Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 3:43 Pesquisa avançada

Uma personalização alternativa ao Xfce

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Uma personalização alternativa ao Xfce

Mensagempor José Craveiro » Seg, 2 de Dezembro 2013, 18:02

A versatilidade do xfce conhecida por muitos e ignorada por outros tantos, deixa-se mostrar sobretudo na forma e imaginação onde o grau de simplicidade e beleza assumem um papel relevante na opinião dos fãs dos quais faço parte desde há algum tempo. O exemplo mostrado abaixo é a prova disso mesmo e ainda que certas semelhanças com outros ambientes sejam evidentes, para além dessa liberdade oferecida que permite a criação de possíveis réplicas associadas a outros desktops e até outros sistemas, permite também desenvolver ideias próprias cuja imaginação poderá ter limites bem alargados.

Fig.1

Fig.2

Fig.3


Começo por destacar a excelente parceria que obtenho do Gimp para isto que chamo de brincadeiras em me ajudar a ir mais longe em pormenores que fazem toda a diferença nos resultados que pretendo.

Começo pelo painel superior e o mesmo na forma como é observado simplesmente não existe!
Estranho poderá parecer, contudo por uma razão na minha opinião válida em termos práticos fiz esta opção visto que na área superior da tela necessito de 3 painéis, porque se tal como parece, existir apenas 1 painel que vá de um extremo ao outro com todos os elementos que se encontram visíveis, não me é permitida a sobreposição de um outro painel com ocultação automática no qual neste caso pretendo incluir os “botões de janela” e o “alternador da área de trabalho” como é exemplificado na Fig.2, assim sendo, existe um 1º painel à esquerda composto de apenas um lançador que é o “Localizador de aplicações” com o ícone alterado e portanto aberto na Fig.3; um 2º painel à direita composto pelo “calendário orage”, os ícones da “área de notificação”, controlos de som, brilho e os “botões de ação”; falta o 3º painel, o tal com ocultação automática, semi-transparente, composto pelos “botões de janela” e “alternador de áreas de trabalho”.

Ainda que aparentemente desafiador, trata-se de um processo simples e para tal torna-se necessário criar a ilusão da existência de um painel contínuo na área superior que terá que ser aplicado graficamente no wallpaper o que leva a colocar níveis de transparência nos 3 painéis visto que terão então como fundo o painel falso do waalpaper.
É de salientar que esta opção naturalmente envolve um uso de maior permanência do wallpaper em questão e a menos que se execute esta tarefa em todos os wallpapers que venham a ser usados, depende sempre da paciência e disponibilidade de cada um, por este motivo usei este que me parece menos suscetível a mudanças.

Eis o que existe na realidade:

Fig.4


Vamos achar as dimensões do falso painel abrindo a imagem do wallpaper no Gimp onde a área selecionada será também colorizada (apenas uma das formas de eliminar o que se encontra dentro da mesma).

Fig.5

Fig.6


Visto que para eliminar visivelmente os elementos no falso painel a colorização teve que se definir com ausência de luminosidade ou com esta a 100%, é a vez de devolver ou retirar consoante o caso um pouco da mesma através também da própria definição em “Saturação de Matiz...”

Fig.7


De seguida atribui-se à seleção um efeito de gradiente, atenção ao grau de opacidade para que obtenhamos um efeito suave como o que surge na fig. 8

Fig.8


A opção Níveis permite definir na perfeição a luminosidade e a profundidade do gradiente que se pretende.
Poderá ser acrescentado o efeito interessante de sombra para o falso painel em que mais uma vez se recorre à ferramenta de Gradiente selecionada na Fig.9 seguindo o mesmo passo aplicado na Fig.7.

Fig.9


O resultado é este com efeito muito semelhante ao que sucede em outros desktops:

Fig.10


O painel dedicado aos “Botões de janela” e “Alternador de área de trabalho” surge com ocultação automática com a deslocação do cursor do rato para a área mostrada na Fig.11

Fig.11


Estas são as definições gerais deste painel:

Fig.12


O painel inferior com apenas lançadores, diferente do Plank como exemplo, não exibe as janelas abertas. “Não acho” prático quando comparado com a utilidade do painel na Fig.11, no entanto a área de Botões de janela também pode ser adicionada a este painel se essa for a preferência.

Fig.13


A criação desta barra inferior com lançadores segue linhas de execução muito semelhantes às apresentadas acima, apenas se acrescenta uma área completamente transparente.
A Fig.14 mostra as dimensões que podem ser aplicadas e estão dependentes das dimensões do ecrã, para isso torna-se claro que a figura para o painel ocupe toda a área inferior do ecrã ainda que para as dimensões apresentadas na Fig.13 tal não seja realmente necessário, apenas o fiz diante de uma eventual necessidade futura.

De acordo com a altura da figura para o painel, como mostra a Fig.14 a mesma é colorizada seguindo a linha das Figs.5 e 6 e também com aplicação de gradiente seguindo indicações das Figs.7 e 8, de seguida é dividida sensivelmente a meio onde na parte superior é selecionada para aplicação de transparência, para tal basta seguir a sequência a partir do menu Camada/Transparência/Converter cor em transparência.

Fig.14


Quanto ao tema em uso, é o “xfceight”, um tema simples do tipo flat o que achei apropriado por esta razão, é um tema que reúne simplicidade e alguma sofisticação.
Tenho em uso apenas o tema gtk+, a moldura de janelas associadas ao tema para além de ser a utilizada pelo windows8 não me agrada de todo, daí que me inclinei por alternativas que se pudessem fundir no tema na perfeição como o exemplo aqui apresentado, o “blended-gtk”.

Recapitulando alguns pormenores:
  • Sistema Operativo: Ubuntu 12.04_lts
  • Ambiente Gráfico: XFCE
  • Tema GTK+: xfceight e janelas Blended-gtk
  • Ícones: Faenza cupertino
  • Wallpaper: ratux
Editado pela última vez por José Craveiro em Dom, 8 de Dezembro 2013, 13:37, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Acerca do meu desktop

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 2 de Dezembro 2013, 21:03

Boas José, excelente partilha! :venia:

Quando testei o Manjaro, foi com o DE XFCE e adorei a possibilidade de personalização do "ratinho"!

Obrigado pelo tutorial no Gimp! :yeah:

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Acerca do meu desktop

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 3 de Dezembro 2013, 11:30

A genialidade a sobressair-se aqui no Forum do ubuntued!!

Parabéns José Craveiro! :venia:

O seu trabalho está excecional, tanto na vertente visual do produto final como em relação ao tutorial! No entanto, como sempre, sou crítico e espero que interprete isto apenas como uma crítica construtiva para melhoria:
  • Acho que você devia escolher um título mais evidente, talvez algo do género: "Uma personalização alternativa do Xfce", ou "tutorial para um visual elementar do Xfce". Algo assim, mais sugestivo.
  • Talvez alguns dos parágrafos devessem ser partidos. É que quando são tão extensos a leitura fica mais cansativa.

Como vê a crítica está muito curta, porque de resto, ficou mesmo muito bom! O facto de ter utilizado numeração das figuras e tudo mais tornou todo o seu trabalho espetacular.

Mais uma vez parabéns! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Acerca do meu desktop

Mensagempor jpaulostrindade » Ter, 3 de Dezembro 2013, 14:33

Excelente trabalho. Parabéns :)
Avatar do usuário
jpaulostrindade
 
Mensagens: 34
Registrado em: 16 Novembro, 2012
Localização: Espinho

Re: Acerca do meu desktop

Mensagempor yuryrodrigues » Ter, 3 de Dezembro 2013, 23:21

Ficou muito bom o tutorial @José Craveiro! :venia: :venia:

Foi por causa de seus desktop que me aventurei no XFCE e desde então ele tem sido um dos meus ambientes gráficos favoritos. :yeah:

Obrigado pelo excelente trabalho que tem feito! Expecialmente convertendo usuários! :sneaky: :sneaky:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Acerca do meu desktop

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 7 de Dezembro 2013, 17:07

Claudio Novais (03-12-2013, 10:30) escreveu:A genialidade a sobressair-se aqui no Forum do ubuntued!!

Parabéns José Craveiro! :venia:

O seu trabalho está excecional, tanto na vertente visual do produto final como em relação ao tutorial! No entanto, como sempre, sou crítico e espero que interprete isto apenas como uma crítica construtiva para melhoria:
  • Acho que você devia escolher um título mais evidente, talvez algo do género: "Uma personalização alternativa do Xfce", ou "tutorial para um visual elementar do Xfce". Algo assim, mais sugestivo.
  • Talvez alguns dos parágrafos devessem ser partidos. É que quando são tão extensos a leitura fica mais cansativa.

Como vê a crítica está muito curta, porque de resto, ficou mesmo muito bom! O facto de ter utilizado numeração das figuras e tudo mais tornou todo o seu trabalho espetacular.

Mais uma vez parabéns! :yeah:


Antes de mais, muito obrigado a todos quantos aqui deram a sua opinião, como devem ter percebido, nem sempre estou por aqui, infelizmente a minha disponibilidade ainda não é a desejável mas sim a possível. Era apenas um desktop que passou a tutorial como sugestão.

Cláudio, quanto esta crítica é realmente bem vinda porque antes de lançar este tópico mantinha a dúvida acerca do título e até pensei que o melhor seria que o visse antes do lançamento a saber se era viável como um todo, mas arrisquei! :) Por isso até lhe agradeço que o tivesse feito e ainda que alterasse um pouquinho acho que a sua primeira sugestão faz muito sentido: "Uma personalização alternativa ao Xfce", irei portanto alterar. Acerca dos parágrafos, apesar de não ser muito fácil, penso que consegui algo mais apelativo! É, confesso que para mim é por vezes um desafio criar pequenos textos... :p Mais uma vez obrigado. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Uma personalização alternativa ao Xfce

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 8 de Dezembro 2013, 23:48

Agora ficou ótimo José! :yeah: É ótimo ver evolução nos nossos trabalhos depois de discussão de diferentes opiniões.

Entretanto, ficarei à espera de novos tutoriais seus!! :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Uma personalização alternativa ao Xfce

Mensagempor José Craveiro » Seg, 9 de Dezembro 2013, 18:51

Obrigado Cláudio, já lá vai o dia 2 de Dezembro em que elaborei este tópico e ainda mantenho o desktop, simplesmente não apetece largar! Isto é inédito porque o normal em mim seria já ter feito algumas alterações ou até algo bem diferente para contrariar a rotina; se bem que ando de olho em formas mais elaboradas de telas sem painéis visíveis amplificando o espaço de trabalho sem abdicar da visibilidade das informações ou notificações, desde algum tempo para cá já o fui testando mas ainda sem grande atenção da minha parte; também procuro outro pacote de ícones que também se adapte a um ambiente destes, os ícones moka seriam uma boa hipótese de acordo com a página dos mesmos, mas como já referi por cá, não me parece que isso venha a acontecer a menos que me convençam do contrário, claro! :)

Cláudio, noto que o título deste tópico mantém em parte o anterior, não sei se poderei e como fazer algo acerca disso.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Uma personalização alternativa ao Xfce

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 9 de Dezembro 2013, 23:19

Olá José,

Sobre a questão do título do tópico, ele está corretamente modificado. Apenas os títulos das respostas é que estão diferentes, mas isso é da autoria de cada utilizador. ;)

Sobre o que você procura como visual, por vezes penso no mesmo, mas acho que o máximo que eu poderia fazer seria ter um "semi-painel" como o WingPanel Slim. Não conseguiria ser mais minimalista. :roll:

Em todo o caso, fico à espera das suas próximas aventuras! :D Sobre o Moka, eu tenho gostado deles! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Uma personalização alternativa ao Xfce

Mensagempor José Craveiro » Sex, 13 de Dezembro 2013, 17:35

Cláudio, para mim o "WingPanel Slim" é encontrar a papinha feita; não sei se no xfce ficaria da mesma forma como sucede no Elementary com a instalação, mas a verdade seja dita, para quê instalá-lo se com um painel do xfce o poderia fazer ainda que manualmente? Haja liberdade nestes painéis! :)

Quanto a próximas aventuras, talvez para a semana se arranje qualquer coisa... :troll:
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Próximo

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

cron