Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:19 Pesquisa avançada

Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 20 de Janeiro 2012, 21:41

Bem Luís, no meu Cinnamon ainda não aconteceu o mesmo que a ti.

Ficam aqui 2 screenshots:



Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 29 de Janeiro 2012, 15:41

Vídeo do Cinnamon 1.2.0



Não liguem aos ecrãs brancos, deve-se a um problema não resolvido entre o Gnome 3 e o driver da Nvidia! Eu normalmente não vejo isto, só os printscreens e a captura de vídeo é que regista isto assim :lol:



P.S.: Agora a instalação do Cinnamon ficou mais simples, basta fazer o seguinte:
sudo add-apt-repository ppa:merlwiz79/cinnamon-ppa && sudo apt-get update

e depois:
sudo apt-get install -y cinnamon



Para ter o Cinnamon completo:
sudo apt-get install cinnamon cinnamon-extension*
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 6 de Fevereiro 2012, 22:58

Miguel72 » 03 Jan 2012, 17:37 escreveu:

Como mudar de tema Metacity no Cinnamon



Para mudar o tema das janelas (Metacy) no Cinnamon, o processo é simples mas também tem algumas regras que descobri por mim próprio enquanto tentava e não conseguia mudar o tema das janelas.
Uma nota importante, é que apenas consegui utilizar as variantes dos temas, Adwaita, Drakfire e Zukitwo. Pois outros temas, como Elementary, Orta, etc, não funcionaram deixando as janelas com um aspecto horrível.

Como tal, acedam a esta página http://gnome-look.org/, procurem pelos temas (e variantes) acima descritos e coloquem-nos na vossa pasta pessoal de temas ~/.themes ou em /usr/share/themes.

Depois abram o gconf-editor, procurando-o no "Dash" ou utilizando as teclas Alt+F2.
Sigam o caminho (à esquerda) desktop > cinnamon > windows e vão encontrar (à direita) a opção" theme". Cliquem sobre ela duas vezes e escrevam nesse espaço o nome do tema que querem utilizar (ex imagem abaixo - drakfire dream gray) e carreguem em "enter" (clique na imagem à direita para ver melhor).
Atenção!!! O tema só funcionará se for compatível e se escreverem o nome do mesmo exactamente como têm na vossa pasta de temas (letras maiúsculas ou minúsculas, espaços, etc).
Depois pressionem as teclas Alt+F2 e irá aparecer uma pequena janela (como no Gnome-Shell), aí pressionam a tecla da letra "r" e de seguida "enter".
O ambiente gráfico irá iniciar já com o vosso novo tema para as janelas.


Bem, na versão mais recente do Cinnamon já não é preciso assim tanta dor de cabeça, basta abrir o Cinnamon Settings (em Menu→Preferences→Cinnamon Settings) ir a Themes, seleccionar a aba Other settings e alterar o campo Window theme. Para que surta efeito, terá de proceder como no Gnome-shell, pressione as teclas [Alt]+[F2] e escreva r e dê [Enter] para executar. Quando surgir de novo o Cinnamon, verá que as molduras (Metacity) já estão com o tema seleccionado.

Como se pode ver na imagem, o Cinnamon já não precisa do Gnome Tweak Tool para coisa alguma! Era algo assim que o Unity devia ter, um programa centralizado para personalizar todo o Ambiente!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 6 de Fevereiro 2012, 23:23

Acho que o fórum começa a ficar mais bonito que o blog Ubuntued o.0

Bem jogado Luís! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 6 de Fevereiro 2012, 23:32

Claudio Novais » 06 Fev 2012, 23:23 escreveu:Acho que o fórum começa a ficar mais bonito que o blog Ubuntued o.0


:lol: e aos poucos e poucos se vai actualizando um artigo!

Claudio Novais » 06 Fev 2012, 23:23 escreveu:Bem jogado Luís! ;)

:obrigado:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 1:04

Imagem

E para quem seguiu o meu artigo no Ubuntued e decidiu instalar o Cinnamon, agarrem-se bem, vêm aí novidades fresquinhas com versão 1.3 (que foi anunciada um dia depois da minha publicação :roll: - se eu soubesse...). Podem consultar as novidades aqui: http://cinnamon.linuxmint.com/?p=163

Uma das novidades que eu gostaria de realçar, é a que dá ao utilizador a possibilidade de poder deslocar os applets no painel (tal como se fazia no Gnome 2), ou seja, mais uma forma de personalização recuperada :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 0:49

Luis Cardoso » Dom Fev 19, 2012 1:04 am escreveu:
Uma das novidades que eu gostaria de realçar, é a que dá ao utilizador a possibilidade de poder deslocar os applets no painel (tal como se fazia no Gnome 2), ou seja, mais uma forma de personalização recuperada :yeah:


À semelhança do que os painéis do xfce permitem fazer. ;)
O que teria passado pela cabeça dos desenvolvedores desde a versão 11.04 do ubuntu para anular essa funcionalidade? o.0
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 20 de Fevereiro 2012, 2:50

José Craveiro » Seg Fev 20, 2012 12:49 am escreveu:
Luis Cardoso » Dom Fev 19, 2012 1:04 am escreveu:
Uma das novidades que eu gostaria de realçar, é a que dá ao utilizador a possibilidade de poder deslocar os applets no painel (tal como se fazia no Gnome 2), ou seja, mais uma forma de personalização recuperada :yeah:


À semelhança do que os painéis do xfce permitem fazer. ;)
O que teria passado pela cabeça dos desenvolvedores desde a versão 11.04 do ubuntu para anular essa funcionalidade? o.0

Provavelmente porque estavam a programar de raiz e agora vão acrescentando funcionalidades. Mas, verdade seja dita, se o fizeram, voltaram a fazer muita coisa mal e deixaram muitas outras coisas importantes para versões posteriores que não deviam! :\
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor rafaelsarilho » Qui, 23 de Fevereiro 2012, 21:52

Eu adorei o Cinnamon, ele é muito leve e rápido, e nessa nova versão ele tem até alguns efeitos visuais semelhantes aos do Compiz, espero que esse ambiente agrade os usuários e que esteja traduzido ao português logo :)
Até Breve... :D
Avatar do usuário
rafaelsarilho
 
Mensagens: 84
Registrado em: 24 Julho, 2011
Localização: Ribeirão Preto, SP, Brasil

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Qui, 23 de Fevereiro 2012, 22:15

Olá, vou partilhar aqui umas "misturas" (diga-se) que penso serem importantes em termos de comparação e gostava que comentassem para que eu possa ficar mais esclarecido acerca deste "canela" que mais parece uma especiaria esquecida na época das descobertas!

Fiz algumas medições quanto ao consumo de RAM nas máquinas virtuais com ambiente de trabalho vazio no VBox:

160/165 MB - Xubuntu (padrão-xfce)
160/165 MB - Cinnamon sobre Xubuntu
175/180 MB - Shell sobre Xubuntu
210/215 MB - Unity (Ubuntu)

Só ainda não testei o Cinnamon sobre Ubuntu (padrão-unity), mas talvez já dê para algum comentário! ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 47 visitantes