Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 13:07 Pesquisa avançada

Sessão xubuntu - XFCE completo para Ubuntu 12.04 LTS

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Sessão xubuntu - XFCE completo para Ubuntu 12.04 LTS

Mensagempor José Craveiro » Ter, 1 de Maio 2012, 14:16



Para todos quantos decidiram instalar o Ubuntu 12.04 LTS (Instalação Padrão) e decida optar por outro ambiente gráfico para além do Unity como o XFCE, embora inicialmente se opte pela forma encontrada no Centro de Software Ubuntu, que não é mais do que a simples camada XFCE ainda na versão 4.8 adaptada ao Ubuntu, contudo sem a estrutura bem melhor organizada proposta pelo Xubuntu sobretudo desde a versão 11.04 e cuja versão mais atual disponível se pode obter através do simples comando:

sudo apt-get install xubuntu-desktop


O que se pretende deste tópico, não é mais do que acompanhar mais de perto a evolução desta interface gráfica que paralelamente a outras, possui também a capacidade de estimular a liberdade e constantemente procurar soluções capazes de responder a diversos gostos e exigências de um bom ambiente de trabalho. Portanto, de certa forma impõe-se um reavaliar do legado deixado pelo estável XFCE 4.8 que inevitavelmente irá servir de ponte para a recém chegada versão estável 4.10 e que como ponto principal de orientação se sugere que sigamos de perto a página oficial em http://www.xfce.org/, bem como (sugestão minha) em https://plus.google.com/u/1/112064450121097287690/posts.

Criar um novo ponto de partida parece fazer todo o sentido diante das novidades apresentadas pela nova versão 4.10, mas a ressalva existe, o novo XFCE não só não acompanhou o recente lançamento do Xubuntu 12.04, como de igual modo sucede com a sessão xubuntu-desktop do comando acima! Ao que tudo indica, a versão 4.10 para a família Ubuntu irá só chegar aquando do futuro lançamento do Xubuntu 12.10.
De acordo com os feeds da página do XFCE no Google+, à semelhança do que já sucedeu como o lançamento da Xfce 4.10pre2, quase que inevitavelmente irá surgir um PPA da versão estável para uma instalação mais direta, deduz-se também por essa razão, mais simples e obviamente mais sensível a novidades vindas dos desenvolvedores desta interface.
De qualquer modo o convite na página oficial do XFCE passa também e desde já à compilação do próprio XFCE na nossa distro, entretanto e talvez porque dado que ainda não está disponível um PPA para a versão estável 4.10, deixa o conselho de que será conveniente aguardar que cada distro Linux que adote o XFCE forneça orientações que eventualmente podem surgir através de atualizações, no sentido de que o novo XFCE possa ser instalado adequadamente.

Assim, fica então aqui o convite à colocação das mais recentes novidades desta interface, bem como a forma como cada um de nós que fizemos esta opção, possa ir acompanhando e assim partilhar exemplos do melhor que esta interface nos pode oferecer.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Sessão xubuntu - XFCE completo para Ubuntu 12.04 LTS

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 1 de Maio 2012, 14:40

Boas José, dá uma olhada nesta página do launchpad (mas lê com atenção), caso queiras instalar o XFXE 4.10pre2 (a final release não deve tardar muito!):

https://launchpad.net/~mrpouit/+archive/ppa

Penso que, conforme escrevem no início da página do PPA anterior, a final release estará dentro de algum tempo neste PPA (por enquanto vazio):

https://launchpad.net/~xubuntu-dev/+archive/xfce-4.10

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Sessão xubuntu - XFCE completo para Ubuntu 12.04 LTS

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 1 de Maio 2012, 15:02

Muito :obrigado: pela partilha, mas apesar de menos completo, prefiro o LXDE ao XFCE, pois na minha opinião o PCManFM é-me mais agradável que o Thunar xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Sessão xubuntu - XFCE completo para Ubuntu 12.04 LTS

Mensagempor José Craveiro » Ter, 1 de Maio 2012, 17:20

Miguel72 » Ter Mai 01, 2012 2:40 pm escreveu:Boas José, dá uma olhada nesta página do launchpad (mas lê com atenção), caso queiras instalar o XFXE 4.10pre2 (a final release não deve tardar muito!):

https://launchpad.net/~mrpouit/+archive/ppa

Penso que, conforme escrevem no início da página do PPA anterior, a final release estará dentro de algum tempo neste PPA (por enquanto vazio):

https://launchpad.net/~xubuntu-dev/+archive/xfce-4.10

Cumps.


Não Miguel, não tenho até ao momento a intenção de instalar o "pre2", ser qualidade ou defeito, prefiro mesmo a final! ;)
Entretanto muito obrigado pelos links, todos os canais fidedignos nesta matéria obviamente são bem vindos no sentido de irmos acompanhando a evolução deste projeto e devido ao pouco conhecimento destas fontes de informação que ainda tenho, são sempre pontos que se somam. :OK:

Luís, sinceramente desconheço esse gestor de ficheiros e por isso não me posso pronunciar; tivesse eu mais tempo disponível para verificar 1001 coisas e certamente isso me passaria pelos olhos, mas como uso desde há algum tempo o Thunar e o ambiente que o envolve, que ao que parece no seu conjunto recebeu alguns ingredientes desejados e por isso aguardados para a nova versão XFCE, penso que terei motivos suficientes para lhe dar mais atenção por agora.
A verdade é que na altura em que experimentei o LXDE, não me foi dado aquele "clique" que me levasse a pensar seriamente neste ambiente, claro que estas coisas mudam quase a cada dia e perdemos essa noção e quando nos apercebemos, já tudo pode estar diferente e por sinal melhor. Mas claro, todos nós temos à disposição vários rumos e há que escolher! ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Sessão xubuntu - XFCE completo para Ubuntu 12.04 LTS

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 1 de Maio 2012, 18:20

José Craveiro » 01 Mai 2012, 17:20 escreveu:Luís, sinceramente desconheço esse gestor de ficheiros e por isso não me posso pronunciar; tivesse eu mais tempo disponível para verificar 1001 coisas e certamente isso me passaria pelos olhos, mas como uso desde há algum tempo o Thunar e o ambiente que o envolve, que ao que parece no seu conjunto recebeu alguns ingredientes desejados e por isso aguardados para a nova versão XFCE, penso que terei motivos suficientes para lhe dar mais atenção por agora.
A verdade é que na altura em que experimentei o LXDE, não me foi dado aquele "clique" que me levasse a pensar seriamente neste ambiente, claro que estas coisas mudam quase a cada dia e perdemos essa noção e quando nos apercebemos, já tudo pode estar diferente e por sinal melhor. Mas claro, todos nós temos à disposição vários rumos e há que escolher! ;)

Pelo que sei o PCManFM pode ser instalado normalmente em qualquer ambiente (claro que fica com melhor aparência em ambientes GTK :p ). Mas se já está habituado ao Thunar, então está bem servido. Eu é que prefiro determinadas opções que encontrei no PCManFM e não no Thunar.
Mas relativamente ao XFCE tenho de elogiar o programa de notas que este tem: xfce4-notes. No entanto, quando o experimentei no Ubuntu 11.10, o Unity foi o único a não conseguir carregar este programa! Ou melhor, ele era carregado, mas não aparecia no ecrã! No Gnome-shell e Cinnamon, ele era carregado como se estivesse a correr no XFCE xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Sessão xubuntu - XFCE completo para Ubuntu 12.04 LTS

Mensagempor José Craveiro » Qua, 2 de Maio 2012, 1:59

Dois fatores que desde já merecem ser aqui evidenciados:



Um do ponto de vista estético e outro sobretudo de carácter funcional.

O primeiro, já apresentado em outro tópico sobre a matéria e que faz todo o sentido ser aqui também abordado, visto que faz parte do que muito recentemente se fez. Prevê-se que a próxima versão do desktop do Xubuntu seja já contemplada com esta alteração para o Ambiente de trabalho, no entanto, seguindo este método, é possível desde já efetuar esta mudança.

Spoiler:
José Craveiro » Sex Abr 20, 2012 1:35 am escreveu:

ALTERANDO O ASPETO DOS ÍCONES NO AMBIENTE DE TRABALHO EM XFCE




Ter ícones no Ambiente de Trabalho, para muitos é uma medida muito prática de aceder aos conteúdos que lhes correspondem e não raro este método se sobrepõe a um menu ou a um ícone colocado no painel. Mas para além de simplesmente dizer isto, mais importante é a forma como esses ícones aparecem no desktop.

Para quem por exemplo utiliza o gnome está já habituado a que a legenda correspondente a cada ícone não se apresente dentro de um retângulo de cor opaca tal como sucede no ambiente XFCE apresentando assim esta forma de destaque pouco apelativa e colocada sobre o nosso wallpaper preferido.

Para tão desejadamente resolver esta questão, basta usar o terminal e digitar:

leafpad ~/.gtkrc-2.0


Abre-se uma janela do leafpad (editor de texto por padrão do xfce) e iremos nesta colar o seguinte código:

Código: Selecionar todos
style "xfdesktop-icon-view" {
XfdesktopIconView::label-alpha = 0
fg[NORMAL] = "#ffffff"
fg[SELECTED] = "#000000" }
widget_class "*XfdesktopIconView*" style "xfdesktop-icon-view"


Por fim, salvamos, fechamos o leafpad e reiniciamos o sistema.

Resultado: Um desktop bem mais atrativo e com todos os nossos ícones como se pode ver.



Baseado no artigo: https://plus.google.com/u/1/112064450121097287690/posts


O segundo, de carácter mais funcional, poderá servir de grande ajuda sobretudo a quem por opção não gosta de um Ambiente de trabalho povoado de ícones e dá exclusividade à utilização do Menu principal no acesso a todos os programas.
Aqui entra uma parceria que já vinha dando alguns bons frutos na versão 11.10 e que agora permite uma considerável integração com o Menu de Aplicações do XFCE.



Este tem sido um processo gradual, talvez demasiado lento até, mas finalmente o gestor de menu de aplicações criado e adaptado para o Gnome, o Alacarte, permite agora ao Menu de Aplicações do XFCE uma gestão bastante eficiente da disposição dos menus, contrariamente ao que sucedia até há pouco tempo, se bem que muito recentemente as melhorias eram já significativas!

Observar o antes e o agora ainda é o melhor método para analisar as devidas diferenças.

ANTES:
Muito difícil era a tarefa de definir a disposição dos sub-menus e respetivas aplicações.
Desde atalhos que podiam desaparecer do menu, passando pelos que não permitiam uma mudança de posição!




AGORA:
Esta por si só revela uma liberdade bastante mais alargada!



Salvo as diferenças de disposição do painel, que anteriormente o mantinha na posição predefinida, de momento, por opção este encontra-se na vertical, importa portanto sublinhar a disposição inicial, com um Menu de Aplicações quase inalterável e que agora nos dá a liberdade de dispormos os itens da forma que desejamos.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra


Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 59 visitantes

cron