Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:22 Pesquisa avançada

Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 27 de Abril 2012, 9:37

João Cláudio » 27 Abr 2012, 07:35 escreveu:Parabéns pelos tutoriais!

De começo, fiz o processo de personalização do avatar.
As imagens do passo-a-passo ajudam bastante na referência, uma vez que alguns termos e menus não estão iguais no meu Gimp. (talvez por utilizar pt-br, não sei)

Sem nunca ter utilizado nenhum programa de edição de imagens, nem entender absolutamente nada sobre o assunto, consegui em mais ou menos uma hora e meia realizar com sucesso e por definitivo todo o processo.
Aconselho a quem for tentar que, a cada passo coerente realizado, salvem a imagem. Fica mais fácil voltar deste ponto do que recomeçar tudo outra vez.

Meu próximo passo será 'desenhar' meu próprio papel de parede, utilizando a técnica de mosaicos. Achei genial!
Mas, isso fica para a próxima...

:obrigado: :ubuntued:

:obrigado: pelos elogios :yeah:
Quanto aos menus, como eu não tenho a versão pt-br, é bem possível que exista alguns termos diferentes! Pode ser que estas diferenças desapareçam com o acordo ortográfico, tornando mais fácil ainda a troca de tutoriais, sem deixarmos dúvidas algumas da localização correta desta ou daquela ferramenta.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Abril 2012, 23:05

João Cláudio » Sex Abr 27, 2012 7:35 am escreveu:Meu próximo passo será 'desenhar' meu próprio papel de parede, utilizando a técnica de mosaicos. Achei genial!
Mas, isso fica para a próxima...

Ótimo joão! Aproveite depois e partilhe o resultado! E se quiser depois até pode começar a partilhar experiências e seus procedimentos! É sempre bom termos material assim para dinamizar aqui o fórum que, como é muito novo ainda tem pouca dinâmica! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor João Cláudio » Sáb, 28 de Abril 2012, 3:11

Luis Cardoso,
acredito que sejam sim as diferenças por ser pt-br. Mas, o que me complicou mais (e passei mais de meia hora só pra deduzir como fazer) é que no meu o 'transparência' se chama 'camada alfa'. Talvez pra quem entenda de edição de imagens, esse termo faça algum sentido, mas não fez nenhum pra mim, e eu demorei pra decidir que era isso mesmo e tentar. Ainda bem que deu certo.
Espero que esse depoimento possa ajudar alguém que esteja na mesma dúvida.

Cláudio,
Segui o tutorial do Luis, e fiz um wall paper ladrilhado. Levei uns 15 minutos, foi rápido, uma vez que o Gimp me parece mais amigavel depois da noite passada. Como foi um teste, peguei a primeira imagem que achei na web com uma boa resolução, joguei num fundo com a resolução da minha tela, adicionei umas sombras bem simples (utilizando o que aprendi no tutorial anterior) e fiz o ladrilho. Ficou muito bom para primeiro trabalho.

Vou brincar mais com os efeitos, ler outros tutoriais, e sempre que fizer algo interessante eu posto aqui, detalhando o procedimento.

http://imageshack.us/photo/my-images/232/bowserk.jpg/
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
Avatar do usuário
João Cláudio
 
Mensagens: 136
Registrado em: 27 Abril, 2012

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 29 de Abril 2012, 12:51

João Cláudio » 28 Abr 2012, 03:11 escreveu:Luis Cardoso,
acredito que sejam sim as diferenças por ser pt-br. Mas, o que me complicou mais (e passei mais de meia hora só pra deduzir como fazer) é que no meu o 'transparência' se chama 'camada alfa'. Talvez pra quem entenda de edição de imagens, esse termo faça algum sentido, mas não fez nenhum pra mim, e eu demorei pra decidir que era isso mesmo e tentar. Ainda bem que deu certo.
Espero que esse depoimento possa ajudar alguém que esteja na mesma dúvida.

Sim, a camada alfa é responsável pela transparência de imagens. As camadas de imagens mais comuns são denominadas por RGB (como o formato presente nas imagens JPEG), mas para adicionar transparência (como o formato de imagens PNG e GIF permitem) é preciso usar RGBA.
Significado das camadas:
  • R: red (pt: vermelho)
  • G: green (pt: verde)
  • B: blue (pt: azul)
  • A: alpha (pt: alfa, responsável pela transparência, inverso da opacidade)
João Cláudio » 28 Abr 2012, 03:11 escreveu:Cláudio,
Segui o tutorial do Luis, e fiz um wall paper ladrilhado. Levei uns 15 minutos, foi rápido, uma vez que o Gimp me parece mais amigavel depois da noite passada. Como foi um teste, peguei a primeira imagem que achei na web com uma boa resolução, joguei num fundo com a resolução da minha tela, adicionei umas sombras bem simples (utilizando o que aprendi no tutorial anterior) e fiz o ladrilho. Ficou muito bom para primeiro trabalho.

Vou brincar mais com os efeitos, ler outros tutoriais, e sempre que fizer algo interessante eu posto aqui, detalhando o procedimento.

http://imageshack.us/photo/my-images/232/bowserk.jpg/

A imagem ficou mesmo muito bem ;)
Continue com o bom trabalho :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor João Cláudio » Ter, 1 de Maio 2012, 5:11

Luis, muito obrigado pela explicação!
Eu sabia que deveria fazer sentido, e realmente fez!
Realmente não entendo disso, nem das diferenças entre os formatos de imagens...

:OK: :obrigado:
"Be careful what you're looking at because it might be looking back" - Protest the Hero
Avatar do usuário
João Cláudio
 
Mensagens: 136
Registrado em: 27 Abril, 2012

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Geek! » Dom, 18 de Agosto 2013, 22:59

Luis Cardoso (07-02-2012, 19:54) escreveu:

Como criar o seu Avatar com os traços do Ubuntued



    A pedido de algumas famílias, deixo aqui um breve tutorial de como os utilizadores podem criar imagens com o efeito presente nos Avatares do Ubuntued!
Requisitos para este tutorial:
  • Gimp;
  • Muita paciência (se não sair certo, volte a tentar, pois quanto mais fizer mais apto fica xD ).

Parte I





Depois de abrir o Gimp vá a Ficheiro→Novo e preencha os campos como indicado na imagem à direita.













Crie uma nova camada em Camada→Nova Camada e verifique se tem os seguintes campos (imagem à esquerda).



Seleccione a Ferramenta de Selecção de Rectângulos, desenhe na nova camada e preencha os campos como mostra a figura à direita.



Seleccione o modo de adição (como indicado na figura da esquerda) ou mantenha pressionada a tecla [Shift] enquanto desenha um novo rectângulo por cima do anterior. Desactive os cantos arredondados e preencha os campos de acordo com a figura da esquerda.

De seguida seleccione a ferramenta de preenchimento e troque a ordem de cores, isto é, coloque a cor branca como sendo a cor de primeiro plano. Preencha a nova forma que acabou de desenhar. Verá que agora o seu trabalho (se ocultar a camada inferior) terá um aspecto semelhante. Não se esqueça que as imagens do Ubuntued possuem três cantos arredondados e um pontiagudo. Verifique se ficou correcto!


Parte 2




Caso tenham desactivado a camada de baixo como mostrei na imagem anterior, activem as duas camadas. Caso tenham retirado a selecção da camada com a forma do Ubuntued, cliquem nessa camada, cliquem com a tecla direita do mouse e escolham a opção Seleccionar Transparência. Seleccionem a camada de baixo (que está toda em branco), pressionem a tecla direita do mouse seleccionando a opção Adicionar Canal Transparência e carreguem na tecla [Del]. Depois de todo este procedimento, se desactivarem a camada de cima, verão algo semelhante à da imagem da direita.

Activem as duas camadas e façam a seguinte combinação de teclas [Ctrl]+[Shift]+[A] para retirar a selecção (isto é muito importante, pois o que se sucede depende em muito do que está ou não seleccionado). Dirijam-se ao menu Filtros→Luz e Sombra→Sombra Projectada... tal como é indicado na imagem à esquerda.

Aparecerá uma janela onde vos é pedido para inserir a deslocação horizontal e vertical, o raio com que se pretende espalhar, a cor, a opacidade e se quer redimensionar a imagem no caso da sombra sair dos limites (daí ter indicado anteriormente as dimensões em cima, para que a sombra ficasse na integra na imagem, sem ter de a redimensionar posteriormente). Preencham os campos como é apresentado na imagem da direita.

Se tudo correu bem, deverá ter o aspecto apresentado pela imagem da esquerda. Se a sombra não estiver do seu agrado, pode sempre seleccionar a camada da sombra e mexer na slider da Opacidade.


Parte 3




De seguida terá de repetir o mesmo procedimento indicado para o fundo (primeiro parágrafo da Parte 2), desta vez terá de eliminar a parte interna da sombra. Assim ficará com o resultado presente na imagem à direita.
O utilizador poderá ficar por aqui, guardar a imagem com o formato PNG e começar a criar as suas imagens Ubuntued-like (para saber como, salte para a parte final deste tutorial).







No entanto se quiser adicionar o aspecto vidrado ao seu avatar (tal como os avatares disponibilizados pela equipa do Ubuntued) comece por criar uma nova camada, seleccione essa camada e utilize a Ferramenta de Selecção Elíptica para desenhar uma forma nessa camada. Poderá seguir os valores apresentados na imagem à esquerda.

Depois de estar satisfeito com a forma e posição da forma elíptica, faça a seguinte combinação de teclas [Ctrl]+[ i ], desta forma irá inverter a selecção, tal como é visível na imagem à direita.

Depois seleccione a Ferramenta de Mistura e configure-a como é apresentado na imagem à esquerda.

Dirija o cursor até ao canto superior direito da imagem, pressione e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse. Desloque o cursor até ao canto inferior esquerdo e liberte o botão. Se tudo correr conforme indicado, terá o que se apresenta na imagem da direita.

Depois disto será necessário recorrer ao método indicado no primeiro parágrafo da Parte 2, com uma pequena diferença, desta vez não é para eliminar a parte interior mas sim a parte exterior. Assim, quando tiver a selecção da forma do Ubuntued, faça a seguinte combinação de teclas [Ctrl]+[ i ] e de seguida com a camada vidrada seleccionada pressione a tecla [Del]. Aplique a Opacidade ao seu gosto e ficará com o aspecto mostrado em baixo. Salvem a imagem em formato PNG.


Aplicação da Imagem para criação do Avatar




Podem ensaiar a sobreposição das imagens tal como é visível na seguinte imagem. Para tal após a abertura da imagem, terá de abrir a imagem crida anteriormente através de Ficheiro→Abrir como Camadas... e procura a imagem. Depois use a ferramenta para deslocar a camada.

Depois de estudado como ficará a imagem, façam [Ctrl]+[Z] para retirarem a camada Ubuntued. Redimensionem a image base, façam as correcções necessárias. Poderá ser necessário irem a Imagem→Tamanho de Tela..., para garantirem o tamanho.

Terminados os ajustes, podem voltar a importar a camada Ubuntued e guardar a imagem no formato JPEG, com uma qualidade de 75 a 80% (ou seja, de modo a cumprir o tamanho inferior ao máximo estipulado pelo fórum Ubuntued).

Feito isto tudo ficarão com uma imagem deste tipo.
Imagem


Então que tal acharam deste tutorial? Deixem a vossa opinião :OK:


Tem como mostrar este tutorial em video, pois quando estou acompanhando e fazendo pelo gimp nao encontro esta opção SELECIONAR TRANSPARENCIA e ADICIONAR CANAL TRANSPARENCIA, assim como outros, se tivesse um video ficaria mais facil de fazer isso.
Desde ja agradeço
Avatar do usuário
Geek!
 
Mensagens: 36
Registrado em: 22 Julho, 2013
Localização: Fortaleza-Ceará

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 19 de Agosto 2013, 15:20

Geek! (18-08-2013, 22:59) escreveu:Tem como mostrar este tutorial em video, pois quando estou acompanhando e fazendo pelo gimp nao encontro esta opção SELECIONAR TRANSPARENCIA e ADICIONAR CANAL TRANSPARENCIA, assim como outros, se tivesse um video ficaria mais facil de fazer isso.
Desde ja agradeço

De momento é-me muito difícil, não tanto pela gravação em si, mas o upload do vídeo levaria uma semana... (se nem ao G+ consigo aceder... :notOK: Google)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Anterior

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes

cron