Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 21:58 Pesquisa avançada

Desculpe, mas você não é um analista de mídias sociais

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Desculpe, mas você não é um analista de mídias sociais

Mensagempor Bitetti » Qua, 10 de Julho 2013, 12:23

Imagem

Fonte: http://blogmidia8.com/2011/10/desculpe-mas-voce-nao-e-um-analista-de.html

Um cara descolado ou uma guria pop, bem gata. Cabelo estranho (leia-se ousado) para eles e mechas rosas ou azuis para elas. Tatuagens pelo corpo, brincos, piercing, roupa de grife e munidos com todo o aparato que Steve Jobs pode produzir: iPod, iPhone e, é claro, um iPad. Usa o tablet da Apple apenas para acessar o Facebook ou o Twitter, mas mesmo assim se considera um geek. Como se geek significasse quem tem gadgets caros e novos, reciclados a cada 6 meses.

Está em todos os eventos de social media. Aliás, jamais fala social media, e sim “xoxial media”. Acha que com isso é ainda mais influente nas mídias sociais. Fecha-se em rodinhas da classe média ou média alta, realiza dezenas de cursos com menos de 2 horas de duração e mais de 2 mil reais de despesas. Orgulha-se e enche o peito para dizer a todos que sim, você é pago para ficar acessando Facebook ou Twitter.

Se auto-proclama um heavy user, um verdadeiro nativo digital que demoniza o contato real, físico, humano. Prefere perder um braço do que não ter internet. Prefere não tomar banhou do que ficar sem twittar por mais de 15 minutos. Conhece todas as ferramentas de monitoramento, sabe estipular métricas, relatórios engraçadinhos e bonitos, tem mais conhecimento sobre as mídias sociais do que seus próprios criadores e, com isso, coloca na prateleira da sua vida digital o seu maior legado: analista de social media.

Na boa? Você não é uma analista de mídias sociais. Você não tem conhecimento sobre gestão, negócios e, principalmente, desconhece o significado do termo “comportamento humano”. Não crê em qualquer tipo de religião ou algo místico, mas se acha superior aos demais somente porque nasceu em determinado ano, como se isso imputasse algum dom especial para uma geração.

Nada contra a parte estética. Garotas no estilo vampira, do x-men, são particularmente lindas. O problema é quanto aos estereótipos e suas reais aplicações. Usar uma imagem para tentar afirmar – ou reafirmar – algum conhecimento não é uma postura um tanto quanto profissional. É como achar que se você falar, a cada 10 palavras, 9 em inglês, demonstrará um grau maior quanto ao domínio de determinado assunto.



Jamais procurou quem pensasse de maneira diferente da sua. Só segue contatos descolados no Twitter e tem aversão de quem tinha uma conta no Orkut. Quando vai em um encontro fica questionando qual será o próximo Facebook, ou quando o Google irá morrer. É imaturo, inocente e mesmo assim se acha o tal por ter conseguido um emprego em uma empresa que está disposta a pagar caro somente porque gurus dizem que o caminho do sucesso está nas mídias sociais. Aliás, ser um guru é o seu maior sonho.

Poderia ficar desenrolando esse tema por mais uns 453 parágrafos, mas lhe proponho um desafio: verifique com seus amigos, contatos profissionais e professores quem está por trás do digital no Brasil e no mundo. No nosso caso, praticamente nenhum especialista influente em marketing, jornalismo, publicidade, social media, inovação ou internet é geração Y. Todos são mais velhos, mais experientes, mais maduros. Apanharam muito, é verdade, mas hoje são referências.

É lógico que existem as bolinhas vermelhas. Jovens que criaram e ousaram no mercado de internet. Isso é muito bom. Mark Zuckerberg é um exemplo. Criou uma ótima ferramenta e hoje está rico. Marcos Gomes, da boo-box, é outro. E você? Você fica sendo pago para ver tweets ou posts. Faça mais. Ouse. Inove. Desafie-se. Mantenha contato com quem pensa diferente de você. Rene, Gil, Martha, Edney, Telmo, Luli, Nino, Dória, Walter, Beth, Lucimara, Danila, Raquel, Primo. A lista é longa. Referências não faltam.

“Imagine se um dia você acordasse e percebesse que tem superpoderes. Opa, você já tem! Você tem a internet.” (Rene de Paula).
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Desculpe, mas você não é um analista de mídias sociais

Mensagempor Bitetti » Qua, 10 de Julho 2013, 12:26

Eu curti esse texto. É muito chato você que trabalha a sério, encontrar um muléquinho (ou até adulto) que não sabe fazer analise ou mesmo quantificar ou monetizar uma informação se dizendo "analista". Conheço gente que pode falar que é analista de medias sociais com orgulho, infelizmente a grande maioria é o "sobrinho" do dono da firma que entrou pra atrapalhar a equipe dando uma de gostosão.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Desculpe, mas você não é um analista de mídias sociais

Mensagempor Exploit » Qua, 10 de Julho 2013, 12:57

:D o texto ficou top.. a cada dia que passa há mais dessas "pessoas" que pouco fazem..

mas é uma realidade que os média tem influência..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Desculpe, mas você não é um analista de mídias sociais

Mensagempor paulosebin » Qui, 18 de Julho 2013, 15:28

Nossa, quando encontrei esse texto no Google não resisti e tive que participar. Quero dar meus parabéns pelo texto. Essa realidade abordada também se aplica em marketing de busca. Eu trabalho com marketing de busca na cidade de Londrina e garanto que 80% dos "analistas" na verdade estão bem longe desse status.

Já recebi até propostas na empresa de marketing K2. Já fiz entrevistas com pessoal, e olha, agora vou sempre lembrar desse texto. Ficou ótimo viu!!!!

paulosebin
 
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Julho, 2013

Re: Desculpe, mas você não é um analista de mídias sociais

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 18 de Julho 2013, 23:10

Muito bom :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Desculpe, mas você não é um analista de mídias sociais

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Julho 2013, 12:19

@paulosebin,

Quando você diz que trabalha em "marketing de busca" está a referir-se a SEO e tudo o que isso implica?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desculpe, mas você não é um analista de mídias sociais

Mensagempor paulosebin » Ter, 23 de Julho 2013, 19:14

Oi Claudio...

Então, o texto fala muito dos "gurus" da vida. A meu entender da leitura do texto, faz uma crítica daqueles que se acham analistas mas que na prática não são. Na minha área também é assim. Muitos utilizam técnicas que todos falam, mas poucos procuram estudar e até questionar os métodos usados.

Na sua essência, os pontos do texto chama muita atenção, certamente em vários âmbitos de qualquer profissão. Eu quis compartilhar minhas experiências também no marketing de busca, por que por aí está cheio de gurus e analistas da vida, mas que realmente são pucos os verdadeiros analistas.

Abraços e mais uma vez, tenho que parabenizar o texto. Ficou muito bom gente...

paulosebin
 
Mensagens: 9
Registrado em: 18 Julho, 2013

Re: Desculpe, mas você não é um analista de mídias sociais

Mensagempor Registeel » Ter, 23 de Julho 2013, 19:52

É a tradicional miopia do empresário brasileiro (só conheço mercado do Brasil e EUA), esses gurus são o material de pesquisa, não servem como analistas.
Estão contratando o rato ao invés do cientista.
Avatar do usuário
Registeel
 
Mensagens: 64
Registrado em: 16 Dezembro, 2012

Re: Desculpe, mas você não é um analista de mídias sociais

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Julho 2013, 20:27

Registeel (23-07-2013, 19:52) escreveu:Estão contratando o rato ao invés do cientista.

Essa frase é muito muito boa e efetivamente enquadra-se perfeitamente na temática!! Em todo o caso, isto é uma temática que devemos ter cautela pela imprevisibilidade de algo pouco estudo devido ao histórico diminuto. A verdade é que coisas pouco estudadas principalmente de início fazem nascer pessoas conhecidas do nada, pela sua imprevisibilidade aleada a um potencial elevado.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 136 visitantes

cron