Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:58 Pesquisa avançada

[Debate] Qual é o mais bonito: Gnome-Shell ou Pantheon?

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Re: [Debate] Qual é o mais bonito: Gnome-Shell ou Pantheon?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Janeiro 2013, 21:32

@Xterminator, mostre como aparece o menu quando clica no ícone do Ubuntued desktop! Já agora, @Xterminator, partilhe esse ambiente no tópico dos desktops, é só copiar colar! ;)




@Alessandra, isso que lhe está a acontecer é deveras estranho. Isso devia mostrar os números. Será que os outros utilizadores também têm esse problema? Alguém pode dizer como funciona?

Entretanto o que você tem nesta pasta?
    /usr/share/ubuntued-forum-indicator/media/status
Em princípio deveria ser isto:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [Debate] Qual é o mais bonito: Gnome-Shell ou Pantheon?

Mensagempor Alessandra Vianna » Sex, 25 de Janeiro 2013, 21:40

Cá está, Cláudio:
Editado pela última vez por Alessandra Vianna em Sex, 25 de Janeiro 2013, 22:08, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Alessandra Vianna
 
Mensagens: 1443
Registrado em: 12 Janeiro, 2012
Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Re: [Debate] Qual é o mais bonito: Gnome-Shell ou Pantheon?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Janeiro 2013, 21:45

Alessandra, desligue o indicador, abra o terminal e escreva o seguinte:
ubuntued-forum-indicator


Alessandra, será que pode criar um tópico para falarmos disto lá? Assim não havia offtopic!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [Debate] Qual é o mais bonito: Gnome-Shell ou Pantheon?

Mensagempor Alessandra Vianna » Sex, 25 de Janeiro 2013, 21:46

Claudio Novais (25-01-2013, 20:45) escreveu:Alessandra, desligue o indicador, abra o terminal e escreva o seguinte:
ubuntued-forum-indicator


Entretanto, para evitar offtopic, vou dividir este tópico numa dúvida sua, ok? ;)


Tudo bem, Cláudio!
Avatar do usuário
Alessandra Vianna
 
Mensagens: 1443
Registrado em: 12 Janeiro, 2012
Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Re: [Debate] Qual é o mais bonito: Gnome-Shell ou Pantheon?

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Sáb, 26 de Janeiro 2013, 3:54

Eu gosto muito do Gnome-Shell por ser bastante flexivel. O problema é que ele tem memory leaks! Estive a procurar pela net e parece-me ser um bug. Usava-o bastante, mas depois de me aperceber deste bug (?), voltei ao Unity.

Se abusar da shell, ou melhor, se utilizar a shell normalmente, o consumo de memória sobe que é um absurdo. Aliás, basta-me clicar na data,para ver o calendário, para aumentar SEMPRE em média 3/4 MB. Fazendo isso e indo ao canto superior direito sempre que preciso, vendo uma ou outra notificação e está o Gnome Shell a consumir 300/400/500 MB! É demasiado.
35mm", aqui bloga-se!
Avatar do usuário
Ricardo JM Vieira
 
Mensagens: 203
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Planeta Terra

Re: [Debate] Qual é o mais bonito: Gnome-Shell ou Pantheon?

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 26 de Janeiro 2013, 4:09

Atenção que essa memória na verdade chama-se memória Cache e não está a ocupar necessariamente memória para outros computadores. Por exemplo uma das aplicações mais procuradas para quem gosta de melhorar a velocidade do Ubuntu é o PreLoad. Mas ninguém sabe, ou poucos sabem, que na verdade o preload o que faz é deixar bibliotecas e programas em cache para que os arranques dos mesmos sejam mais rápidos.

Na verdade, e em teoria pois eu não fui ver os códigos obviamente, o que acontece é que esta memória cache está ali para o que der e vier. Mas caso seja necessária é logo descartada para a memória real, memória que um programa peça.

Tal como eu sempre digo: memória em excesso não é necessariamente mau. Prova disso é o Chrome que abusa na memória para materializar certos processamentos e torná-lo super-rápido. Em escala industrial, as bases de dados a sério devem ser constituídas maioritariamente por Cache! Eu diria que deve ser um absurdo de percentagem. Aliás o Ubuntued não é assim tão grande e está carregadinho de cache! Isso mau? Antes pelo contrário, é bom! Pois evita processamento desnecessário e diminui latências.

Se as caches têm lados negativos? Tem pois! Os limites de espaço (o maior problema dessas bases de dados) e o controlo que tem de ser extremamente rigoroso para que não haja apresentam de informação desatualizada.

PS: Ricardo, este meu post não é necessariamente para ti. Apenas o disse pois digo constantemente isto sem explicar e o pessoal continua a lutar por memórias baixas!

PS2: Posso estar aqui a defender e pode ser mesmo memory leaks. Apenas estou a dizer que no geral mais RAM não significa que seja mau.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [Debate] Qual é o mais bonito: Gnome-Shell ou Pantheon?

Mensagempor miles_maverick » Sáb, 26 de Janeiro 2013, 13:35

Sobre o indicador do Ubuntued, acho que você poderia escreve-lo como uma extensão do Gnome. É que os outros que não são escritos como extensões não são reconhecidos como Indicadores, mas como aplicativos na bandeja. Vide o Jupiter.
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: [Debate] Qual é o mais bonito: Gnome-Shell ou Pantheon?

Mensagempor Xterminator » Seg, 28 de Janeiro 2013, 15:46

Claudio Novais (25-01-2013, 20:32) escreveu:@Xterminator, mostre como aparece o menu quando clica no ícone do Ubuntued desktop! Já agora, @Xterminator, partilhe esse ambiente no tópico dos desktops, é só copiar colar! ;)



Cláudio, o aplicativo ubuntued-deskmod não tem funcionado bem a partir da versão 3.6 do shell, a interface abre sem problemas, eu consigo criar o código para enviar para o fórum
mas o processo está demorando muuuuuuuuuuuiiiiito mesmo,dependendo da quantidade de imagens demorar 3 minutos ou mais para gerar o código.
Já o indicador do fórum acontece amesma coisa, pois eu não tento acesso a interface de configuração para colocar login e senha, logo ele não funciona, creio que futuramente se quiser suportar o gnome-shell vocẽ vai ter que adaptar o código para que funcione.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: [Debate] Qual é o mais bonito: Gnome-Shell ou Pantheon?

Mensagempor AmmonMa » Seg, 28 de Janeiro 2013, 16:07

Beleza não vem ao caso, até porque como fork do gnomeshell o pantheon é igual ao gnomeshell(no que tange ao design minimalista quero dizer), inclusive tem temas de gnomeshell para deixar igual ao elementaryos. Então não vejo sentido em discutir beleza.

Velocidade também não faz sentido discutir pois qualquer coisa vai rodar num computador decente. Se for um computador mais antigo, então com certeza velocidade é o fator principal.

Mas o que mais me agrada na pantheon shell é a produtividade. O que eu odeio na unity(apesar de gostar muito da interface) e na gnome shell(apesar de ter usado durante muito tempo) é essa mania de tentar convergir desktop ui e touch ui.

Na minha opinião, eles não são os mesmos. E nessa parte cinnamon e pantheon (por mais que cinnamon esteja mais maduro) ganham. São interfaces voltadas para o desktop, pura e simplesmente.

Uso pantheon pois cinnamon não se comportou da forma que deveria se comportar na minha máquina e também por não estar gostando muito dos caminhos que o mint project está levando.
Uso pantheon pois vejo uma promissora linguagem de programação dar um banho em algumas tecnologias e uso pantheon por que achei um paradigma de uso que combina e muito com minha forma de trabalhar.(Apesar de ainda não ter parado de usar xfce em meu computador de produção).

Detalhe que por causa das dependencias que instalei pra configurar o pantheon agora no meu lightdm eu tenho a opção para logar na gnome-shell...

p.s: Elementary Luna é beta 1. Tem sempre que lembrar disso e como é fascinante um DE beta ser comparado com um estável... Tudo que falarmos do desktop agora é especulação.Muita água há de rolar e ja existe projetos por exemplo para pantheon notifier e elementary studio...é como eu falei. Pra sair um elementary tweak dai não custa muito.

p.s2: As extensões da gnome-shell se eu não me engano são feitas em javascript certo? Isso é um convite para deixar o computador lento.
Avatar do usuário
AmmonMa
 
Mensagens: 138
Registrado em: 04 Fevereiro, 2012

Re: [Debate] Qual é o mais bonito: Gnome-Shell ou Pantheon?

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 28 de Janeiro 2013, 16:19

AmmonMa (28-01-2013, 15:07) escreveu:(...)
Uso pantheon pois vejo uma promissora linguagem de programação dar um banho em algumas tecnologias (...)

Vala não é mais que um frontend para C. Por isso é normal que dê banho xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes