Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:52 Pesquisa avançada

PowerTOP 2.0 - Melhorando a autonomia no Linux

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

PowerTOP 2.0 - Melhorando a autonomia no Linux

Mensagempor Bitetti » Sex, 11 de Maio 2012, 18:08

Artigo por por Carlos Morimoto, ver original em hardware.com.br

O PowerTOP é um aplicativo desenvolvido com apoio da Intel, com o objetivo de melhorar a autonmia de laptops e netbooks rodando Linux, identificando focos de consumo que podem ser corrigidos alterando as configurações do sistema. Não apenas ele indica o problema e oferece a solução, como em muitos casos ele é capaz de corrigir o problema sozinho:
Imagem

Havia escrito um artigo sobre ele em 2007, dando algumas dicas de como reduzir o consumo em laptops com o Centrino, e outra dica rápida sobre ele no Debian.

O motivo de estas dicas serem tão antigas é que o PowerTOP passou muito tempo sem ser atualizado, o que torna o lançamento da versão 2.0, quase cinco anos depois, uma novidade interessante. O anúncio está disponível no: https://01.org/powertop/blogs/ceferron/ ... .0-release

Entre as novidades está o suporte atualizado ao equipamento atual, uma interface remodelada e a possibilidade de salvar os resultados em html ou csv. Ele continua sendo a melhor opção para verificar como anda o consumo de energia e ver no que é possível reduzi-lo para estender a autonomia da bateria.

Por enquanto está disponível apenas o pacote com o código fonte. É de se esperar que as distribuições demorem algumas semanas até que o pacote atualizado esteja disponível nos repositórios.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: PowerTOP 2.0 - Melhorando a autonomia no Linux

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 11 de Maio 2012, 18:35

Acho que este tipo de aplicações é algo que merecem um destaque único! A procura por um sistema limpo de energia desperdiçada é algo que muita gente faz! Pelo menos eu faço-o constantemente para não gastar a bateria.

No entanto, acho que uma interface mais GTK seria o ideal. É que mostrar uma interface feita no terminal é algo que tira logo de ação uma fatia enorme de utilizadores! Em todo caso, quantas mais soluções melhor! Pois por vezes uma ou outra atrai alguém que lhe produza uma inferface boa, basta ver por exemplo o que aconteceu ao Ubuntu, que dantes era um linux feio e complicado!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes