Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:21 Pesquisa avançada

Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Re: Cinnamon – Excelente alternativa ao Gnome-Shell e Mate

Mensagempor Antonio Veras » Qua, 4 de Janeiro 2012, 16:44

Muito bom. Estou ansioso para us-alo em meu Ubuntu.
Valeu a dica.

Antonio Veras
 
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Janeiro, 2012

Re: Cinnamon – Excelente alternativa ao Gnome-Shell e Mate

Mensagempor lopesjpl » Qui, 5 de Janeiro 2012, 4:51

O que mais me fascina no mundo Linux é a liberdade de personalizar o seu sistema. Com Linux temos mil maneiras de fazer a mesma coisa, não ficamos presos a um tipo como certos sistemas por aí....

Viva a liberdade!
João Paulo Luiz Lopes
Twitter: @lopesjpl

"Malandra é a JK Rowling que chamou a gente de trouxas por 7 livros e ainda ganhou dinheiro."
Avatar do usuário
lopesjpl
 
Mensagens: 14
Registrado em: 13 Julho, 2011

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 19 de Janeiro 2012, 9:50

Miguel72 » 03 Jan 2012, 17:37 escreveu:(...)

Instalação do Cinnamon no Linux Mint




Escreva o comando seguinte no terminal (consola):

sudo apt-get install cinnamon cinnamon-session cinnamon-settings


(...)

É assim, eu tenho os repositórios do Linux Mint no meu Ubuntu (devido à instalação do Mate) e não posso executar esse comando na totalidade. Até ao momento apenas se pode fazer esta parte do comando:
sudo apt-get install cinnamon cinnamon-session

O pacote cinnamon-settings ainda não se encontra disponível nos repositórios oficiais do Mint. Existe um ligeiro atraso entre a versão disponível no repositório indicado para o Ubuntu e a versão Mint!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 20 de Janeiro 2012, 1:58

Boas Luís, mas então não acrescentaste o repositório que refiro no post, certo?

Acrescenta e vê se dá. Se não existirem conflitos, tens o problema resolvido.

Se existirem, removes o PPA e ficas como estás :lol: .

Ou então, experimenta instalar o pacote cinnamon-settings directamente através do .DEB presente no PPA.
Acha-lo neste link (directo):

https://launchpad.net/~merlwiz79/+archive/cinnamon-ppa/+files/cinnamon-settings_1.1.3-1ubuntu1~oneiric_all.deb

Experimenta instalá-lo com o GDebi e vê no canto superior direito se todas as dependências estão satisfeitas, se tiverem, instalá-o e depois executa-o do menu, ou "Alt+F2" cinnamon-setiings para veres se funciona.

Se quiseres testar a extensão cinnamon-extension-weather (gostei bastante), segue este link (directo) e executa o mesmo procedimento para o cinnamon-settings (acima descrito):

https://launchpad.net/~merlwiz79/+archive/cinnamon-ppa/+files/cinnamon-extension-weather_1.1.3-0ubuntu1~oneiric_all.deb

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 20 de Janeiro 2012, 10:29

Miguel72 » 20 Jan 2012, 01:58 escreveu:Boas Luís, mas então não acrescentaste o repositório que refiro no post, certo?

Acrescenta e vê se dá. Se não existirem conflitos, tens o problema resolvido.

Se existirem, removes o PPA e ficas como estás :lol: .

Ou então, experimenta instalar o pacote cinnamon-settings directamente através do .DEB presente no PPA.
Acha-lo neste link (directo):

https://launchpad.net/~merlwiz79/+archive/cinnamon-ppa/+files/cinnamon-settings_1.1.3-1ubuntu1~oneiric_all.deb

Experimenta instalá-lo com o GDebi e vê no canto superior direito se todas as dependências estão satisfeitas, se tiverem, instalá-o e depois executa-o do menu, ou "Alt+F2" cinnamon-setiings para veres se funciona.

Se quiseres testar a extensão cinnamon-extension-weather (gostei bastante), segue este link (directo) e executa o mesmo procedimento para o cinnamon-settings (acima descrito):

https://launchpad.net/~merlwiz79/+archive/cinnamon-ppa/+files/cinnamon-extension-weather_1.1.3-0ubuntu1~oneiric_all.deb

Cumps.

Eu estava apenas a fazer uma chamada de atenção ao teu post, pois os utilizadores do Linux Mint veriam lá essa referência e iam tentar aplicar o comando e iriam levar com um erro de que o cinnamon-settings não está nos repositórios oficiais!

Eu já adicionei o repositório e até tenho 3 extensões activas:
Imagem Imagem
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 20 de Janeiro 2012, 15:05

Olha Miguel, tenho um pedido para ti, apenas quero que sigas estes passos 3 a 4 vezes (só para ter a certeza):
  1. Entra no Cinnamon (caso não o estejas a usar actualmente :lol: );
  2. Clica em Menu:
    1. Passa com o rato sobre uma aplicação (qualquer uma);
    2. Clica com a tecla direita do rato sobre essa aplicação (vai aparecer uma lista com 3 opções para adicionar ao painel, ao desktop e aos favoritos);
    3. Sem clicar em nada, tira um print screen clicando na tecla destinada a esse efeito.
  3. Guarda a imagem;
  4. Volta ao ponto 2 as vezes que quiseres!

o.0 Para quê isto tudo? Poderá estar a perguntar! Bem, como as imagens abaixo ilustram, isto é o que acontece com dois PC's com Nvidia. Até ao momento apenas posso concluir que é um problema do Gnome Screenshot e o seu flash que está a provocar isto, mas ainda tenho de ir ver mais fundo. Como tu referiste que tens uma ATI, queria saber se apenas afectava a Nvidia ou outras gráficas também!

screen no mesmo computador, umas vezes dá, outras não
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 20 de Janeiro 2012, 19:40

Boas Luís, já vi então que tens a extensões a "bombar" :lol: !

Quanto ao problema com o Cinnamon, irei testar e depois posto aqui.

Entretanto, dá uma olhada nestes três links, penso que te poderá interessar devido à "tua" Nvidia:

http://www.webupd8.org/2012/01/bumblebee-30-released-nvidia-optimus.html

https://github.com/Bumblebee-Project/Bumblebee/wiki/Install-and-usage

https://launchpad.net/~bumblebee/+archive/stable?field.series_filter=oneiric

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Janeiro 2012, 20:00

Miguel, não entrei nos links, mas vi que falas do Bumblebee. Agora chama-se IronHide e há muito que tenho um artigo praticamente pronto. Só ainda não o publiquei pois quero que ele tenha uma base de dados maiorzinha! Digo isto pois esse sistema está muito bom uma vez que utiliza uma técnica em que todos partilham os seus scripts (se quiserem) e depois ao instalar é só pegar no script mais utilizado conforme o nome do nosso computador. Ah isto tudo numa instalação completamente automática.

Novamente só ainda não o publiquei pois sem muito bem que muita gente, pelo menos iniciante, vai estragar a sua instalação. Assim quantos mais scripts houver menos ocorrerá esse problema! Talvez daqui a um mês ou assim publique! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 20 de Janeiro 2012, 20:33

Miguel72 » 20 Jan 2012, 19:40 escreveu:Boas Luís, já vi então que tens a extensões a "bombar" :lol: !

Quanto ao problema com o Cinnamon, irei testar e depois posto aqui.

Entretanto, dá uma olhada nestes três links, penso que te poderá interessar devido à "tua" Nvidia:

http://www.webupd8.org/2012/01/bumblebee-30-released-nvidia-optimus.html

https://github.com/Bumblebee-Project/Bumblebee/wiki/Install-and-usage

https://launchpad.net/~bumblebee/+archive/stable?field.series_filter=oneiric

Cumps.

Mas isto não é apenas para portáteis? Eu estou a usar Nvidia num Desktop! No local de trabalho é uma GeForce 450 (tem a última versão do driver instalado e já tem o Kernel 3.2). O das imagens (bem, o da imagem direita porque a da esquerda o wallpaper ficou branco, é a minha recente aquisição) tem uma placa GeForce 315 (tem o driver que o Ubuntu instala durante a instalação e tem agora o Kernel 3.0.0-15).

Quanto ao problema, este verifica-se no Cinnamon, no Gnome-Shell e no ambiente Unity por vezes os menus flutuantes desaparecem :| (no screen claro)

Tirando este problema com o FLASH do Gnome Screenshot, tanto um PC como o outro funcionam perfeitamente (pelo menos consigo ver vídeos sem qualquer problema de imagem).

P.S.: Fazer screencast também está fora de questão... :roll: mau!

EDIT: Esqueci-me da gráfica da Intel :doh: daí sugerires o Bumblebee, para forçar apenas a usar a Nvidia e deixar a gráfica Intel em paz! É isso?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 20 de Janeiro 2012, 21:21

Boas Cláudio, compreendo o adiar do artigo, pois, como sempre (e BEM!) queres apresentar algo de estável aos leitores do Blog.
Ficarei então a aguardar ;) .

Luís, pensei que tivesses um portátil com Nvídia, por isso deixei os links, pois pareceu-me que iria ajudar bastante na "poupança" de energia (bateria).

Mas, essa tua hipótese também me parece viável, pois este procedimento através do Bumblebee, parece-me de muita utilidade em qualquer circunstância em que estejamos a falar de um portátil e que envolva também uma placa gráfica Nvídia.

Ajuda a poupar energia, aumentando assim o rendimento da mesma e também a poupança de custos :lol: .

Alternando entre o uso da placa onboard, quando as exigências forem reduzidas e passando para a "outra" quando aumentarem (descrevendo de uma forma simples).

Testa e vê se reduz o consumo, tendo em conta as excelentes criticas que eu já li de vários utilizadores, parece-me uma boa aposta. Mas, como tenho ATI :lol: , não o posso testar, nem afirmar que resulta.

Vou ver se testo agora o "problema" do Cinnamon.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes

cron