Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 4:29 Pesquisa avançada

Não consigo mudar o tema no 11.10 (resolvido)

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Não consigo mudar o tema no 11.10 (resolvido)

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 17 de Outubro 2011, 17:15

Boas, hoje houve uma quebra (falta) de luz na minha zona e tinha o PC ligado e tudo a funcionar sem problemas.

Quando a luz "voltou", fiz o login no meu Ubuntu 11.10 e verifiquei que não conseguia mais escolher, mudar o tema gtk e o tema dos ícones!

Mais estranho, consigo mudar a decoração das janelas (onde se encontram os minimizar, maximizar e fechar).

Já tentei através do dconf, do gconf e do gnome-tweak-tool e o problema continua.

Desinstalei o gnome-tweak-tool e voltei a instalar, desliguei o PC, entrei na sessão do Gnome Shell e aí consigo mudar o tema shell, mas também não consigo mudar o tema gtk e o tema dos ícones. Também aí consigo mudar a decoração das janelas.

Se alguém me puder ajudar a resolver este problema sem ter que instalar o Ubuntu de novo, agradecia.

Volto a lembrar que antes da falta de luz, tudo funcionava bem! Conseguia mudar os temas todos!

Cumps.
Editado pela última vez por Miguel Fonseca em Qui, 5 de Janeiro 2012, 21:12, em um total de 1 vez.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Não consigo mudar o tema no 11.10

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 17 de Outubro 2011, 19:41

Miguel72 » 17 Out 2011, 17:15 escreveu:Boas, hoje houve uma quebra (falta) de luz na minha zona e tinha o PC ligado e tudo a funcionar sem problemas.

Quando a luz "voltou", fiz o login no meu Ubuntu 11.10 e verifiquei que não conseguia mais escolher, mudar o tema gtk e o tema dos ícones!

Mais estranho, consigo mudar a decoração das janelas (onde se encontram os minimizar, maximizar e fechar).

Já tentei através do dconf, do gconf e do gnome-tweak-tool e o problema continua.

Desinstalei o gnome-tweak-tool e voltei a instalar, desliguei o PC, entrei na sessão do Gnome Shell e aí consigo mudar o tema shell, mas também não consigo mudar o tema gtk e o tema dos ícones. Também aí consigo mudar a decoração das janelas.

Se alguém me puder ajudar a resolver este problema sem ter que instalar o Ubuntu de novo, agradecia.

Volto a lembrar que antes da falta de luz, tudo funcionava bem! Conseguia mudar os temas todos!

Cumps.

Já experimentou fazer os reset às configurações? É que isso é um pouco estranho, o corte de luz influenciar assim dessa maneira!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Não consigo mudar o tema no 11.10

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Outubro 2011, 19:50

Olá Miguel,

Neste momento não estou em casa para testar isto que vou dizer, por isso, convém que tenha um CD de arranque para o caso de dar algum problema grave! Eu penso que se você renomear esta pasta e reiniciar irá resolver o problema:
  • ~/.config/dconf
Ponha por exemplo com o nome dconf_temp e reinicie.

Se o Ubuntu por algum motivo não arrancar, bastará meter um LiveCD do Ubuntu e voltar a pôr o nome da pasta como dconf e tudo voltará ao normal!

Como não testei, não dou garantias, mas creio que não deve haver nenhum problema, pois normalmente os programas quando não encontram uma pasta das configurações, voltam a criar!

Espero ter ajudado!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Não consigo mudar o tema no 11.10

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 17 de Outubro 2011, 20:34

É assim, para o Gnome 3 o melhor é usar o gsettings, então faça o seguinte, execute o seguinte comando para ver o tema GTK actual:
gsettings get org.gnome.desktop.interface gtk-theme

Para alterar esse tema tente o seguinte:
gsettings set org.gnome.desktop.interface gtk-theme 'nome_do_tema'



Já para os ícones, para visualizar o actual faça:
gsettings get org.gnome.desktop.interface icon-theme

Para alterar, o processo é semelhante ao de cima:
gsettings set org.gnome.desktop.interface icon-theme 'nome_do_tema'


Depois de concluído, reinicie o PC para que surta efeito a todo o sistema!

Obs.: No caso de se estar a perguntar o porquê de indicar o comando para verificar o tema actual, a resposta é simples, é para verificar se o que esse comando devolve está a bater certo com o que vê no Ambiente!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Não consigo mudar o tema no 11.10

Mensagempor leandrolopes » Qua, 19 de Outubro 2011, 0:02

Claudio Novais » 17 Out 2011, 16:50 escreveu:Olá Miguel,

Neste momento não estou em casa para testar isto que vou dizer, por isso, convém que tenha um CD de arranque para o caso de dar algum problema grave! Eu penso que se você renomear esta pasta e reiniciar irá resolver o problema:
  • ~/.config/dconf
Ponha por exemplo com o nome dconf_temp e reinicie.

Se o Ubuntu por algum motivo não arrancar, bastará meter um LiveCD do Ubuntu e voltar a pôr o nome da pasta como dconf e tudo voltará ao normal!

Como não testei, não dou garantias, mas creio que não deve haver nenhum problema, pois normalmente os programas quando não encontram uma pasta das configurações, voltam a criar!

Espero ter ajudado!


Quero dizer que comigo deu certo. Supimpa! :D

leandrolopes
 
Mensagens: 342
Registrado em: 14 Junho, 2011
Localização: Paço do Lumiar - MA

Re: Não consigo mudar o tema no 11.10

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 19 de Outubro 2011, 0:46

Boas, quero agradecer desde já a ajuda de todos vocês! A sério, obrigado!

Mas tudo o que foi referido pelo Luís, eu já havia tentado e sem resultado. Infelizmente.

Quanto ao que me aconselhaste Cláudio, devo dizer que tinha feito um upgrade do 10.10 para o 11.04 e voltei a fazer outro para o 11.10. Talvez tenha ficado muita coisa para trás dos outros dois que possa ter levado a que tal tenha acontecido e a falta de luz tenha sido apenas uma coincidẽncia.

Embora eu não acredite em coincidências!

Então mãos à obra! Descarreguei uma imagem (iso) do Oneiric do site oficial. Criei uma pen usb inicializável e vai de fazer uma instalação "limpa".

Pois está tudo a funcionar bem (até agora)!

Já instalei tudo o que tinha a instalar e inclusive "descobri" o gnome shell. Muito bom!

Melhor que (para mim) o unity. Com a extensão que me permite usar novos temas, juntamente com o gnome-tweak-tool já tenho o meu Ubuntu 11.10 ao meu gosto!

Embora a escolha de temas ainda seja muito limitada.

De qualquer maneira não quero de deixar de agradecer mais uma vez ao Cláudio e ao Luís pela ajuda.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Não consigo mudar o tema no 11.10

Mensagempor ghuto_lima » Qua, 19 de Outubro 2011, 19:29

Miguel72 » Ter Out 18, 2011 9:46 pm escreveu:Boas, quero agradecer desde já a ajuda de todos vocês! A sério, obrigado!

Mas tudo o que foi referido pelo Luís, eu já havia tentado e sem resultado. Infelizmente.

Quanto ao que me aconselhaste Cláudio, devo dizer que tinha feito um upgrade do 10.10 para o 11.04 e voltei a fazer outro para o 11.10. Talvez tenha ficado muita coisa para trás dos outros dois que possa ter levado a que tal tenha acontecido e a falta de luz tenha sido apenas uma coincidẽncia.

Embora eu não acredite em coincidências!

Então mãos à obra! Descarreguei uma imagem (iso) do Oneiric do site oficial. Criei uma pen usb inicializável e vai de fazer uma instalação "limpa".

Pois está tudo a funcionar bem (até agora)!

Já instalei tudo o que tinha a instalar e inclusive "descobri" o gnome shell. Muito bom!

Melhor que (para mim) o unity. Com a extensão que me permite usar novos temas, juntamente com o gnome-tweak-tool já tenho o meu Ubuntu 11.10 ao meu gosto!

Embora a escolha de temas ainda seja muito limitada.

De qualquer maneira não quero de deixar de agradecer mais uma vez ao Cláudio e ao Luís pela ajuda.

Cumps.


Ola Miguel,

Desculpe voltar ao tópico, mas ser a que poderia me informar como faço para fazer essa alteração de Temas, que tem um monte aqui, é simplesmente fantastico isso........

Como faço para instalar eles? Uso o Ubuntu 11.10.
Tem como alterar tbm a barra lateral, mudando para baixo, não me agradou nenhum um pouco ela do lado esquerdo.

Muito obrigado
Abs.
Gustavo L. Brod

ghuto_lima
 
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Outubro, 2011

Re: Não consigo mudar o tema no 11.10

Mensagempor Davysson Silva » Qua, 19 de Outubro 2011, 20:43

Se for temas do gnome-shell a extensão é a gnome-shell-extensions-user-theme, se quiser instalar ela está no repositório do webupd8

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-shell-extensions-user-theme


Depois basta ir no menu "shell" do gnome tweak tool e alterar o tema.

Aqui tem uma lista das extensões: http://www.webupd8.org/2011/10/official-gnome-shell-extensions.html
Temas: http://gnome-shell.deviantart.com/gallery/28081982
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Não consigo mudar o tema no 11.10

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 5 de Janeiro 2012, 21:12

Boas a todos, encontrei FINALMENTE uma solução, ou melhor, um "workaround" para sair desta situação sem ter que instalar o Ubuntu de novo.

Então vamos lá, abrem a vossa pasta pessoal com o Nautilus, seguido de Ctrl+H para terem acesso aos ficheiros ocultos.

Vão à pasta .config e depois à dconf.

Lá dentro encontra-se um (1) único ficheiro com o nome "user".

Se quiserem, fazem um backup desse ficheiro, mas devo dizer, que não é necessário.
Basicamente, por minhas palavras, o que esse ficheiro faz é guardar as vossas configurações pessoais. Tema (total), Ícones, configuração da barra lateral do Unity e definições de energia (screensaver, tempo até desligar/bloquear ecrã,etc) e o fundo da Área de Trabalho.

Agora não se assustem, pois como já disse, aconteceu comigo e foi o que fiz! Posso-lhes dizer que é seguro e não há problema nenhum em o fazerem!

Apagam esse ficheiro e reiniciam o PC. Todas as configurações descritas acima vão estar como de "fábrica" (default).

Depois é só voltarem a escolher o Tema, Ícones, configurarem a Barra Lateral do Unity e não esquecer, irem às Definições de Sistema e definirem as VOSSAS configurações de Energia de novo, assim com o Fundo da Área de Trabalho.

Descobri este "workaround" neste link:
http://askubuntu.com/questions/73576/ap ... -the-theme

Leiam a parte que transcrevo aqui:

@ScottSeverance I refined/edited my solution. Only remove ~/.config/dconf/user. Then many settings like Desktop background and so on are gone, too. But this is more fine than removing the whole ~/.config folder.

Cumps.

P.S. - Quero acrescentar que este problema me várias vezes. E que, desde que comecei a utilizar temas mais recentes (GTK3 e Gnome-Shell), nunca mais me voltou a acontecer.
O que me leva a acreditar que estaria relacionado com o uso de temas mais antigos (só GTK2) que ao serem incompatíveis, criavam este problema.
Mas, leiam o artigo do qual deixei o link, pois existe outra situação que leva a este problema.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011


Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes