Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 11:20 Pesquisa avançada

Mudanças no forum

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Mudanças no forum

Mensagempor abdo » Seg, 17 de Junho 2013, 12:42

Boas Claudio

Spoiler:
Este fórum não tem o intuito de substituir o Fórum Oficial Português do Ubuntu. Este fórum tem o objetivo claro de discutir todos os temas abordados no Ubuntued. Por isso, se tem dúvidas relativas a hardware, drivers ou alteração de Kernel, por exemplo, utilize o Fórum Oficial Português do Ubuntu!


Numa boa, acho que você poderia modificar os dizeres que constam no quadro a esquerda na página inicial do Fórum, o qual está reproduzido no spoiler, afinal muitas questões relativas a hardware, drivers, kernel, também são abordadas aqui. E com um diferencial... sem ser ranzinza e arrogante como muitas vezes acontece no oficial.

Ora como todo Fórum a obtenção de resposta pode ser imediata ou pode demorar e ainda nem chegar, então creio que bastaria uma nota explicitando não se tratar do fórum oficial.

;) ;) ;)
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Mudanças no forum

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Junho 2013, 14:26

Olá Abdo,

É uma boa ideia sim. O grande objetivo dessa mensagem é claro e divide-se em dois:

  • O kernel é uma questão de drivers e portanto é algo que precisa de muitos usuários para que o feedback seja minimamente aceitável. Ora a comunidade do Ubuntued não é assim tão grande para que consiga abranger tanto assim;
  • O Forum do Ubuntued tem o grande objetivo da personalização do Ubuntu (não só visual mas também funcional) através do debate comunitário. O objetivo inicial sempre foi ser uma espécie de aplicação prática da teoria apresentada no Blog

Ora, mediante isto é importante referir que o Forum Oficial existe. Ou pelo menos no início. Por acaso já várias vezes pensei em tirar, mas acho importante continuar com a referência lá para o Forum Oficial.

Sobre a sua sugestão, realmente talvez seja melhor, apesar de, novamente, achar que questões de kernel/drivers têm potencial para receber melhor feedback lá.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Mudanças no forum

Mensagempor José Craveiro » Seg, 17 de Junho 2013, 15:49

Claudio Novais (17-06-2013, 14:26) escreveu:
Sobre a sua sugestão, realmente talvez seja melhor, apesar de, novamente, achar que questões de kernel/drivers têm potencial para receber melhor feedback lá.


Acho que pode variar muito não só em termos de ajuda bem como o tempo que poderá demorar a obtê-la! Também penso que depende dos dias, se estão por lá os "gurus" do ubuntu, perfeito, a ajuda poderá ser rápida e até eficaz na troca de impressões o que na maioria das vezes resulta, caso contrário, em outros dias, podemos obter algumas respostas que se revelam pouco eficazes e se os primeiros ao voltarem ao fórum já não encontram estes tópicos numa fase entusiasmante deixam de os considerarem prioritários, já me aconteceu várias vezes isto e mais rápido consegui resposta aqui pelo ubuntued, mas ainda assim acho que depende muito das circunstâncias.

Acerca da abordagem de questões comuns ou aparentemente comuns (acho mesmo que são comuns) aos dois espaços, aliás, quando cheguei ao ubuntued o fórum estava a dar os primeiros passos e num primeiro estágio de definição, comparado ao que existia no Ubuntu forum que é fiel mais a questões de fundo, ou seja, das entranhas do sistema, o ubuntued forum apresentou uma abordagem diferente em que dava relevo a aspetos que satisfaziam uma nova e emergente geração de users do ubuntu, no fundo dando resposta à vertente expansionista alimentada pela Canonical o que foi e é positivo. Acho que enquanto o ubuntu forum cuidava dos órgãos internos, o ubuntued fórum cuidava dos tecidos exteriores e à partida tudo estava conjugado para uma espécie de parceria ideológica com vista a fortalecer ainda mais o ubuntu.
No entanto, à medida que as questões secundárias iam surgindo das primárias que destacaram o ubuntued, inevitavelmente começou-se a entrar nos aspetos comuns visíveis entre os dois fóruns e em várias partes pode-se constatar isso mesmo, porque afinal o sistema é o mesmo e na minha opinião isso é saudável visto que ambos os espaços só têm a ganhar com isso. Portanto, ser diferente ainda que a cor seja igual. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Mudanças no forum

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 18 de Junho 2013, 13:43

José Craveiro (17-06-2013, 15:49) escreveu:Acerca da abordagem de questões comuns ou aparentemente comuns (acho mesmo que são comuns) aos dois espaços, aliás, quando cheguei ao ubuntued o fórum estava a dar os primeiros passos e num primeiro estágio de definição, comparado ao que existia no Ubuntu forum que é fiel mais a questões de fundo, ou seja, das entranhas do sistema, o ubuntued forum apresentou uma abordagem diferente em que dava relevo a aspetos que satisfaziam uma nova e emergente geração de users do ubuntu, no fundo dando resposta à vertente expansionista alimentada pela Canonical o que foi e é positivo. Acho que enquanto o ubuntu forum cuidava dos órgãos internos, o ubuntued fórum cuidava dos tecidos exteriores e à partida tudo estava conjugado para uma espécie de parceria ideológica com vista a fortalecer ainda mais o ubuntu.


Olá José,

Acho que é precisamente isto que você disse que o Forum do Ubuntued foi construído. O Forum é o espaço de discussão da área em que o Blog apresenta a informação. E se reparar raramente o blog inclui coisas mais profundas, que eu normalmente chamo de tutoriais nerds :D

Na verdade esses tutoriais normalmente só assustam os novos utilizadores e precisamente por causa disso tentamos sempre abordar as coisas de forma bem mais simplista. E o forum tenta transparecer isso.

Mas tal como você diz, os outros conteúdos são inevitáveis e a sobreposição irá ocorrer porque afinal estamos a falar exatamente do mesmo sistema. Sem dúvida. Mas volto a repetir, não é só uma questão de ideologia, é também uma questão de receber boas respostas ou não. Lá existe mais utilizadores experientes na parte mais interna e mais diversificados em termos de hardware, o que significa que a probabilidade de se receber uma resposta mais rápida e plausível é bem maior, pelo menos ao nível do Kernel (em que inclui, como é óbvio, os drivers).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Mudanças no forum

Mensagempor José Craveiro » Ter, 18 de Junho 2013, 15:25

Sim, na generalidade (maioria das vezes) o poder/velocidade de resposta tem sido uma imagem de marca do fórum do ubuntu, o que queria destacar é que quando estamos diante de um problema e se for daqueles bicudos queremos que esteja resolvido para ontem, esquecemos que a disponibilidade dos outros não está dependente dos nossos desejos, é aquela velha atitude (diga-se) irracional do "aqui e agora"... :)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Mudanças no forum

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 18 de Junho 2013, 19:05

Isso é verdade José! :D

Eu próprio quando preciso de resolver algum problema no Ubuntu sou assim xD
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 169 visitantes