Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 10:21 Pesquisa avançada

Outro aspeto do acordo ortográfico no Libre Office

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Outro aspeto do acordo ortográfico no Libre Office

Mensagempor Pedregulho » Seg, 19 de Março 2012, 18:51

Actualizei há pouco tempo o LO para a ver são 3.5 e parece que a nova ortografia se tornou também uma praga.
Tanto no Calc como nas tabelas do Writer a formatação das datas põe os meses (e os dias da semana) com letra minúscula.
Isto dá como resultado que uma linha com: | Janeiro | Fevereiro | Março | etc. formatada como data fique, sem eu ser tido nem achado: | janeiro | fevereiro | março |
Não quero isso. Não gosto.
Acontece o mesmo com as abreviaturas Jan, Fev, Mar.
Parece ser uma das consequências do acordo ortográfico mas está incluído na própria formatação das datas.
Haverá alguma maneira de lhe dar a volta?

Pedregulho
 
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Julho, 2011

Re: Outro aspeto do acordo ortográfico no Libre Office

Mensagempor Ron Alon » Ter, 20 de Março 2012, 4:18

Creio que deverás mudar isto manualmente nas tableas/textos. No AO1990, os nomes dos meses/dias da semana são padronizados com as letras iniciais em minúscula mesmo - o que não deveria acontecer em início de frase, como é o caso. Veja se há como reportar este tipo de bug para os responsáveis pelo LibreOffice.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Outro aspeto do acordo ortográfico no Libre Office

Mensagempor Pedregulho » Ter, 20 de Março 2012, 8:58

Não posso mudar manualmente porque se trata de um formato pré-definido, mas com incrementos definidos por mim. E não me incomoda apenas no início da frase.
Por exemplo, a linha
| Sáb 28 Jan | Seg 27 Fev | Qua 28 Mar | Sex 27 Abr | Dom 27 Mai | Ter 26 Jun | Qui 26 Jul | em Calc com incrementos de 30 dias de calendário ficou transformada em
| sáb 28 jan | seg 27 fev | qua 28 mar | sex 27 abr | dom 27 mai | ter 26 jun | qui 26 jul |
Num quadro com várias linhas deste tipo, com incrementos que podem ser diferentes de linha para linha, a primeira versão é mais facilmente legível que a segunda. Se tiver que ser obrigatório sempre inicial maiúscula ou obrigatório sempre inicial minúscula, eu prefiro maiúscula.
Também não sei onde reportar a questão aos responsáveis pelo LibreOffice.

Pedregulho
 
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Julho, 2011

Re: Outro aspeto do acordo ortográfico no Libre Office

Mensagempor José Craveiro » Ter, 20 de Março 2012, 14:08

Esta página poderá servir de ajuda para reportar bugs:
http://user.services.openoffice.org/en/forum/viewtopic.php?t=34831

De qualquer forma, convém estabelecer um paralelo com o que aconteceu por exemplo com o OpenOfice 2x, esta suite não possuía uma boa distribuição da função corretor ortográfico por todos os seus aplicativos para além do processador de texto e pormenores semelhantes ao que apontou, não raro se verificavam! Quando surgiu a geração 3 da suite, (já não recordo se a 1ª que instalei foi a 3.0) a função do corretor teve maior abrangência e verifiquei que esta se estendia também ao Calc bem como aos restantes.
Quanto ao link acima, poderá surgir a dúvida: reporto ou não? A mensagem será analisada?
O facto é que ainda não tive essa necessidade, algumas dúvidas ou problemas (felizmente não muitos) que tenho tido com este pacote de escritório têm sido resolvidos simplesmente pesquisando documentos e opiniões de quem teve problemas semelhantes, mas penso que valerá sempre a pena reportar irregularidades das quais não obtivemos uma solução, porque acredito que é com base neste feedback que muitas melhorias têm surgido para bem da comunidade. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 92 visitantes

cron