Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 4:10 Pesquisa avançada

DESAFIO: Firefox com visual superior do Gnome 3.10

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

DESAFIO: Firefox com visual superior do Gnome 3.10

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 4 de Dezembro 2013, 0:35

O visual do Gnome 3.10 caminha no sentido da remoção de alguns elementos clássicos das janelas das aplicações desktop, nomeadamente na remoção da barra superior e até da barra de menus. Uma das primeiras aplicações a receber estas modificações foi o explorador de ficheiros, o Nautilus, tal como podem ver aqui.

Ora, sendo este o caminho dos ambientes Gnome e depois de eu ter visto este excelente tutorial do Samuel Souza que explica como modificar o visual do Firefox para ter a aparência do Google Chrome, eu lembrei-me de dar uma vista de olhos pelos estilos do Stylish se havia alguma coisa relacionada com a aparência Gnome3.10.



Depois de procurar, encontrei dois estilos que prometem tal visual, tal como podem ver pela imagem acima. Infelizmente não fui bem sucedido a aplicá-lo. Acredito que talvez por ainda estar a usar o Gnome 3.6 do Ubuntu 13.04 que ainda tenho instalado.

Nesse sentido, e continuando esta ideia de desafios tal como foi feito para o tema de um mockup para o Windows9 (que infelizmente ainda não enviei a minha participação), convido-vos a tentarem reproduzir o visual proposto pelo referido estilo.

O estilo da imagem acima pode ser encontrado no link abaixo (número 1). Esse estilo refere que é necessário adicionar o estilo do ponto número 2.

PS: acredito que possa ser necessário mais algumas extensões, nomeadamente para que a barra de URL apareça só quando necessário.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: DESAFIO: Firefox com visual superior do Gnome 3.10

Mensagempor yuryrodrigues » Qua, 4 de Dezembro 2013, 18:39

Imagem

O Gnome 3 não está abrindo no meu computador, está com bug :o

E como não utilizo o Gnome 3, não vejo porque tentar arrumá-lo :sneaky: :sneaky:

Tentei o XFCE, mas não consegui ocultar as bordas e ao mesmo tempo deixá-las arredondadas :o :o.

Portanto, o meu visual não terá as bordas aredondadas :cry: :cry:

Então aqui está o resultado:



Quando passa o mouse nas abas:




Extensões utilizadas:

  • Close Button : Adiciona o botão de fechar do lado direito da janela
  • FxButton : Para mover o botão do firefox para o lado direito da janela
  • Hide Navigation Bar : Ocultar e mostrar a barra de navegação

Temas Utilizados:
  • FxOpera (Modificado) : Deixou o Firefox mais próximo do resultado. Modifiquei ele para retirar a borda em torno das abas. Obs: Clicando no link vai para o tema que modifiquei.
  • White : Em conjunto com o FxOpera, para deixar a barra de abas brancas.

Modificações próprias:
  • Gnome 3 Firefox (Criação Própria) : Realizei deversas modificações no Firefox até deixá-lo da maneira que está. Todas as configurações disponibilizei no site userstyles.org
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: DESAFIO: Firefox com visual superior do Gnome 3.10

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 4 de Dezembro 2013, 20:25

:venia2: :venia2: @yuryrodrigues :venia: :venia:

Muitos Parabéns, está fantástico :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: DESAFIO: Firefox com visual superior do Gnome 3.10

Mensagempor Xterminator » Qui, 5 de Dezembro 2013, 16:44

Realmente ficou ótimo, assim que tiver tempo vou testar, eu estou gostando muito das modificações que estão sendo implementadas no gtk 3, o gnome 3.11 está elegante e simples
a ponto de eu estar utilizando o tema Adwaita por padrão já faz algum tempo, por causa da beleza e detalhes que não se encontra em outros temas, como a aplicação do tema escuro em aplicações multimidia que lidam com imagens e vídeos, já que eu considero a visualização deste tipo de arquivo muito melhor em um tema escuro, no caso do gnome "menos é mais", observe as diferenças.
Diálogo Totem 3.10

Diálogo Totem 3.12


@Claudio para você que gostou do nautilus, aqui tem alguns mockups do nautilus que já seguem este novo estilo bem mais polido.
https://raw.github.com/gnome-design-tea ... s-next.png
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: DESAFIO: Firefox com visual superior do Gnome 3.10

Mensagempor samuelcsouza » Qui, 5 de Dezembro 2013, 22:13

yuryrodrigues :venia: :venia:

Incrível! Fantástico! Fenomenal! Mítico!
Avatar do usuário
samuelcsouza
 
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Fevereiro, 2013
Localização: São Carlos, SP - Brasil

Re: DESAFIO: Firefox com visual superior do Gnome 3.10

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 5 de Dezembro 2013, 23:01

PERFEITO! Não tenho sequer palavras para expressar a minha admiração por este seu trabalho Yury! Depois de ter feito um trabalho excecional com o visual do mockup para o Windows 9, eis que você volta a surpreender!

Incrível mesmo!! :venia: :venia: :venia: :venia:


@Edson, experimente e depois mostre!

Sobre a questão dos pormenores, efetivamente você tem toda a razão, cada vez está mais refinado! Acho super interessante o excelente trabalho que o pessoal do Gnome está a fazer! Tenho uma enorme esperança no projeto Gnome!

Já agora, posso editar o seu post para pôr as imagens que você referiu visiveis sem se ter de clicar!? ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: DESAFIO: Firefox com visual superior do Gnome 3.10

Mensagempor yuryrodrigues » Sex, 6 de Dezembro 2013, 12:31

Obrigado @Luis Cardoso, @Xterminator, @samuelcsouza e @Claudio Novais! :yeah:

Gostei tanto do resultado que estou usando como tema principal do Firefox :desdentado:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: DESAFIO: Firefox com visual superior do Gnome 3.10

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 6 de Dezembro 2013, 15:21

Mostre no tópico dos desktops! Estou muito curioso pelo conjunto que você deve ter aí juntamente com este pormenor! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: DESAFIO: Firefox com visual superior do Gnome 3.10

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 2 de Fevereiro 2014, 21:56

Não me esqueci deste tópico e por isso estou a revivê-lo com a minha experiência! Depois do Yury ter alcançado aquele excecional resultado no seu Xfce, hoje enquanto experimentar o Gnome 3.10, resolvi fazer o mesmo. O que descobri? Bom, descobri que as recomendações do Yury para o Xfce não funcionam a 100% para o Gnome 3.10 e por isso vou descrever aqui o que fiz.

Antes de mais, o resultado foi o seguinte:



Como ter o Firefox com a aparência do Gnome 3.10 no Gnome 3.10



Primeiro instalei o Gnome 3.10 (óbvio!) e depois comecei a instalar as extensões recomendadas pelo Yury, exceto o tema "White". Basicamente, fiz o seguinte nesta ordem:
  1. Inslatei a extensão Close Button;
  2. Instalei a extensão FxButton
  3. Instalei a extensão Hide Navigation Bar
  4. Instalei a extensão Stylish
  5. Instalei a extensão Hide Caption Titlebar Plus versão 2.6. Esta extensão não funciona a 100%, aliás, eu tive de instalar especificamente esta versão porque as mais atuais não têm suporte para Linux. Esta extensão permite tirar a barra de título e mais abaixo eu apresento mais pormenores sobre ela
  6. Instalei o tema FxOpera modificado pelo Yury. Atenção que este link vai para o dropbox do Yury.
  7. Por fim instalei o tema Gnome 3 Firefox, do stylish e proporcionado pelo Yury.

Para além destas instalações, obviamente tive de fazer algumas modificações. Primeiro, tive de reestruturar os vários botões apresentados. Para isso, cliquei com a tecla da direita do mouse em cima das barras de ferramentas e removi a barra de menus. Depois, voltei a clicar nas barras de ferramentas e escolhi a opção "Personalizar".

Na nova janela, arrastei para as barras o botão de "fechar" que é proporcionado pela extensão Close Button. Para além disso, arrastei também o botão da FxButton, que proporciona o botão das "ferramentas". Arrastei ainda alguns dos botões, reorganizando-os nas barras de ferramentas (isso pode ser visto no vídeo abaixo).

Relativamente à Barra de Título, esta foi removida através da extensão do ponto 5 acima. Não sei se existe uma maneira mais óbvia de remover barras de título no Gnome-Shell, não encontrei nada que facilitasse esse processo, tal como ocorre com o Compiz. Por isso, utilizei esta extensão.

Como disse acima, esta extensão chamada "Hide Caption Titlebar Plus" permite remover a barra de títulos do Firefox. Ela inicialmente era multiplaforma, mas desde a versão 2.7 que o autor desconsiderou o Linux. Por esse motivo, fui obrigado a instalar a versão 2.6 (o link está na lista acima). Depois de instalar a versão 2.6, fui às opções dela e desativei qualquer tipo de atualização:


Relativamente às configurações dessa mesma extensão, eu basicamente desliguei todas as opções. No final, as opções ficaram com este aspeto (clique nas imagens para visualizar melhor):



E pronto, só isto!

O resultado pode ser visto na primeira imagem deste post e pode ser visto no vídeo abaixo:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: DESAFIO: Firefox com visual superior do Gnome 3.10

Mensagempor Ron Alon » Seg, 3 de Fevereiro 2014, 20:21

Com as dicas do Cláudio deu certo. Mas sem elas, ficou totalmente ruim. :D
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Próximo

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes

cron