Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 8:47 Pesquisa avançada

Pantheon causando MUUITOS problemas (Como Desinstalo?)

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Pantheon causando MUUITOS problemas (Como Desinstalo?)

Mensagempor JohhCosta » Qui, 1 de Agosto 2013, 20:21

Oi pessoal, é o seguinte, tava no blog do Ubuntued e estava vendo algumas costumizações dos leitores. Fiquei interessado e instalei o Phanteon. E nunca me arrependi tanto de instalar uma coisa. Após instalar, terminei sessão pra mudar para o Phanteon, mas ele tava muitooooooo lento. Reiniciei o note, e agora o Ubuntu 13 (acho que é Unity que se chama ao ambiente gráfico do Ubuntu normal) parece que misturou com o Phanteon, ficou super lento, ficou com o "tema" do phanteon, com as letras horriveis, com a barra do Unity do lado <<, e a tela não tem plano de fundo, fica aparecendo o boot. Comoo é que eu posso reiniciar o ubuntu sem perder nenhum dado (corkys, etc..) mas tirando tudo do Phanteon? :(
Avatar do usuário
JohhCosta
 
Mensagens: 31
Registrado em: 01 Agosto, 2013

Re: Pantheon causando MUUITOS problemas (Como Desinstalo?)

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 2 de Agosto 2013, 0:15

Como é que você instalou o Pantheon? Em princípio, você apenas precisa de executar um comando que remove o repositório e os programas que esse repositório instalou. Esse comando é de uma aplicação chamada ppa-purge e que não vem instalada no Ubuntu. Por isso, antes de mais instale o PPA-Purge tal como é explicado neste artigo:

Depois disso, você apenas precisa de executar então o comando que remove automaticamente o repositório:
sudo ppa-purge ppa:elementary-os/daily


Mas lá está, eu não sei ao certo o que você fez por isso não sei se foi este repositório que adicionou ou se até adicionou outros repositórios. Portanto seria importante que você desse a conhecer essa informação.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pantheon causando MUUITOS problemas (Como Desinstalo?)

Mensagempor JohhCosta » Sex, 2 de Agosto 2013, 0:20

Claudio Novais (02-08-2013, 0:15) escreveu:Como é que você instalou o Pantheon? Em princípio, você apenas precisa de executar um comando que remove o repositório e os programas que esse repositório instalou. Esse comando é de uma aplicação chamada ppa-purge e que não vem instalada no Ubuntu. Por isso, antes de mais instale o PPA-Purge tal como é explicado neste artigo:

Depois disso, você apenas precisa de executar então o comando que remove automaticamente o repositório:
sudo ppa-purge ppa:elementary-os/daily


Mas lá está, eu não sei ao certo o que você fez por isso não sei se foi este repositório que adicionou ou se até adicionou outros repositórios. Portanto seria importante que você desse a conhecer essa informação.


Olá! O processo de instalação foi este: http://linuxg.net/how-to-install-pantheon-desktop-environment-on-ubuntu-13-04-12-10-12-04-and-linux-mint-15-14-13/

Aguardo uma resposta, não quero por ainda em prática o processo que referiu
Avatar do usuário
JohhCosta
 
Mensagens: 31
Registrado em: 01 Agosto, 2013

Re: Pantheon causando MUUITOS problemas (Como Desinstalo?)

Mensagempor CelticWarrior » Sex, 2 de Agosto 2013, 0:26

Execute o mesmo procedimento - ppa-purge - para todos os PPA referidos no artigo que seguiu para instalar.
Galiza Nação!
Avatar do usuário
CelticWarrior
 
Mensagens: 136
Registrado em: 16 Julho, 2013

Re: Pantheon causando MUUITOS problemas (Como Desinstalo?)

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 2 de Agosto 2013, 0:28

Então vamos por fases. Vamos antes de mais remover 3 repositórios aconselhados nesse link:
sudo ppa-purge ppa:elementary-os/daily

sudo ppa-purge ppa:marlin-devs/marlin-daily

sudo ppa-purge ppa:ricotz/docky

Durante cada uma das execuções, o programa vai descrever o que vai fazer e quase de certeza que vai dar excelentes recomendações por isso simplesmente aceite avançar. Se quiser ter alguma certeza de que ele não vai fazer errado, simplesmente procure de entre a lista que ele vai dar antes de iniciar o verdadeiro processo de remoção (que só acontece depois de você aceitar avançar) por um pacote chamado "ubuntu-desktop".

Se o pacote Ubuntu-desktop não estiver na lista de remoção de pacotes, esteja à vontade e avance. Quase de certeza que não vai aparecer, por isso sinta-se à vontade.

Depois disso, reinicie e veja como está o sistema. Caso ele ainda acuse problemas, experimente mandar remover todos os pacotes que vocÊ instalou ao seguir o referido artigo:
sudo apt-get remove pantheon-shell pantheon midori lingo wingpanel plank pantheon-terminal pantheon-xsession-settings contractor slingshot-launcher scratch marlin elementary-theme elementary-icon-theme footnote switchboard plank-theme-pantheon snap switchboard-gnome-control-center preload


Novamente ele vai perguntar se você aceita remover todos estes programas, aceite e avance. Se depois disto tudo não funcionar, teremos de fazer reset a algunas configurações do Unity. Mas pode não ser preciso, por isso para já faça isto!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pantheon causando MUUITOS problemas (Como Desinstalo?)

Mensagempor JohhCosta » Sex, 2 de Agosto 2013, 13:13

Fiz TUDO isso que o Cláudio disse, resolveu pouca coisa, não continua lento como era, mas ainda continua com os outros problemas que eu referi. Haverá algum comando no terminal para "resetar" o Ubuntu, sem perder ficheiros?

Edit: Reparei que na maioria das vezes que fecho uma janela, trava no meio da animação o pc, tenho que abrir o terminal para destravar
Avatar do usuário
JohhCosta
 
Mensagens: 31
Registrado em: 01 Agosto, 2013

Re: Pantheon causando MUUITOS problemas (Como Desinstalo?)

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 2 de Agosto 2013, 13:57

vamos começar pela pasta das configurações do Ubuntu. Vamos fazer um reset "temporário" à pasta de (maioria das) configurações só para ver se realmente será disso. Digo temporário pois em vez de eliminar vai só mudar de nome; com isto depois se quiser volta a mudar de nome e volta a ter as configurações originais.

Então, a única coisa que você precisa de fazer é mudar o nome da pasta chamada ".config" da sua Pasta Pessoal. Você pode fazer através do Nautilus, o explorador de ficheiros do Ubuntu. Se quiser alto mais rápido é só executar este comando:
mv ~/.config ~/.config_backup


Depois disso, reinicie e veja como está o sistema. ;)

-----

Caso não sinta muitas diferenças, vais ter de ir fazendo reset a cada vez mais coisas, nomeadamente a opções do Gnome por exemplo. Ou seja, se fizer reset a estas pastas seguintes quase de certeza que deve ficar com o seu computador "limpo" sem perder os dados. Claro está que vai perder configurações que talvez goste e agora vai ter de reconfigurar: .gnome .gnome2 .gconf .gconfd .metacity

Para cada uma destas pastas, você pode fazer pelo Nautilus também ou então via terminal para cada uma delas:
mv ~/.gnome ~/.gnome_backup

mv ~/.gnome2 ~/.gnome2_backup

mv ~/.gconf ~/.gconf_backup

mv ~/.gconfd ~/.gconfd_backup

mv ~/.metacity ~/.metacity_backup


Se depois um dia quiser voltar a ter estas configurações basta mudar as novas pastas que têm o nome a acabar em "_backup" para o seu nome original, que é sem o tal "_backup"
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pantheon causando MUUITOS problemas (Como Desinstalo?)

Mensagempor JohhCosta » Sex, 2 de Agosto 2013, 14:12

Executei o 1º comando, resetei o note e não deu nenhum diferença, executei os outros comandos, e, ou não fez nada, ou apresentou um erro: mv: impossível analisar «/home/joaopedro/.metacity»: Ficheiro ou directoria inexistente
Avatar do usuário
JohhCosta
 
Mensagens: 31
Registrado em: 01 Agosto, 2013

Re: Pantheon causando MUUITOS problemas (Como Desinstalo?)

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 2 de Agosto 2013, 14:30

você reiniciou o Ubuntu depois de executar os comandos? Qual é o estado dele? ficou com o tema visual original? Que sintomas maus vocÊ se refere?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pantheon causando MUUITOS problemas (Como Desinstalo?)

Mensagempor JohhCosta » Sex, 2 de Agosto 2013, 14:42

Claudio Novais (02-08-2013, 14:30) escreveu:você reiniciou o Ubuntu depois de executar os comandos? Qual é o estado dele? ficou com o tema visual original? Que sintomas maus vocÊ se refere?


Reiniciei, por exemplo, o wallpaper não dá pra mudar, fica aparecendo como fosse o boot, o tema é o do Phanteon, e o tipo de letra também, quando fecho uma janela, na maioria das vezes trava. Provavelmente os comandos não devem funcionar porque ontem executei vários, pois o Compiz tinha bugado. (Depois de executar os comandos por causa do Compiz, o note parecia estar na primeira sessão do Ubuntu, mas com todos os ficheiros que já tinha.)
Avatar do usuário
JohhCosta
 
Mensagens: 31
Registrado em: 01 Agosto, 2013

Próximo

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

cron