Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 6:40 Pesquisa avançada

Elementary x Hackintosh x Windows

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Elementary x Hackintosh x Windows

Mensagempor gustavobgs » Qua, 25 de Dezembro 2013, 23:27

Olá pessoas.
Hoje vou fazer uma análise sobre estes três sistemas que eu utilizei nesse último ano..

A começar pelo ElementaryOS.


1) ElementaryOS.
Para quem tem um hardware mais básico eu aconselho o uso do elementary, pois ele é muito leve e fácil de usar.
Usei durante bastante tempo no meu micro principal ( Core2quad q6600 4gb ram ddr2 hd de 1tb 7200rpm e uma placa de vídeo gtx 550ti 1024MB), dá pra notar que é uma configuração mediana e já ultrapassada pois o socket do processador ainda é o LGA 755.

Sistema a dentro, o eOS é bastante fácil de configurar para alguém que já tem uma noção básica do mundo linux. Basicamente você precisa instalar o ubuntu-restrict-extra (algo assim, que são os codecs), libreoffice e pronto já esta pronto para uso.

Pontos Forte do Sistema: Leveza - Extremamente Rápido - Visual muito elegante.
Pontos Fracos: Demasiadas atualizações que por fim pois meu eos a ficar muito lendo, atualizou o kernel.. e todos nós sabemos que pc's com configurações mais antigas não rodam bem com esses novos kernel's
Jogos: Apesar da steam estar elevando o sistema linux em relação a jogos, a diferença de desempenho em relação ao windows é uma coisa gritante.

Segue alguns desktops meus na época que utilizava o eos




2) Windows 7
Utilizo básicamente para jogos assim como a maioria que utiliza outro sistema operacional no seu micro.
Acho que todos nós sabemos qual é o único ponto forte do sistema da microsoft (jogos).

3) Hackintosh
Deixei por último o Hackintosh por ser meu xodó do momento rsrsrs.
Mas antes vou dar uma breve explicação sobre o que ser o Hackintosh.

O Hackintosh é a instalação do Mac OS X em um PC. Isso pode ser feito através de distribuições modificadas (que trocam várias coisas do sistema operativo para conseguir ser compatível com certos hardwares), ou com o próprio sistema operacional original, assim sendo necessário o uso de um novo boot-loader para a instalação ser realizada. Pode se usar uma versão modificada do sistema ou softwares que reproduzem a EFI, uma espécie de BIOS presente nos MAC's. A EFI é um padrão criado pela INTEL que foi escolhido pela Apple para estar presente em seu computadores, quando os Macs passaram a utilizar processadores Intel, sendo assim a única a diferença básica de hardware entre um PC e um Mac.
Existem diversas modificações do Sistema Operacional da Apple, dentre elas listamos abaixo as mais conhecidas:

iDeneb
iDeneb é uma versão modificada do Mac OS X Snow Leopard desenvolvida por "Layne" e o time iHackintosh para rodar o Mac OS X em computadores não Apple Inc.. Esta versão pode ser executada em computadores Intel e AMD. A versão atual, iDeneb 10.6.8, possui suporte para computadores netbook, Chamaleon v2 bootloader e suporte adicional.


Iatkos
iATKOS é uma versão modificada do Mac OS X criada pela comunidade "OSx86", que tem por objetivo permitir a instalação do Mac OS X em computadores pessoais comuns. Esta versão roda em computadores Intel e AMD e suporta HD´s particionados em Guid Partition Table e MBR.
É possível criar dual-boots.


Após a breve explicação vem o meu testemunho..
Recomendo para iniciantes no mundo do hackintosh a usar distros modificadas como ideneb e iatkos, pois elas vem com a maioria das kexts(drivers) compatíveis com micros novos é antigos, portanto na hora da instalação não vai ocorrer Kernel Panic, e a instalação vai subir de forma tranquila. Porém essas distros por ter bastante compatibilidade com vários pc's, tende a ser mais lento que a versão original (Retail).

No meu micro instalei a versão iatkos, subiu de primeira sem nenhum erro, abri o terminal digitei kextstat para ver as kexts que estavam sendo carregadas no sistema e peguei os principais para utilizar na versão retail, como rede,audio e video.

Após isso procedi a instalação Retail e aqui estou digitando de um Mac Os, sem ter gasto uma fortuna nas máquinas que a apple vende, e com um sistema operacional 100% liso e rápido! Muito rápido esse sistema da apple.

Posso dizer que é assim : Mac osx está para iphone igual ElementaryOS está para Android.
Ambos estão evoluídos e com funções próprias, mas o Mac osx está mais maduro e estável.
Transições fluídas e sem engasgo é o que me deixa impressionante nesse sistema.
Estou utilizando o Mountain Lion 10.8.5 uma versão que digamos "atualizada" pois acabou de ser lançada a Versão 10.9, e rodando bem no meu computador, muito bem.

Segue um vídeo que eu fiz mostrando um pouco do sistema, lembrando que a máquina perde um pouco do desempenho, mas nada que atrapalhe o vídeo..

OBS : Para quem quiser adentrar ao mundo do hackintosh, já deixo bem claro que não é uma tarefa fácil. Pois demanda tempo e bastante estudo, tem que saber se o seu hardware é compatível e se existe drivers para o seu hardware. Porém graças a essa ferramenta chamada forum, existe vários foruns inclusive brasileiros que tem um pessoal que sabe bastante e ajuda sem pedir nada em troca, assim como é aqui no ubuntued.



OBS2 : Versão Retail : É a .iso baixada da própria apple store, ou seja 100% original!
OBS3: Apesar da steam estar dando maior atenção ao linux, o Dota2 que é um jogo da steam roda bem melhor no Mac osx, isso porque a versão que eu estou utilizando (ML 10.8.5) traz já instalado novos drivers para placas geforces..

Espero ter sido claro nesse breve testemunho..
Estou aberto a qualquer pergunta.
Abraços família ubuntued!
Avatar do usuário
gustavobgs
 
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Setembro, 2011
Localização: Goiânia - GO

Re: Elementary x Hackintosh x Windows

Mensagempor Davysson Silva » Qui, 26 de Dezembro 2013, 15:51

Qual sistema está usando iDeneb ou Iatkos?
Outra coisa, alguém sabe a politica da apple quanto a estes "remasters"?
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Elementary x Hackintosh x Windows

Mensagempor gustavobgs » Qui, 26 de Dezembro 2013, 15:57

Estou usando uma versão retail, ou seja é a .iso original dos dvds da apple.
Não sei sobre a polítia a respeito dos remasters. Mas não deve ser algo "legal" pois o próprio sistema é fechado para si mesmo..
Avatar do usuário
gustavobgs
 
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Setembro, 2011
Localização: Goiânia - GO

Re: Elementary x Hackintosh x Windows

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Dezembro 2013, 17:37

Depois de andar tanto tempo no mundo livre, eu nem me lembrei que esta história do Hackintosh poderá ser ilegal de se usar (podemos falar livremente, pelo menos para já nos nossos países! XD ). E, realmente, agora que falam, pode ser mesmo ilegal ter um hackintosh.

Em todo o caso, existirá leis que proíbam o uso de um hackintosh para quem tem um computador Apple e que portanto pagou pela licença do software?

Sobre a sua experiência no sistema da Apple, é, confirmo que é um sistema extraordinariamente rápido. É guloso em termos de memória RAM, no entanto, ele gasta muita memória para nos trazer uma velocidade incrível. Falo do que vejo nos computadores da Apple. Não sei até que ponto a velocidade do hackintosh será exatamente igual, mas acredito que cada vez mais seja a mesma coisa visto que a Apple mudou o seu hardware para as tecnologias "dos computadores normais".
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary x Hackintosh x Windows

Mensagempor gustavobgs » Qui, 26 de Dezembro 2013, 17:40

O Mountain Lion 10.8.5 que eu estou utilizando, ele inicia pegando 400mb de ram..
O Elementaryos quando eu usava começava com 380mb..

Acredito que são parecidos no consumo..

No dia-a-dia com várias abas do chrome, itunes ligado, steam aberta.. ela chega a pegar 1.1gb de ram.. ai já fica um pouco alto, porém o desempenho não cai absolutamente nada!
Avatar do usuário
gustavobgs
 
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Setembro, 2011
Localização: Goiânia - GO

Re: Elementary x Hackintosh x Windows

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Dezembro 2013, 17:43

Por acaso eu estou a falar de valores muito superiores a esses que refere. Das pessoas que conheço (que utilizam aplicações de desenvolvimento), praticamente todas elas tiveram de garantir pelo menos 8GB de memória RAM para ter um sistema altamente produtivo. É certo que gasta muito, pelo menos na situação deles, mas a verdade é que o sistema é uma bala.

Como sempre digo, desde que o gasto acrescido de memória seja propositado para eficácia, concordo plenamente em usar muita memória. O pré-processamento (que depois é materializado em memória) é algo extremamente útil nos casos recorrentes, em que nós diariamente nos deparamos.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary x Hackintosh x Windows

Mensagempor gustavobgs » Qui, 26 de Dezembro 2013, 17:47

Ah sim, realmente para quem mexe com edição de video/imagem.. ou programação precisa de mais memória ram mesmo..

Mas assim, no nosso caso acho que 4gb ram é suficiente para o uso. O recomendado é 8gb, porém minha placa mãe dinossauro não aguenta :(

Quando tiver um tempo livre ou uma máquina sobrando aconselho a você claudio tentar um hackintosh.. vai gostar muito!

OBS : Hackintosh em notebook's é mais complicado pois não existe driver (kext) para wireless da maioria dos notebook's não apple. Mas existe uma solução, que é comprar um adaptador usb compatível, tem vários no mercado com preço de até R$ 70,00.
Avatar do usuário
gustavobgs
 
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Setembro, 2011
Localização: Goiânia - GO

Re: Elementary x Hackintosh x Windows

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Dezembro 2013, 18:19

Hmm, não me parece que um dia vá ter, só se for mesmo para o experimentar. Porque de resto gosto mais de ter controlo sobre o software e isso só é possível nos sistemas open-source! :D

Sobre a memória, acredito que os 4GB sejam suficientes para o quotidiano. Mais ainda: acho que devem ser mais que suficientes se a versão for 32bits. Não sei quão influencia no sistema da Apple a troca de arquitetura, mas creio que não devem ser diferentes da generalidade e portanto o uso de memória deve aproximar-se ao dobro nos 64bits, algo que ocorre nos computadores que conheço que tiveram de acrescentar mais memória RAM.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary x Hackintosh x Windows

Mensagempor gustavobgs » Qui, 26 de Dezembro 2013, 22:01


Segue uma foto para você ver a gestão de ram mais detalhadamente..

Abraços :rei:
Avatar do usuário
gustavobgs
 
Mensagens: 67
Registrado em: 07 Setembro, 2011
Localização: Goiânia - GO

Re: Elementary x Hackintosh x Windows

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Dezembro 2013, 22:34

Mas é um sistema de 32 ou 64 bits? Se for de 32 bits já está a gastar uma memória considerável :roll:

Em todo o caso, volto a referir, desde que a memória seja projetada de uma maneira correta (que acho que é nos sistemas da Apple), o uso dela é melhor que o não uso, pois estamos a deixar de lado recursos que poderíamos estar a usar. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 148 visitantes

cron