Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 9:46 Pesquisa avançada

Alterar o ícone de um único programa [RESOLVIDO]

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Alterar o ícone de um único programa [RESOLVIDO]

Mensagempor Saresa » Sáb, 14 de Julho 2012, 21:59

Olá novamente!

Gostaria de saber se, no Ubuntu 12.04, é possível alterar o ícone de um único programa. Sei que uma das formas é editar um arquivo .png ou .svg na pasta do tema, porém é complicado fazer isso para todos os tamanhos! Além disso, às vezes o tema não apresenta um ícone específico para aquele programa; assim, ele importa o original de algum lugar.

(Em versões anteriores do Ubuntu, era possível editar um arquivo "programa.desktop" na pasta /usr/share/applications usando o gedit, mas agora não consigo mais fazer isso nem pelo terminal!)

Todos os tutorias explicam apenas como instalar pacotes de ícones, mas quero alterar apenas um. No caso, o ícone do Firefox, que quero alterar para este:

Imagem

Obrigada, e até mais!

EDIT: Na verdade, é mais simples do que imaginava... basta usar o alacarte ou Menu Principal, selecionar o programa e clicar em Propriedades. Depois, basta clicar no ícone e procurar outro de sua preferência.
De qualquer forma, obrigada pela atenção :upsiu: Quando fizer todas as alterações que pretendo, posto uma imagem no Mostre seu Desktop!
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Alterar o ícone de um único programa [RESOLVIDO]

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 14 de Julho 2012, 23:33

Que bom que conseguiu arrumar, Saresa!

E esse ícone é bonito, hein! :-)
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Alterar o ícone de um único programa [RESOLVIDO]

Mensagempor Saresa » Dom, 15 de Julho 2012, 14:26

Pois é, tirei desse projeto: http://www.everaldo.com/crystal/

Os ícones são espetaculares, mas são voltados para KDE. Não era muito compatível com meu sistema :(

Apesar que fizeram uma adaptação para GNOME aqui: http://customize.org/gicons/33109
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Alterar o ícone de um único programa [RESOLVIDO]

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Julho 2012, 16:49

Saresa ainda bem que resolveu! Por acaso há algum tempo que ando a pensar em criar um tema de ícones. Atualmente ando a ficar cansado de todos eles, mas infelizmente não tenho tempo para fazer algo assim.

Entretanto, você esqueceu-se de partilhar o seu ambiente :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Alterar o ícone de um único programa [RESOLVIDO]

Mensagempor Saresa » Ter, 24 de Julho 2012, 17:45

Claudio Novais escreveu:Saresa ainda bem que resolveu! Por acaso há algum tempo que ando a pensar em criar um tema de ícones. Atualmente ando a ficar cansado de todos eles, mas infelizmente não tenho tempo para fazer algo assim.

Entretanto, você esqueceu-se de partilhar o seu ambiente :D


Ainda estou procurando bons temas GTK, e meu computador está com alguns problemas de superaquecimento... fora os motivos pessoais :(

Mas acho que ele está bonito por enquanto. Já vou compartilhar ^^
(aliás, o ícone do Firefox nem ficou aquele =P)

EDIT: meu tema está aqui ^^
http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=30&t=18&p=18354#p18354

O wallpaper é um dos oficiais do Ubuntu, ainda não testei aquela correção do bug do LightDM que indiquei outro dia =P)
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Alterar o ícone de um único programa [RESOLVIDO]

Mensagempor Xterminator » Sex, 27 de Julho 2012, 2:03

Uma pequena dica, quando quiser alterar somente um ícone, copiar o arquivo .desktop de /usr/share/applications/aplicativo.desktop para
/home/usuário/.local/share/applications/aplicativo.desktop
e alterar as propriedades com o nautilus como sempre teclando CTRL+h para exibir os diretórios ocultos.
ex:
cp /usr/share/applications/firefox.desktop $HOME/.local/share/applications/firefox.desktop
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Alterar o ícone de um único programa [RESOLVIDO]

Mensagempor Saresa » Sex, 27 de Julho 2012, 4:38

Xterminator, obrigada! Reparei que todos os ícones que mudei já estavam nessa pasta... funciona como um backup? Por que vão parar lá?
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Alterar o ícone de um único programa [RESOLVIDO]

Mensagempor Xterminator » Sex, 27 de Julho 2012, 14:31

Saresa » Sex Jul 27, 2012 12:38 am escreveu:Xterminator, obrigada! Reparei que todos os ícones que mudei já estavam nessa pasta... funciona como um backup? Por que vão parar lá?

Não, não funciona como um backup.
Na verdade, você não tem permissões para alterar os arquivos.desktop que ficam em /usr/share, assim no caso o Alacarte (editor de menus) coloca os icones em seu diretório pessoal .local, quando você por exemplo instala uma extensão no gnome-shell através do site de extensões, ela também é instalada em .local/share/gnome-shell/extensions e por aí vai
o que eu costumo guardar neste diretório são extensões, plugins etc.. assim em uma nova instalação não preciso baixar tudo novamente, é uma especificação do projeto freedesktop que tenta padronizar a bagunça que é feita por alguns aplicativos quando instalados, você pode ler mais sobre isto aqui:
http://standards.freedesktop.org/
Nem queira saber como era a bagunça antes do freedesktop aparecer :medo:
A especificação da qual eu falo é esta:
http://standards.freedesktop.org/basedi ... atest.html

Espero ter sido útil :D
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil


Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

cron