Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 10:54 Pesquisa avançada

Anti Virus- ClamTk

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Anti Virus- ClamTk

Mensagempor Carlos Silva » Seg, 17 de Dezembro 2012, 0:50

Olá pessoal, apesar de ter a ideia de que as distribuições Linux são imunes a vírus, acabei por descobrir que isso não é totalmente certo, pois, nossos SO pode ser um hospedeiro destes programas mal intencionado, segundo o texto que li: o PC pode armazenar um arquivo malicioso sem prejudica-lo de alguma forma, mas, pode ser passado através de midias removível de armazenamento infectando os pcs que usam SO diferente do LINUX.

Para baixa-lo bastar usar a Central de Programa do Ubuntu.

Espero ter contribuído..

Obrigado,

Carlos Silva
 
Mensagens: 33
Registrado em: 18 Outubro, 2012

Re: Anti Virus- ClamTk

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Dezembro 2012, 12:13

Carlos,

Você leu o que escreveu? :D

Repare no que você disse:

  • Primeiro disse que os sistemas linux não são imunes: "apesar de ter a ideia de que as distribuições Linux são imunes a vírus, acabei por descobrir que isso não é totalmente certo"
  • E a explicação foi porque o ficheiro malicioso pode estar lá e o sistema linux não será afetado mas poderá passar "o PC pode armazenar um arquivo malicioso sem prejudica-lo de alguma forma, mas, pode ser passado através de midias removível"

Ora, aqui temos duas coisas, se o arquivo malicioso não faz nada no sistema, então o sistema não é vulnerável tal como você supôs logo de início. Para além disso, se o arquivo não é malicioso ele não é auto-mutável, apenas poderá ser passado pelas mídias se você efetivamente o passar.

Basicamente o que quero dizer é o seguinte: o Linux não é perfeito, é quase perfeito. E portanto apesar de não haver virus, nunca se sabe quando eles poderão aparecer e por aí, ok, pode instalar um anti-virus para descargo de consciência.

No entanto, atualmente ter receios de virus acho despropositado. E a situação de passar virus só ocorre se você copiar-colar ficheiros que desconhece, de resto é impossível tais coisas ocorrerem. Claro que um copiar-colar pode ser de um ficheiro word com virus e você no sistema linux abre À vontade e depois acaba por saber que ele tinha virus (suposição que nem sei se é possível). Aí sim está a repassar, mas novamente, é você que está a realizar tal coisa.

Só para finalizar, eu já apaguei muitos virus de pens-USB com o Ubuntu e sem ter de me preocupar com antivirus. Sabe porquê? os virus nas pens têm o temível [para o windows] auto-run e eu basicamente abria-o no ubuntu via que ficheiro é que ele estava a arrancar e apagava esse ficheiro e o próprio auto-run. Simples. Ah, o meu Ubuntu estava a passar alguma coisa? Não! Simplesmente ele estava lá e ninguém reparava nele, coisa que o antivirus iria reparar. Mas o ficheiro não se ia mexer sozinho! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Anti Virus- ClamTk

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 17 de Dezembro 2012, 12:45

Uma pergunta, como vai esse ClamTk? É que da última vez que o usei, esse frontend do ClamAV estava super desactualizado! Por esse motivo passei a usar o ClamAV via linha de comandos, pois o ClamTk não era actualizado e dava erro ao tentar actualizar a base de dados do anti-vírus!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Anti Virus- ClamTk

Mensagempor bigtown » Seg, 17 de Dezembro 2012, 14:22

O ClamAV (via terminal) é um ótimo antivírus, quando seu Windows não quiser inicializar por vírus, passa o ClamAV e pronto :D

Mas nunca usei essa adaptação do ClamAV em GTK.

bigtown
 
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Novembro, 2012
Localização: Brasil

Re: Anti Virus- ClamTk

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Dezembro 2012, 15:03

bigtown (17-12-2012, 13:22) escreveu:O ClamAV (via terminal) é um ótimo antivírus, quando seu Windows não quiser inicializar por vírus, passa o ClamAV e pronto :D

Mas nunca usei essa adaptação do ClamAV em GTK.

Pois, para estes casos é que o ClamAv deve ser utilizado. Agora achar que o Linux é vulnerável? Acho que não, pelo menos para já! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Anti Virus- ClamTk

Mensagempor Bitetti » Seg, 17 de Dezembro 2012, 18:14

clanav é só mesmo p verificar arquivos Windows, ou colocar junto do Squid.
Esse tipo de erro de julgamento ocorre pq o povo tem a ideia de que as coisas funcionam por "magica": q o vírus vai infectar a maquina apenas por estar lá ou mesmo pelo ar.

[off]
Até no rWindows se vc tiver cuidado o vírus não pega. Aqui na firma eu brinquei esses dias pq chegou um e-mail com vírus. O povo gritou não clique! Só de sacanagem eu cliquei. Salvei e abri no notepad++... e descobri que o povo que faz vírus perdeu TODO o meu respeito. O "mané" foi tão preguiçoso que fez um vírus no Delphi e comprimiu com UPX.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 99 visitantes