Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:26 Pesquisa avançada

Tweaks e dúvidas sobre o KDE.

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Tweaks e dúvidas sobre o KDE.

Mensagempor Core » Sex, 4 de Outubro 2013, 19:57

Não estou tão satisfeito com o Unity, não quero estender criticas com ele no tópico até porque meu assunto aqui é outro. Mas vamos lá.

Faltam poucos dias pro lançamento do Kubuntu 13.10, então logo estou preparando algumas coisas para instala-ló e meter pra usar. Estou com algumas dúvidas.

1 - Qual software é responsável pra fazer alguma mudança de tema ou de icones no KDE? Está incluso dentro do próprio sistema como o Mint ou Manjaro? Alguma janela de configuração dentro do sistema mesmo?

2 - Como instalar os icones Faenza no mesmo? Estou baixando aqui um tal de KFaenza que encontrei aqui no fórum, em algum tópico que não me recordo bem agora.

3 - Existe algum tweak ou algum tutorial pra deixar o KDE mais leve ainda? Na minha opnião o 4.11 SC está uma coisa incrível comparada a outro.

Abraços, e até mais!
Intel Core i5 2500k @3.7GHZ - ASRock B75 Pro3-M - 2x4GB Kingston DDR3 1333 MHz - Corsair A50 - XPredator X1 - Corsair CX500W V2 - LG 18,5" 1366x768. Running Ubuntu 13.04.
Avatar do usuário
Core
 
Mensagens: 38
Registrado em: 25 Maio, 2013

Re: Tweaks e dúvidas sobre o KDE.

Mensagempor phantoo » Ter, 15 de Outubro 2013, 20:29

Bom, vou tentar te ajudar com suas dúvidas. Talvez algumas das opções que vou mencionar estejam escritas com termos diferentes do que escrevi, pois atualmente uso o KDE do OpenSuse:

1- basicamente todas as alterações de sistema no KDE são feitas usando o "Configurações do Sistema". No caso da aparência, procure o item "Aparência dos aplicativos", que é onde você vai se divertir ajustando coisas como o tema, as cores, as letras e até mesmo a aparência de aplicativos gnome quando são abertos no KDE. E sim, é muita opção de alteração quando comparado ao gnome-shell e ao Unity :) ;

2- o modo fácil de instalar ícones no KDE é indo no mesmo "Aparência dos aplicativos" que mencionei acima e escolher a opção "Ícones" a esquerda. Na parte de baixo da janela tem a opção "Instalar tema", basta clicar nela e ir até o arquivo compactado do tema de ícones que você quiser instalar;

3- Na internet você encontra vários tutoriais de como fazer isso, especialmente em inglês. Infelizmente o que usei não está mais gravado no meu histórico e não lembro de informações pra achá-lo de novo, mas o que costumo fazer é (tudo que vou explicar está no "Configurações do Sistema"):
a)'Aparência de aplicativos' >'Geral' (primeira opção à esquerda) >aba 'Ajuste fino' >opção 'efeitos gráficos': escolha uma opção que melhor se enquadre no seu equipamento. Além disso, se você, na aba 'Aplicativos' e estiver utilizando o Oxygen como estilo de widget (o que é provável, já que é o padrão), entre em 'Configurações' e desmarque a opção 'Habilitar animações'
b)'Efeitos da área de trabalho' >'Todos os efeitos': desabilite as opções 'Borrar' (desativa o blur) e 'Transparência'. Como é aqui que tem as opções de animações, recomendo você dar uma olhada nessa lista e ver o que mais que você acha que pode retirar ou não faz questão de ter, mas de preferência dê um printscreen antes nas opções padrão pro caso de você querer voltar atrás;
c)'Efeitos da área de trabalho' >'Avançado' >'Método de escala': esta opção muda o quão detalhadas são as animações. Aqui mude para 'Suave', porque é o suficiente pra deixar as animações mais "lights" e, na minha opinião, perder pouco em termos de aparência das animações. Caso mesmo assim as animações fiquem "engasgando", você pode mudar para a opção 'Rígido'

Dicas extras:
- se você quiser personalizar mais ainda o layout do sistema, recomendo você procurar informações sobre e instalar o pacote "qtcurve";
- em 'Aparência dos aplicativos', na opção 'Geral' e na aba 'Ajuste fino', vá na última opção e altere para 'barra de menu no topo da tela'. Isso fará com que os menus não fiquem fixos no topo da janela, mas sim que fiquem escondidos no topo da tela, aparecendo toda vez que você encostar o ponteiro na parte superior da tela (infelizmente esse recurso não funciona em alguns aplicativos ainda, como o LibreOffice, mas nesses casos o menu fica fixo na janela).

Bom, é isso. Espero que tenha ajudado! :OK:

phantoo
 
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Outubro, 2013


Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes