Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 0:25 Pesquisa avançada

Gimp 2.8 está disponível para Download

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Re: Gimp 2.8 está disponível para Download

Mensagempor Revenge » Seg, 14 de Maio 2012, 9:43

Já tive oportunidade de testar, está muito bom. Especial destaque para o modo janela única, que dá um jeitão. Já conheci pessoas que migraram para o Gimp por causa dessa novidade. Fora isso, não notei grandes diferenças. Há lá uma cena nova para exportar para .pdf, mas ainda não vi utilidade para isso. O melhor de tudo ainda, é ver como uma ferramenta grátis está sempre activa, e que pode ser "quase" tão boa como o famigerado photoshop...

Revenge
 
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Maio, 2012
Localização: Portugal

Re: Gimp 2.8 está disponível para Download

Mensagempor JethroDawnfine » Qua, 16 de Maio 2012, 21:51

Olá... só pra notificar o pessoal.

Tentei instalar o novo Gimp no Lubuntu 12.04 e obtive o mesmo erro de conflitos de versão com o libgimp e com o gimp-data.

E o pior é que, no Lubuntu, o Gimp foi completamente removido e, não deixa mais instalar nem a versão anterior. Provavelmente chegou a ser instalado algo do repositório do Gimp que vou precisar procurar e desinstalar manualmente.

No Mint, o conflito ocorreu, mas o Gimp anterior não chegou a ser desinstalado. O erro foi apontado antes de se correr essa operação.

Abraços.
--
___________________________________________
لēŧħŗø щēŋפøŋςα (Dawnfine)

Facebook:
Jethro: http://www.facebook.com/jethrodawnfine
Dawnfine: http://is.gd/RNFRCr

http://www.myspace.com/dawnfine
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Avatar do usuário
JethroDawnfine
 
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Setembro, 2011
Localização: Goiânia-GO/Brasil

Re: Gimp 2.8 está disponível para Download

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 17 de Maio 2012, 0:58

Boas Jethro, faz o seguinte, abre o terminal:

sudo apt-get remove --purge gimp*


De seguida, vai à tua pasta pessoal com o Nautilus (ou outro gestor de ficheiros) e procura pelas pastas ocultas.
No Nautilus, basta pressionares as teclas Ctrl+H, vais encontrar as pastas .gimp-2.6 e a gimp-2.8.
Quer encontres uma ou a duas, apaga-as.

De seguida, reinicia o PC!!! IMPORTANTE!! Reinicia o PC!!!

Depois, se queres a última versão do Gimp instalada, abre o terminal e executas estes comandos nesta ordem:

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp


Insere a tua PASSWORD seguido de ENTER e seguido de ENTER quando te for perguntado se queres adicionar o repositório!

Depois:

sudo apt-get update


De seguida:

sudo apt-get install gimp gimp-plugin-registry


Por último, só para nos certificarmos que se existirem falta de dependências, elas sejam resolvidas:

sudo apt-get install -f


Vê se resulta e "posta" aqui QUALQUER erro que te apareça no terminal!!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Gimp 2.8 está disponível para Download

Mensagempor JethroDawnfine » Qui, 17 de Maio 2012, 18:06

Olá, Miguel Fonseca.

Muito obrigado pela dica. Funcionou perfeitamente no meu Lubuntu.
Eu não me lembrava do comando 'purge' exato a ser dado. Então o que eu havia feito era desabilitar o ppa do Gimp nos Software Sources, e executar a sequência apt-get com 'purge', 'autoremove' e 'autoclean'. Mas ainda assim, não conseguia instalar o Gimp antigo.

Com as suas dicas, eu instalei o novo Gimp sem erro algum. E o mais curioso: não precisei executar o último comando - o 'apt-get install -f'. E eu tinha absoluta certeza de que ele seria preciso, pois ela me era sugerida pelo apt-get sempre que eu tentava voltar a instalação da versão anterior.

Bem. Funcionou! Obrigado, mais uma vez. ;)
--
___________________________________________
لēŧħŗø щēŋפøŋςα (Dawnfine)

Facebook:
Jethro: http://www.facebook.com/jethrodawnfine
Dawnfine: http://is.gd/RNFRCr

http://www.myspace.com/dawnfine
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Avatar do usuário
JethroDawnfine
 
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Setembro, 2011
Localização: Goiânia-GO/Brasil

Re: Gimp 2.8 está disponível para Download

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 17 de Maio 2012, 18:26

Boas Jethro, ainda bem que está a "funfar"! :yeah:

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Gimp 2.8 está disponível para Download

Mensagempor José Craveiro » Dom, 20 de Maio 2012, 21:03

Instalei também este ppa do Gimp, mas este parece que não trás as extensões ou plugins que permitem salvar as imagens nos formatos conhecidos como jpeg; png entre outros!
Salvei há pouco uma imagem pensando que seguia na mesma extensão, quando fui abri-la só abriu com gimp, porque de facto tinha a extensão do programa; entretanto salvei-a de novo mas ao procurar por outra extensão, nenhuma das acima referidas estava disponível no Gimp! Ainda aqui não se falou nisto, por acaso já aconteceu isto convosco?
Já agora, como é que eu poderei resolver isto? Sim, porque é a 1ª vez que isto me acontece no Gimp! :\
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Gimp 2.8 está disponível para Download

Mensagempor Ron Alon » Dom, 20 de Maio 2012, 21:41

José Craveiro » Dom Mai 20, 2012 6:03 pm escreveu:Instalei também este ppa do Gimp, mas este parece que não trás as extensões ou plugins que permitem salvar as imagens nos formatos conhecidos como jpeg; png entre outros!
Salvei há pouco uma imagem pensando que seguia na mesma extensão, quando fui abri-la só abriu com gimp, porque de facto tinha a extensão do programa; entretanto salvei-a de novo mas ao procurar por outra extensão, nenhuma das acima referidas estava disponível no Gimp! Ainda aqui não se falou nisto, por acaso já aconteceu isto convosco?
Já agora, como é que eu poderei resolver isto? Sim, porque é a 1ª vez que isto me acontece no Gimp! :\


Eles separaram o menu. Agora você precisa ir em Exportar. Eles fizeram isso por, possivelmente, terem recebido muitas reclamações de que não conseguiam editar novamente as imagens.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Gimp 2.8 está disponível para Download

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 20 de Maio 2012, 22:14

ron » 20 Mai 2012, 21:41 escreveu:
José Craveiro » Dom Mai 20, 2012 6:03 pm escreveu:Instalei também este ppa do Gimp, mas este parece que não trás as extensões ou plugins que permitem salvar as imagens nos formatos conhecidos como jpeg; png entre outros!
Salvei há pouco uma imagem pensando que seguia na mesma extensão, quando fui abri-la só abriu com gimp, porque de facto tinha a extensão do programa; entretanto salvei-a de novo mas ao procurar por outra extensão, nenhuma das acima referidas estava disponível no Gimp! Ainda aqui não se falou nisto, por acaso já aconteceu isto convosco?
Já agora, como é que eu poderei resolver isto? Sim, porque é a 1ª vez que isto me acontece no Gimp! :\


Eles separaram o menu. Agora você precisa ir em Exportar. Eles fizeram isso por, possivelmente, terem recebido muitas reclamações de que não conseguiam editar novamente as imagens.

Pois eu também não percebi bem o porquê desta modificação. Antes se ao guardar não atribuísse uma extensão, o Gimp assumia que era para guardar no seu formato, mas se colocasse uma extensão, ele guardava nessa extensão se fosse possível...
Agora, tal como o ron disse e muito bem, tem de ir em Exportar "nome_do_ficheiro.extensão" se pretender guardar as alterações no mesmo ficheiro de entrada ou Exportar... para guardar num nome ou numa extensão diferente!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Gimp 2.8 está disponível para Download

Mensagempor José Craveiro » Dom, 20 de Maio 2012, 23:11

Obrigado ron e Luís.
Ainda vão ser algumas as vezes que me levarão até ao salvar e salvar como, enfim, agora dizem-se velhos hábitos! :p
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Gimp 2.8 está disponível para Download

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 23 de Maio 2012, 23:02

De início isso também me acontecia José! Entretanto, já me habituei a fazer CTRL+E e o CTRL+Shift+E, respetivamente! ;)

Claro que também utilizo o CTRL+S. Ficou interessante fazerem isto. Talvez precisasse apenas de incluir algumas otimizações nas várias janelas de abertura após fazer um CTRL+shift+E. O facto de normalmente aparecerem 3 janelas, exige-se, de certa forma, uma maior agilidade :\
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 74 visitantes

cron