Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 9:45 Pesquisa avançada

Como fazer relevos no Gimp? [Tutorial]

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Como fazer relevos no Gimp? [Tutorial]

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 7 de Setembro 2011, 15:38

Olá a todos!
Resolvi hoje demonstrar um pequeno tutorial que ensina como criar relevos simples no Gimp!
Primeiro terá de ter instalado o Gimp.
Depois de aberto o programa, crie um novo ficheiro.

Escolha a resolução que pretender.

Clique no rectângulo com interior preto para alterar a cor.

Escolha a cor que pretende aplicar no fundo.

Seleccione a Ferramenta Preencher.

Clique com o botão esquerdo do mouse na imagem, verá que o fundo alterou de cor.

Para inserir as guias, pressione as seguintes teclas [Ctrl]+[A], verá que os contornos da imagem foram seleccionados. Depois vá a Imagem→Guias→Novas Guias apartir de Seleccao.

Usando a Ferramenta Texto, escreva algo na caixa de texto, pode ser o seu nome, uma marca, etc! Obs.: Aconselho que oculte o fundo a partir deste passo, permitindo uma melhor visualização dos processos seguintes!

De seguida crie duas novas camadas.

Retorne à camada com o texto e com a tecla direita do mouse (por cima do nome da camada) seleccione a opção Seleccionar Transparência.

Na camada imediatamente acima do texto, preencha essa selecção com um tom mais escuro (varie o valor no campo V).

Na camada mais acima, preencha com um tom mais claro que a do fundo (reponha o valor de V inicial e varie o campo S).

Estando na camada mais acima, seleccione a Ferramenta Mover. Clique sobre a imagem e com as setas do teclado mova uma única vez neste sentido e depois para este .

Seleccione a camada imediatamente abaixo e proceda da mesma forma, mas agora no sentido contrário, primeiro para e depois para .

Na camada de texto volte a seleccionar o texto como fora indicado antes. Nas duas camadas acima (escura e clara) pressione a tecla [Del], verá que só os pixeis que ficaram de fora da selecção é que permanecem. Activando a camada de fundo, verá que a imagem não fica como seria de esperar, pois existem algumas falhas (amplie a sua imagem para observar em detalhe).

Para resolver essa questão, recoloque as duas camadas na posição original, para tal pode usar a Ferramenta Mover e com o auxílio do mouse recolocar dentro das Guias (verão que estas dão uma grande ajuda).

A imagem resultante será algo semelhante a esta:

Com o mesmo procedimento mostrado em cima, poderá usar em imagens simples resultando no seguinte:


Espero que tenham gostado deste tutorial ;)

fonte de inspiração: Art Attack T1 apresentado por Pedro Penim
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como fazer relevos no Gimp? [Tutorial]

Mensagempor mrk3004 » Qua, 7 de Setembro 2011, 23:19

Show de bola, com certeza usarei muito isso. Não exatamente desta forma, mas já é meio caminho andado.
O gato imortal existe, em algum mundo intermediário entre a vida e a morte, observando e esperando, passivo até o momento em que o espírito humano se torna livre. Então, e somente então, ele irá liderar a alma até seu repouso final.
Avatar do usuário
mrk3004
 
Mensagens: 23
Registrado em: 05 Setembro, 2011

Re: Como fazer relevos no Gimp? [Tutorial]

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 7 de Setembro 2011, 23:35

Muito boa matéria!

Depois vou fazer um artigo com base neste trabalho ;) Ou então fazes tu :desdentado: Queres fazer?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como fazer relevos no Gimp? [Tutorial]

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 8 de Setembro 2011, 9:57

Claudio Novais » 07 Set 2011, 23:35 escreveu:Muito boa matéria!

Depois vou fazer um artigo com base neste trabalho ;) Ou então fazes tu :desdentado: Queres fazer?

Eu posso fazer, visto que já tenho as imagens xD e que já estou a ficar com uma grande perícia depois de tanto fazer :D

P.S.: Já experimentaram trocar a deslocação da camada clara e escura? Em vez de relevo positivo, i.e., no sentido do utilizador, fica-se com um relevo negativo, i.e., como se tivesse escavado a imagem!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como fazer relevos no Gimp? [Tutorial]

Mensagempor Donatello van Dijck » Qui, 8 de Setembro 2011, 13:17

Ainda aprendo a usar o gimp... :ups:
Avatar do usuário
Donatello van Dijck
 
Mensagens: 42
Registrado em: 01 Setembro, 2011
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como fazer relevos no Gimp? [Tutorial]

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Setembro 2011, 23:31

Luis Cardoso » Qui Set 08, 2011 9:57 am escreveu:
Claudio Novais » 07 Set 2011, 23:35 escreveu:Muito boa matéria!

Depois vou fazer um artigo com base neste trabalho ;) Ou então fazes tu :desdentado: Queres fazer?

Eu posso fazer, visto que já tenho as imagens xD e que já estou a ficar com uma grande perícia depois de tanto fazer :D

P.S.: Já experimentaram trocar a deslocação da camada clara e escura? Em vez de relevo positivo, i.e., no sentido do utilizador, fica-se com um relevo negativo, i.e., como se tivesse escavado a imagem!

Luís só acho que o artigo que fizeres deve contemplar fazer relevo sobre qualquer superfície! É que assim sobre uma cor só pode ser pouco útil! Apenas isso! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como fazer relevos no Gimp? [Tutorial]

Mensagempor Jorge » Seg, 2 de Janeiro 2012, 19:10

Olá, bom, existe uma maneira muito mais simples de obter esse efeito, se me for permitido, poderei desenvolver um tutorial que tenha como objetivo o mesmo efeito, entretanto, de uma forma mais simples e com exemplos de diferentes aplicações deste efeito.
:obrigado:
Leve uma vida open, só assim você irá aproveitá-la :)
Avatar do usuário
Jorge
 
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dezembro, 2011
Localização: Ponta Grossa - PR

Re: Como fazer relevos no Gimp? [Tutorial]

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 2 de Janeiro 2012, 19:24

Jorge » Seg Jan 02, 2012 7:10 pm escreveu:Olá, bom, existe uma maneira muito mais simples de obter esse efeito, se me for permitido, poderei desenvolver um tutorial que tenha como objetivo o mesmo efeito, entretanto, de uma forma mais simples e com exemplos de diferentes aplicações deste efeito.
:obrigado:

Olá Jorge, veja a sua caixa de mensagens novas! Você nunca mais disse nada acerca daquela PM que me enviou :\
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como fazer relevos no Gimp? [Tutorial]

Mensagempor Jorge » Seg, 2 de Janeiro 2012, 19:49

Estava no aguardo de respostas rss, além do mais, periodo de férias, sabe como é né rss... Mas já está respondido :OK:
Leve uma vida open, só assim você irá aproveitá-la :)
Avatar do usuário
Jorge
 
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Dezembro, 2011
Localização: Ponta Grossa - PR

Re: Como fazer relevos no Gimp? [Tutorial]

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 2 de Janeiro 2012, 22:04

Jorge » 02 Jan 2012, 19:10 escreveu:Olá, bom, existe uma maneira muito mais simples de obter esse efeito, se me for permitido, poderei desenvolver um tutorial que tenha como objetivo o mesmo efeito, entretanto, de uma forma mais simples e com exemplos de diferentes aplicações deste efeito.
:obrigado:

Por mim, está desde já convidado a fazer tal tutorial :OK:
Eu sei que existem formas bem mais simples e até há uma ou duas funções que nos permitem fazer isto e muito mais no Gimp!
Ficarei a aguardar pela sua partilha de conhecimentos ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes

cron