.

Um dia tentei instalar o Left 4 Dead também (na época em que não havia Steam pra Ubuntu ainda) e instalei e ele rodou até, mas... Sem texturas. Eu via estruturas em 3D e vultos, tudo preto.

Por essas e por outras que eu faço essa pergunta: é possível instalar drivers do Windows no Wine? Ao menos, pra rodar os jogos de Windows nele?

:yeah: Obrigado pela atenção! Aguardo respostas! Abraços a todos!
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Drivers do Windows no Wine é possível?

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 15 de Janeiro 2013, 8:44

Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Drivers do Windows no Wine é possível?

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 15 de Janeiro 2013, 21:14

rodrigo_sabbat, para você perceber porque não dá, vou-lhe explicar. Um driver basicamente permite que o sistema comunique com o hardware. Ora significa portanto que ele fica mais ou menos entre o sistema e o hardware.

No caso do Wine, é um programa que fica por cima do sistema, ou seja, usa o sistema operativo para funcionar com o hardware, por exemplo para executar cada instrução do programa, usa a memória, usa a placa de vídeo, tudo através do Sistema Operativo (~kernel).

Ora você quer então pôr um driver a ser usado por cima do wine (pois tal como o wine usa o sistema, também o driver usa o Wine) a trabalhar como se tivesse por baixo do sistema, o que não dá obviamente. Compreendeu?

Com uma imagem simples, seria algo assim:


Em que os drivers num sistema estão ao nível do Kernel. E você quer pôr o driver do Windows no local dos programas do Windows.

Já agora, existe programas que funcionam tipo o Wine, mas para drivers do Windows, no entanto é para casos muito específicos, nomeadamente o ndiswrapper, para placas de rede. Mas o ndiswrapper fica como que a par com o kernel.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Drivers do Windows no Wine é possível?

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 15 de Janeiro 2013, 22:08

Parabéns pela explicação.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Drivers do Windows no Wine é possível?

Mensagempor miles_maverick » Ter, 15 de Janeiro 2013, 22:18

E uma coisa. Cuidado com o que roda no Wine, pois ele pode emular até mesmo os próprios virus do Windows...
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Drivers do Windows no Wine é possível?

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qua, 16 de Janeiro 2013, 3:59

Obrigado a todos que responderam! :D

Valeu pela explicação, Claudio! :yeah:
Fiquei surpreso com a imagem. Ficou mais fácil de compreender.

Não se preocupe, miles_maverick! Só uso softwares originais e não sou de entrar em sites desconhecidos. :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Drivers do Windows no Wine é possível?

Mensagempor Ivan Pedrozo » Qua, 16 de Janeiro 2013, 4:12

miles_maverick (15-01-2013, 21:18) escreveu:E uma coisa. Cuidado com o que roda no Wine, pois ele pode emular até mesmo os próprios virus do Windows...

Eu não tinha parado para pensar nisto. :facepalm2:
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Drivers do Windows no Wine é possível?

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 16 de Janeiro 2013, 4:21

Verdade! É por esse mesmo motivo que o Ubuntu vem com o duplo-clique nos ficheiros exe a ser aberto pelo file-Roller (o programa que abre os ficheiros compactados) em vez do Wine! Acho esta atitude muito inteligente. É que um virus se não tiver dependências poderá funcionar de maneira bastante normal.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Drivers do Windows no Wine é possível?

Mensagempor Ivan Pedrozo » Qua, 16 de Janeiro 2013, 4:26

É bom saber Cláudio. Eu instalei o wine e o playonlinux por pura curiosidade, posso dizer que atualmente não preciso deles, pensando no risco não vejo motivo para mantê-los instalados.
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Drivers do Windows no Wine é possível?

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 16 de Janeiro 2013, 4:32

Realmente você está a dizer uma coisa que a mim é exatamente igual. Tenho o Wine e não tenho programas do windows instalados 8) ahahahahhaha
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 73 visitantes

cron